Fortalecer a indústria do leite e derivados no Maranhão, ampliar a competitividade e as alternativas de mercado para o produtor e, adicionalmente, estruturar as bacias leiteiras das principais regiões produtoras e apoiar a comercialização do leite e derivados, são desafios que o Maranhão pretende enfrentar por meio de parcerias com instituições de apoio e fomento ao agronegócio, entre as quais o Sebrae.
Essa determinação foi manifestada pelo governador Carlos Brandão durante a abertura do XVIII Encontro Nordestino do Setor e Leite e Derivados – ENEL, organizado pelo Sebrae, que reuniu na tarde de hoje (01/09), no Parque Independência mais de 200 pessoas, entre produtores, autoridades como o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, o deputado estadual Osmar Filho, além de parceiros que buscam o desenvolvimento dessa importante cadeia.
Em uma fala entusiasmada, o governador destacou o potencial da atividade na economia maranhense e reconheceu a importância do trabalho empreendido por instituições como o Sebrae e Senar, que tem se refletido em maior visibilidade, aumento de produção, qualificação do produtor e diversidade de produtos.
“O Maranhão tem amplas condições de crescimento nesse segmento, assim como no agronegócio de modo geral. Temos terras férteis, água abundante e tradição produtiva junto com um rebanho em número expressivo. O Governo e parceiros como o Sebrae devem atuar para fortalecer as bacias e elevar a produção, criando condições para melhoria da competitividade e de acesso a mercado para o leite e derivados”, defendeu Brandão. “Com assistência técnica, animais de qualidade, com o manejo sustentável dos recursos, qualificação do produtor, podemos elevar a inserção dos pequenos negócios nesse ambiente, tendo o governo como catalisador das ações ao lado de grandes parceiros como tem sido o Sebrae, o Senar, entre outros”, acrescentou ele.
Inovação e tecnologia – Já o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae no Maranhão, Celso Gonçalo, reforçou a importância das parcerias no processo de desenvolvimento sustentável da cadeia do leite e derivados, lembrando a posição de destaque do rebanho do Maranhão no ranking regional, ocupando a segunda posição entre os estados nordestinos. Para ele, fortalecer a cadeia de leite e derivados passa pelo incremento das parcerias e da transferência de conhecimento e tecnologia e da adoção de inovações que possam impactar a produtividade e competitividade.
“O Sebrae, com o apoio de parceiros como o Governo do Estado, instituições públicas, organizações da iniciativa privada e terceiro setor, tem buscado levar para o empreendedor rural o apoio necessário para o crescimento, trabalhando fortemente a incorporação das inovações, levando conhecimento e orientações, preparando o empreendedor para o mercado e para um salto de qualidade e com produtos diferenciados, tudo isso para estimular melhorias no desempenho, que se traduzam em melhorias para os negócios rurais”, disse ele. “Eventos como o ENEL, com a vasta programação que preparamos, contribuem muito nesse desafio”, acrescentou Celso Gonçalo.
Participaram da abertura, além do governador Carlos Brandão, o ministro Juscelino Filho; a vice-prefeita de São Luís, Esmênia Miranda; os diretores do Sebrae no Maranhão, Albertino Leal e Mauro Borralho; Wellington Sousa, do Ministério da Agricultura e Pecuária – MAPA; Edilson Baldez, presidente da Fiema; Ricardo Ataíde, presidente da Associação dos Criadores do Estado do Maranhão – ASCEM e do Sindicato das Indústrias de Leite e Derivados do Estado do MA – Sindileite; o Chefe-geral da Embrapa Cocais, Marco Bonfim; e Francisco José Cysne, superintendente estadual da Conab; o presidente do Centro das Indústrias do Maranhão – Cimar, Cláudio Azevedo, e Cláudia Alves, coordenadora de Agronegócios do Sebrae Nacional.
Exposição – Após a abertura do ENEL, esse grupo visitou a Exposição de Produtos da cadeia do leite e do agronegócio, instalada no Pavilhão do Enel e também acompanhou a abertura oficial da 64ª Exposição Agropecuária do Maranhão – Expoema, marcada pelo hasteamento de bandeiras e falas institucionais.
O XVIII Enel segue até o dia 04/09, com atividades técnicas, compostas por palestras, paineis, apresentação de casos de sucesso, rodada de negócios e de crédito, exposição de produtos da cadeia do leite e derivados dos estados nordestinos e do Maranhão, além de concurso de queijos, que se inicia nesta segunda, dia 02/09. A programação é aberta ao público, com atividades nos três turnos, iniciando às 9h e se estendendo até às 22h. A programação está disponível no site https://www.enelnordeste.com.br/