Divulgação | Audi
A Audi apresentou nesta quinta-feira (3) o Q8, seu SUV topo de linha para o mercado brasileiro.
Como se espera do exemplar mais luxuoso da marca alemã, ele chega com visual elegante, acabamento primoroso e dirigibilidade avançada para um bom motor V6, de 340 cv de potência.
Também como se espera, vem com preço inicial salgado, de nada menos que R$ 774.990.
O g1 testou o lançamento da Audi, e traz uma avaliação.
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Proporções fora do padrão
O Audi Q8 tem medidas superlativas, seguindo o estilo dos SUVs topo de gama. São 4,99 m de comprimento, 2,19 m de largura, 1,69 m de altura e 2,99 m de distância entre-eixos.
São 23 cm a mais no comprimento e 34 cm na largura que um Jeep Commander, que leva até sete pessoas. O entre-eixos também é 20 cm maior.
O porta-malas tem 605 litros. São 56 litros a menos que o Commander, mas não há uma terceira fileira de bancos. Um latifúndio, portanto.
As dimensões são mais próximas de outro peso-pesado do mercado de SUVs, o BMW X6. O Q8 é 3 cm mais longo, 19 cm mais largo, e tem entre-eixos 2 cm maior. O bagageiro é 25 litros maior que o X6.
Veja abaixo como se comparam as fichas técnicas.
É possível viajar com bastante espaço também no banco traseiro. Com quase 3 metros de distância entre-eixos, dá para cruzar as pernas sem encostar no assento da frente. E o bagageiro de 605 litros permite que malas grandes e médias sejam encaixadas com facilidade.
Recheado de tecnologia
Mas não é só isso que um carro de R$ 800 mil entrega. Os equipamentos tradicionais, como vidros, travas, espelhos retrovisores, bancos dianteiros e coluna de direção com ajustes elétricos são itens mandatórios. No Q8, os retrovisores também são rebatíveis, aquecíveis, antiofuscantes e com memória.
As rodas de liga-leve são de 23 polegadas, uma vantagem frente ao seu principal concorrente, o BWM X6, que tem rodas de 22 polegadas.
Por dentro, a lista de equipamentos continua com seis airbags (frontais, laterais, de cortina) e tudo que se refere ao ADAS, o sistema avançado de auxílio ao condutor, como:
Assistente de troca de faixa;
lerta de tráfego traseiro;
Alerta de saída de vaga;
Câmera 360º;
Piloto automático adaptativo;
Park Assist.
A despeito dos benefícios do ADAS, que tem diversos recursos de auxílio ao motorista, o assistente de permanência em faixa do Q8 é muito intrusivo e tenta manter o carro na faixa mesmo quando o motorista demonstra claramente que quer trocar de via ao ligar a seta.
O volante faz movimento de retornar o carro para o centro da faixa e é preciso imprimir uma força maior do que a ideal para realizar a manobra. É como se o motorista tivesse que brigar com o sistema. Mas isso só acontece em rodovias bem sinalizadas.
SUV topo de linha da Audi tem 4,99m de comprimento e motor de 340 cv
Um dos trunfos da cabine do Q8 é carregar um sistema de som da grife Bang & Olufsen com tecnologia de som 3D com 17 alto falantes que somam 730 Watts de potência. Com tanta potência, é possível escutar música na mais alta qualidade, como se fosse um cinema.
Para se ter uma ideia, uma TV de 50 polegadas tem caixas de som com 40 Watts de potência. Só uma caixa de som portátil, como a JBL PartyBox 710, chega a 800 Watts.
O Q8 tem painel de instrumentos digital de 12,3 polegadas e nele dá para checar a “visão noturna” do modelo, item também opcional por módicos R$ 24 mil. Essa função nada mais é do que uma espécie de câmera que reproduz o que acontece na dianteira do carro, mostrando pedestres, ciclistas, animais e outros veículos.
Como item de segurança para quem costuma viajar em rodovias sem iluminação pública, essa tecnologia ajuda a evitar acidentes, tornando tudo que há na frente do carro mais visível. Não conseguimos testar em nosso primeiro contato com o carro, pois a condução foi realizada durante o dia.
A versão do carro avaliada pelo g1, todos os equipamentos, chega à bagatela de R$ 848.990. Em opcionais, o preço do Q8 pode aumentar em R$ 74 mil, o que corresponde ao valor de um Fiat Mobi 0 km (R$ 73.990).
De tudo, o que valeria realmente a pena seria o farol Matrix, que carrega tecnologia a laser para aumentar a eficiência de iluminação (e custa R$ 26 mil).
O novo Q8 é um híbrido leve, ou seja, carrega uma bateria de 48V que auxilia na redução do consumo de combustível. Assim, entre 55 e 160 km/h, o Q8 pode rodar com o motor a combustão desligado por até 40 segundos quando o motorista tira o pé do acelerador.
Mas o que realmente arrasta o Q8 é um motor V6 de 3 litros que entrega 340 cv de potência e 51 kgfm de torque. Com um câmbio automatizado Tiptronic de oito marchas, o SUV acelera de 0 a 100 km/h em 5,6 segundos, e atinge a velocidade máxima de 210 km/h.
O rival da BMW é apenas 0,1 segundo mais rápido na prova de 0 a 100 km/h — o que não faz diferença para quem vai utilizar o carro como meio de transporte. O X6 tem 41 cv a mais e 1 kgfm a mais de torque, o que explica a aceleração ligeiramente superior à do Q8.
Em nosso primeiro contato com o SUV de quase cinco metros de comprimento, o que mais chamou a atenção foi a facilidade de pilotagem, uma sensação de estar dirigindo um carro menor.
Isso porque o eixo traseiro também esterça em até 5º para facilitar manobras tanto em alta quanto em baixa velocidade. Quando as rodas traseiras ajudam a dianteira em manobras, é possível reduzir o raio de giro das manobras efetuadas pelo volante e ganha-se em estabilidade em maiores velocidades.
Outro fator que corrobora com a facilidade de guiar o Q8 é o sistema de suspensão pneumática controlada eletronicamente que pode aumentar ou diminuir a altura do carro em até 9 cm. No modo off-road, ela sobe até 5 cm em relação ao nível normal. Já no modo esportivo está ativo, para diminuir o arrasto com o vento, o carro fica 4 cm mais baixo.
Interior primoroso
O acabamento é daqueles em que se demora a encontrar algum defeito, com sofisticação e esportividade. O couro está presente nos bancos, no volante, manopla de câmbio, na forração de portas e painel.
Os bancos são um capítulo à parte, com couro de ótima qualidade, denominado pela Audi como Valcona. O assento tem encosto de cabeça integrado que proporciona toda a esportividade que o SUV merece. Em formato parecido com os concha de carros esportivos, com abas laterais proeminentes, os bancos da dianteira garantem horas tranquilas de viagem sem nenhum desconforto.
Mas há pontos de melhoria no interior. O acabamento em black piano no painel, em certas ocasiões, ofusca a visão do motorista durante a rodagem. Até na foto de divulgação da marca, é possível ver o reflexo da luz que incide sobre ele.
Audi Q8 tem acabamento de ótima qualidade, mas o excesso de black piano reflete luzes de fora
Divulgação | Audi
Já a tela de 8,6 polegadas de controle do ar-condicionado é pouco responsiva. É necessário afundar o dedo contra o touch para que o sistema obedeça aos comandos, o que não acontece na central multimídia de 10,1 polegadas, também sensível ao toque.
Comparado ao principal concorrente, o SUV cupê da BMW tem acabamento mais requintado, com telas maiores, denominadas de Curved Display. O painel de instrumento de 12,3 polegadas se une à central multimídia de 14,9 polegadas, formando um única peça que eleva o nível de tecnologia do carro.
O X6 ainda oferece ao consumidor a possibilidade de utilizar o assistente pessoal inteligente, que é capaz de executar inúmeras funções no veículo ou explicar o funcionamento de equipamentos. O Q8 também tem comando de voz, mas o X6 pode se conectar com a Amazon Alexa e casas inteligentes.
O seletor dos modos de condução poderia ser mais intuitivo. Ao todo, são cinco: automático, eco, comfort, individual e esportivo. O seletor fica “escondido” abaixo da tela do comando de ar-condicionado. Fora isso, é preciso dois passos para selecionar o modo desejado.
Fazer esse duplo movimento na estrada faz o motorista tirar os olhos da pista por mais tempo do que deveria. Por fim, o tamanho do volante é grande para um carro que tem pretensões esportivas. A peça deveria ter um raio menor para facilitar manobras em alta velocidade.
Por outro lado, há espaço suficiente para três passageiros no banco de trás e o ar-condicionado tem quatro zonas. Ou seja, quase todos os usuários do Q8 podem escolher uma temperatura para si.
Os passageiros de trás contam com uma saída central de ar, e outra localizada na coluna B. Desta forma, a eficiência na refrigeração da cabine está garantida. Há ainda duas entradas USB do tipo C para carregar o celular e uma tomada tradicional de 12V.
Um show de luzes
A eficiência da iluminação frontal do Q8 é uma das melhores do mercado. O conjunto óptico frontal tem 24 LEDs e um diodo de laser compõem o sistema de farol e farol alto.
Segundo a Audi, o laser (que proporciona uma iluminação mais eficiente a longas distâncias) é ativado a partir de 70 km/h e aumenta significativamente o alcance do farol alto.
Denominado HD Matrix LED, esse tipo de tecnologia ajuda a manter os faróis altos acesos sem ofuscar a visão do carro à frente nem o que vem no sentido oposto.
Assim como no filme Matrix, no qual o ator Keanu Reeves desvia de balas, a lógica desse tipo de iluminação é a mesma. Por ser a laser, o facho de luz “recorta” de forma precisa o carro que vem no sentido contrário.
Confira o funcionamento desta tecnologia no vídeo abaixo:
Como funciona o farol Matrix do novo Audi Q8
Além disso, a tecnologia de iluminação dianteira e traseira permitem que, através dos LEDs que acendem de forma independente, o proprietário de um Q8 consiga formar o desenho das luzes diurnas e da lanterna conforme o seu gosto pessoal. Ao todo, são quatro opções de assinatura digital tanto na frente quanto atrás.
Afinal o Q8 vale R$ 800 mil? Depende de quais equipamentos fazem mais sentido no seu dia a dia. Se preferir um carro com tração integral, suspensão pneumática ativa e ótima tecnologia de iluminação, ele é o carro ideal.
Mas se preferir conexão com inteligência artificial, motor mais potente e requinte aprimorado, talvez a opção da BMW seja uma melhor escolha.
Lanterna do Q8 tem LEDs que permitem quatro desenhos diferentes
Divulgação | Audi
Confira os principais itens da lista de equipamento do Q8:
Chave de presença;
Luzes customizáveis na cabine com 30 opções de cores;
Tampa do porta-malas com acionamento elétrico;
Teto-solar;
Ar-condicionado de 4 zonas;
Regulagem elétrica do volante;
Aletas para trocas de marchas atrás do volante;