Com a aproximação do final do ano, período de maior transação no comércio, o Sebrae Maranhão realizará na próxima quinta-feira, 24 de outubro de 2024, mais uma edição do “Turbina Vendas”. O evento, que acontece das 14h às 19h, no espaço Zeca Belo, no Multicenter Negócios e Eventos em São Luís, tem como objetivo capacitar empreendedores e profissionais de vendas para potencializar seus resultados no ambiente digital.
Vendas online – Nos últimos anos, o e-commerce tem se consolidado como uma das principais formas de distribuição no Brasil, com um crescimento acelerado. A expansão do acesso à internet e o aumento da confiança dos consumidores nas compras online têm impulsionado esse setor. No Maranhão, o comércio eletrônico tem se destacado, oferecendo novas oportunidades para empreendedores locais alcançarem mercados nacionais e até internacionais. Com isso, eventos como o “Turbina Vendas” tornam-se essenciais para qualificar esses profissionais, garantindo que possam aproveitar ao máximo as ferramentas e plataformas disponíveis.
Voltado para empreendedores, gestores de e-commerce e profissionais de vendas, a “Turbina Vendas” contará com palestras de especialistas renomados nas áreas de marketing digital e vendas em plataformas como Amazon e Shopee. Entre os temas envolvidos estão estratégias para aumentar a visibilidade e a conversão de vendas no ambiente digital, aproveitando o pico de consumo no final do ano.
O faturamento do e-commerce no Brasil em 2023 foi de R$ 185,7 bilhões, segundo dados da Abcomm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico), com Ticket Médio de R$ 470,00 (um crescimento de 2% em relação ao ano anterior), 395 milhões de pedidos e 87,8 milhões de consumidores virtuais. Os segmentos que mais procurados foram os de ticket médio mais baixo, com destaque para Alimentos e Bebidas (82,8% de crescimento em pedidos), Perfumaria e Cosméticos (22,5%), Saúde (16,9%), Bebês e Cia (12,3%) e Esporte e Lazer (8,4%).
A expectativa segue em alta para o comércio eletrônico em 2024 com previsão de crescimento de 10,4% para 2024. Segundo projeções da Abcomm Forecast, o faturamento das lojas virtuais no Brasil deve superar os 200 bilhões, com um ticket médio de quase R$ 500,00 e mais de 90 milhões de compradores virtuais.
“Estamos diante de um momento crucial para os empreendedores e vendedores online, especialmente com a chegada do final do ano, que concentra boa parte das vendas no comércio eletrônico. O Turbina Vendas é uma oportunidade para os profissionais se prepararem melhor e, com o suporte de especialistas, adquirirem conhecimentos práticos para alavancar suas vendas online”, afirma Mauro Formiga, gerente da Unidade de Negócios do Sebrae em São Luís. As inscrições para o Turbina Vendas, no valor de R$ 50,00, pode ser feita pelo sympla: https://www.sympla.com.br/turbina-vendas__2647765.
Palestrantes e programação
A programação contará com palestras de especialistas como Cristovam Tiago Santana Neto, consultor em marketing digital e empreendedorismo, que abordará as melhores práticas em marketing digital para aumentar vendas; Marcela Alvarez, gerente de novas contas da Amazon Brasil, que falará sobre como utilizar a plataforma para transferência de negócios; e Leonardo Silva, responsável pela área de engajamento com vendedores da Shopee Brasil, que discutirá o impacto da Shopee no comércio eletrônico nacional.
Além do conteúdo de qualidade, o evento oferece aos participantes um ambiente de networking e trocas de experiências com outros profissionais do mercado. O “Turbina Vendas” visa ajudar os empreendedores a se prepararem estrategicamente para o aumento de consumo esperado nos últimos meses do ano.
“A minha expectativa com o Turbina Vendas é de aprendizado e evolução. Hoje, o mundo é digital, e quem não se adapta a essa realidade acaba ficando para trás. Estou muito ansioso por essa oportunidade e acredito que todos que trabalham com vendas deveriam participar , pois o conteúdo oferecido é essencial para se destacar no mercado atual. Minhas expectativas são as melhores possíveis, e estou focado em aprender como vender de forma mais eficiente no ambiente digital”, afirmou a empresária Cristina Farah que participará desta edição do Turbina Vendas.
Resultados concretos
Empreendedores que participaram da edição anterior destacam o impacto prático das capacitações em seus negócios. “Como professor de administração e empreendedorismo, estou sempre em busca de novos conhecimentos que possam agregar tanto à minha atuação docente quanto ao meu próprio negócio. Participar do Turbina Vendas foi uma oportunidade poderosa para me atualizar sobre as tendências e estratégias digitais. O evento me proporcionou uma visão prática e inovadora, que pude aplicar tanto na sala de aula quanto na gestão do meu empreendimento. Para quem trabalha com vendas ou educação empreendedora, é um curso indispensável”, destacou Diego Henrique Pinheiro.