Líderes do Litoral Ocidental Maranhense avaliam atuação em 2024 e traçam metas para o ano de 2025

Com ações estratégicas, de impacto no turismo, infraestrutura e no ambiente de negócios, líderes da região do Litoral Ocidental Maranhense estão conseguindo transformar territórios da região, apoiados em um amplo processo de mobilização e articulação, que tem o Sebrae como um dos parceiros estratégicos. As ações já impactam em melhorias que apontam para um processo de desenvolvimento com bons resultados.

Essa é a conclusão a que chegaram o grupo de lideranças participantes do Programa LIDER, durante o encontro do LIDER – Territórios Empreendedores, que teve o Seminário Ações em Movimento, o grande destaque da programação. O seminário aconteceu no Instituto de Ciências e Tecnologia do Maranhão (IFMA), na última terça-feira, 29/10, no município de Mirinzal/MA, marcando uma nova etapa desse trabalho.

Executado pelo Sebrae, o Programa Territórios Empreendedores contabiliza importantes resultados, gerando autonomia e desenvolvimento sócio-territorial por meio de um conjunto de ações integradas. O território do Litoral Ocidental Maranhense, o primeiro da região atendido pelo Sebrae, vem sendo trabalhado desde 2017. O encontro serviu como um espaço para avaliar as ações desenvolvidas em 2024 e planejar o ano de 2025, é o que explica Hildenê Maia, gerente de Empreendedorismo Territorial do Sebrae no Maranhão.

O Seminário estimula as lideranças a discutirem sobre desafios e ações efetivas para superá-los.

“O seminário nos possibilitou avaliar o que  foi realizado em 2024, os pontos positivos e negativos, e prospectar ações para serem realizadas em 2025.  Ficou definido, em um processo participativo, as ações prioritárias que devem ser trabalhadas para o desenvolvimento desse território. O Litoral vem crescendo cada vez mais, sustentado por melhorias no turismo e por investimentos na infraestrutura turística. Tudo isso abre perspectivas de crescimento e de melhorias da qualidade de vida da população da região,” explicou a gerente.

Resultados – Entre os resultados apontados como positivos, está o processo de articulação empreendido pelas lideranças regionais, que resultou na conquista junto ao governo do Estado, de grandes obras na região, como o “Caminhos do Poetas”, estrada agora asfaltada e sinalizada, que dá acesso à praia de Araoca, ponto turístico do município de Guimarães. E, além desta, a ponte e barragem que ligam os municípios de Bequimão e Central do Maranhão e uma segunda barragem, em construção – a Barragem Maria Rita – que vai interligar os municípios de Bequimão e São Bento.

A discussão envolve lideranças políticas, empresários, representantes de instituições parceiras, e equipe do Sebrae.

Outro resultado apontado no seminário é o fortalecimento das lideranças da região e a criação de três ferramentas gestão e promoção do desenvolvimento regional, que são o Consórcio Intermunicipal da Floresta dos Guarás (Conguarás), a Agência de Desenvolvimento Regional do Litoral Ocidental Maranhense (ADERE) e a Agência de Desenvolvimento do Turismo (ADETUR). Essas organizações atuam em favor do desenvolvimento integrado da região.

Desenvolvimento Territorial – A estratégia Territórios Empreendedores do Sebrae contempla 11 municípios maranhenses no Litoral Ocidental Maranhense: Alcântara, Apicum-Açu, Bacuri, Bequimão, Cedral, Central do Maranhão, Cururupu, Guimarães, Mirinzal, Porto Rico e Serrano. Mais de 3 mil micro e pequenas empresas estão abrigadas nessas cidades. O atual prefeito do município de Guimarães, Osvaldo Gomes é um dos integrantes do Programa Líder. Para ele, um dos eixos importantes desse trabalho é o incentivo ao empreendedorismo.

“Nestes eventos, a gente discute, propõe ideias e se articula para colocar em prática. Temos a consciência de que para mudar a realidade das pessoas é preciso gerar renda e apoiar o empreendedor, trabalhando pautados no incentivo ao empreendedorismo, para que a cada dia a gente consiga melhorar a vida das pessoas”, explicou o prefeito.

foto 5 (9)

Plano de Ação – Do encontro, os líderes saíram com o plano de ações para 2025 já pronto, priorizando os eixos de infraestrutura e turismo. Trata-se de um conjunto de ações planejadas e organizadas por prioridade, resultantes do trabalho de discussão realizado pelo grupo com a mediação do Sebrae. Neste trabalho, foram identificadas as demandas do território, o que  auxiliou na construção da agenda de desenvolvimento, que continuará a ser acompanhada pelo Sebrae no decorrer da implementação das ações.

“Como sempre, cada encontro do LIDER realizado pelo Sebrae aumenta mais nossa motivação de continuar, de discutir ações de impacto para região do Litoral Ocidental, principalmente nas áreas da Infraestrutura e turismo, que são temas nos quais a gente já se debruça há três anos. Os resultados já começam a aparecer, materializados em estradas, na perspectiva de um aeroporto regional e em melhorias nos terminais portuários. Saio daqui mais fortalecido, com esperança na continuidade do trabalho e a certeza de que estamos no caminho certo,” afirma o presidente da Agência de Desenvolvimento Regional do Litoral Ocidental Maranhense (Adere), José Pestana.

Com a mão na massa: Prefeitos, empresários e parceiros discutem soluções para os desafios enfrentados para a conquista do desenvolvimento da região.

Os Territórios Empreendedores

A estratégia Territórios Empreendedores contempla seis territórios no Maranhão: Litoral Ocidental, Região Tocantina, Lençois Maranhenses, Região dos Cocais, Sertão Maranhense e Cerrado Sul, são 52 municípios no total.

Neste trabalho, a atuação do Sebrae Maranhão tem como objetivo gerar autonomia e desenvolvimento territorial no estado. Desde 2017, o programa LIDER cumpre esse objetivo, estimulando ações integradas focadas em territórios e suas potencialidades, hoje abrangido pela estratégia Territórios Empreendedores. A iniciativa busca resolver desafios como a falta de integração entre atores locais e instituições, a baixa conexão entre as áreas de conhecimento e o mercado e a necessidade de maior protagonismo das lideranças locais no processo de desenvolvimento com inclusão.

Deixe seu Comentário
Ir Para o Topo