Em São José de Ribamar, mulheres empreendedoras estão transformando desafios em oportunidades com o Programa de Empreendedorismo Feminino que na última quarta (28), reuniu no SebraeLab as mulheres participantes do projeto para o ‘Seminário Marketing de Resultados’. O evento reuniu participantes do projeto para marcar a conclusão de um intenso ciclo de capacitação, integrante do Programa Cidade Empreendedora.
Durante o encontro, as empresárias avaliaram e discutiram o impacto e os resultados das atividades desenvolvidas desde fevereiro, destacando o progresso significativo em suas trajetórias empreendedoras.
As ações iniciadas em fevereiro de 2024 com um seminário de sensibilização, identificando as demandas e necessidades das empresárias locais, seguiu com uma “trilha de conhecimento” cuidadosamente estruturada que incluiu cursos, consultorias, mentorias e oficinas. O ápice do programa foi a realização da primeira feira da mulher empreendedora de São José de Ribamar, em junho, um marco para a região e suas empreendedoras.
Jacira Araújo, uma das participantes, compartilhou o impacto do programa em sua vida. “Foi uma experiência maravilhosa e verdadeiramente enriquecedora. O empreendedorismo me permitiu investir, crescer e evoluir pessoal e profissionalmente. Entrei no programa de uma maneira e saí completamente transformada, deixando de lado os sonhos alheios para correr atrás dos meus próprios. Isso foi incrivelmente gratificante”, afirmou a empreendedora.
Cigana Albuquerque também destacou as mudanças em sua perspectiva de negócios. “Desde que comecei os cursos de capacitação na Sala do Empreendedor, percebi minhas falhas. As capacitações, com o apoio do Sebrae, abriram minha mente e me incentivaram a aprofundar meus conhecimentos. A interação com outros empresários foi extremamente enriquecedora, permitindo uma troca valiosa de conhecimentos”, frisou.
“A cada dia, descobrimos novos casos de sucesso que inspiram e motivam nossa comunidade. O Sebrae oferece o acesso ao conhecimento necessário para empreender com sucesso, mostrando o caminho passo a passo”, enfatizou Gilvana Duailibe, Secretária de Assistência Social, Trabalho e Renda de São José de Ribamar.
“Estamos extremamente satisfeitos com os resultados e motivados a continuar este trabalho em 2025. Planejamos retomar com as empreendedoras atuais e expandir nosso alcance para incluir ainda mais mulheres nesta iniciativa empoderadora. O verdadeiro sucesso deste programa é evidenciado pela aplicação prática dos conhecimentos adquiridos e pelo impacto duradouro na vida de cada mulher”, concluiu Rosanira Leite, Coordenadora do Projeto Mulheres Empreendedoras na Unidade São Luís.