Sebrae celebra avanços do Programa Território Empreendedor e traça metas para a região Tocantina em 2025

Na última segunda-feira (25), a unidade regional do Sebrae em Imperatriz promoveu o encerramento do ciclo 2024 do Programa Território Empreendedor, reunindo lideranças da região Tocantina para celebrar os resultados alcançados e definir estratégias para os próximos anos. O encontro foi marcado pela apresentação de iniciativas bem-sucedidas, como a consolidação da Rota das Embarcações, e pelo planejamento de novas ações que visam o fortalecimento da economia regional e a valorização das potencialidades locais.

Programa Território Empreendedor atua na região Tocantina desde 2019, com foco no turismo, agronegócio, empreendedorismo e tecnologia

A gerente regional do Sebrae em Imperatriz, Márcia Martins, destacou a importância da integração entre lideranças e parceiros para traçar ações estratégicas que atendam às necessidades da região. “Este encontro foi uma oportunidade de reunir esforços e pensar em um plano de ação que valorize as potencialidades locais, identifique parcerias estratégicas e garanta que os municípios avancem em projetos de curto, médio e longo prazo. Queremos construir um território integrado e sustentável, capaz de proporcionar qualidade de vida e oportunidades para todos os seus moradores”, afirmou.

Entre os avanços apresentados, destacaram-se as iniciativas relacionadas ao turismo e à produção rural, com melhorias na oferta de serviços e na geração de oportunidades para empreendedores. Durante a reunião, foi reforçada a importância de fomentar a formalização de negócios na região, com foco no cadastro de empreendedores como MEI, CAF, associações ou cooperativas, além de apoiar a participação dos municípios em programas governamentais voltados para a compra de produtos regionais, como a merenda escolar e restaurantes populares.

Outro ponto relevante foi o planejamento para expandir e adequar o projeto das feiras permanentes nos municípios, ações que contarão com o apoio das prefeituras e da Agência de Desenvolvimento da Região Tocantina (ADERT).

O fortalecimento das Salas do Empreendedor, em parceria com o Sebrae, também foi colocado como prioridade, com a proposta de implantação e melhoria desses espaços em oito municípios, ampliando o suporte aos pequenos negócios.

O turismo, um dos pilares do programa, continuará sendo foco das ações, com o mapeamento de novos roteiros, como a futura criação de uma Rota Culinária, que busca valorizar a gastronomia local e atrair mais visitantes para a região. Além disso, o planejamento inclui capacitações específicas para os empreendedores da área do turismo, em parceria com instituições estratégicas, e a apresentação de um plano de adesão ao Termo de Compromisso 2030, reforçando o alinhamento das ações com os objetivos de desenvolvimento sustentável.

Ciclo de 2024 encerra com a entrega da rota das embarcações de Imperatriz

Para Hildenê Maia, gerente da Unidade de Empreendedorismo Territorial do Sebrae, as metas para 2025 refletem o compromisso em consolidar a região Tocantina como um modelo de desenvolvimento. “Estamos planejando ações que transformem a região em um ambiente cada vez mais atrativo para viver e empreender. O Programa Território Empreendedor tem mostrado que, com integração e planejamento, podemos gerar resultados transformadores, beneficiando todos os envolvidos”, disse.

O ciclo de 2024, foi finalizado com a apresentação da “Rota das Embarcações”, rota turística desenvolvida pelos líderes da região em conjunto com agentes turísticos, que tem como objetivo apresentar as potencialidades turísticas do Rio Tocantins em Imperatriz. O rota passou por uma fase de teste, com a realização de um passeio no último sábado (23), e logo será aprovado. Como parte da entrega, o Sebrae também desenvolveu um guia turístico para visitantes que pretendem conhecer Imperatriz.

Deixe seu Comentário
Ir Para o Topo