Encontro de Mulheres no Agro é destaque na 1ª Agro Feira de Lago da Pedra

Segundo pesquisa do Data Sebrae realizada no quadrimestre de 2023, as atividades mais comuns entre as empregadoras são serviços (56%), comércio (25%), indústria (12%), construção (1%), e agropecuária (6%). Para estimular a mudança desse quadro no setor agropecuário, foi realizada durante a Agro Feira, o 1º Encontro das Mulheres do Agro, promovido pelo Sindicato de Produtores Rurais de Lago da Pedra, com apoio da FAEMA, SENAR e Sebrae, que reforçou o protagonismo feminino no setor rural.

O Encontro aconteceu durante a  1ª Agro Feira de Lago da Pedra, realizada nos dias 16, 17 e 18 de agosto, na Fazenda Jerusalém.

“Com a abertura do espaço para a mulher no Sindicato, eu vejo que a mulher está cada vez mais em ascensão, ganhando o seu devido respeito no meio agropecuário. Então, nós temos que abrir a nossa mente, temos que procurar parcerias. E é importante também a gente procurar técnicos especializados para que a gente possa evoluir e melhorar cada vez mais o nosso negócio”, afirma Arilene Santos, Presidente da Comissão das Mulheres do Agro do Sindicato de Lago da Pedra.

Na oportunidade, o Sebrae ministrou a palestra “Empreendedorismo feminino no agronegócio”, que apresentou oportunidades de negócios, destacou o papel da mulher no agro, explicou o que é empreendedorismo, e ressaltou a importância das mulheres empreenderem em juntas para se fortalecerem.

Sebrae reforça apoio e incentivo à produtores rurais

“Nós estamos cada vez mais conscientes de que é importante essa união do Sebrae, Senar e mulheres para fortalecer o trabalho e desenvolvimento do agronegócio do nosso estado. É importante que cada produtora, seja pequena, média ou grande, se una e procure os meios para se capacitar cada vez mais. O Senar capacita da porteira para dentro, e no Sebrae, há uma capacitação da porteira para fora. E nós queremos isso, a união das mulheres do agronegócio para fortalecer a economia do nosso país”, afirma Mônica Loiola, Presidente da Comissão de Mulheres do Agro do Sindicato de Produtores Rurais de Bacabal.

O evento reuniu a Diretoria da Comissão das Mulheres do Agro de Lago da Pedra, a presidente da Comissão de Mulheres do Agro do Sindicato de Produtores Rurais de Bacabal, Mônica Loiola e, a Presidente da Comissão de Mulheres do Agro do Sindicato de Produtores Rurais de Santa Luzia, Ellen Patrícia.

Participaram ainda, o presidente da FAEMA/SENAR, Raimundo Coelho; o gerente da Unidade de Negócios do Sebrae em Bacabal, Emerson Mendes; o presidente do Sindicato de Produtores Rurais de Vitorino Freire, Paulo Maranhão, o presidente do Sindicato de Produtores Rurais de Lago da Pedra, Magno Moura; o vice-presidente do Sindicato de Produtores Rurais de Lago da Pedra e coordenador da 1ª Agro Feira de Lago da Pedra, Alan Vilarins.

Agrofeira tem programação diversificada

A 1ª Agro Feira ofereceu uma programação voltada para a exposição de animais, produtos e serviços do setor agro, além de capacitações técnicas com foco na bovinocultura, piscicultura, melhoramento genético e programação cultural.

“A Feira tem como objetivo apresentar novas tecnologias, comercialização de produtos e animais que possam implementar a vida do nosso produtor rural. A ideia é levar a melhor visão sobre o Agro para o produtor rural, para que ele trate a sua propriedade da melhor maneira possível, de forma técnica, para que ele próprio tenha uma melhor qualidade de vida”, explica Magno Moura, Presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Lago da Pedra.

Sebrae visita estandes de expositores, reforçando o apoio às iniciativas do agro.

Durante o evento, o Sebrae ainda ofereceu suporte direto aos produtores rurais, com consultorias especializadas nas áreas de inovação, gestão e soluções para o agronegócio.

A Agrofeira de Lago da Pedra foi promovida pelo Sindicato de Produtores Rurais de Lago da Pedra em parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária do Maranhão (FAEMA) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), contou com o apoio do Sebrae, da Prefeitura de Lago da Pedra e do Governo do Estado.

Oportunidades

Entre os expositores estiveram grandes nomes do mercado agropecuário maranhense, e também empresas iniciantes no ramo agropecuário que viram na feira uma oportunidade de prospectar novos clientes, como é o caso da empreendedora rural de Vitorino Freire, Francisca Nascimento, proprietária da Nutrimix. Com apenas dois meses no mercado, a empresa trabalha com produtos de perfumaria para cachorros e ração para animais.

“É a primeira vez que estamos participando de uma feira, a gente veio mais para expor nosso produto e a nossa marca. Eu acho muito importante essa feira porque o nosso estado é carente de eventos assim e, sem dúvidas, é uma boa oportunidade para os negócios, para fazer conhecido o nosso produto e marca”, afirma Francisca Nascimento.

Deixe seu Comentário
Ir Para o Topo