Rota das Emoções é destaque em feira internacional de Turismo na Espanha com apoio do Sebrae

Com seus atrativos exuberantes e diferenciados, a Rota das Emoções esteve em evidência na edição 2025 da Feira Internacional de Turismo – Fitur, realizada em Madri – ES na última semana. A ação, articulada pelo Sebrae com parceria com a Embratur, teve participação dos estados do Maranhão, Ceará e Piauí, entre outros.
Um dos mais expressivos eventos do turismo mundial, a feira reuniu profissionais, empresários e técnicos da área de todo o mundo, além de destinos e players do setor, oferecendo amplas oportunidades de interação com mercados potenciais em nível global, network e prospecção de negócios e parcerias, além de contato com tendências e inovação no setor e promoção comercial de destinos de todos os continentes.

Rota das Emoções: território de belezas e exuberância ganha destaque na FITUR 2025. (Sebrae/Divulgação)

Do Maranhão, uma comitiva apoiada pelo Sebrae, marcou presença, sendo composta por empresários que atuam na Rota das Emoções. Do Ceará, participou Julio Borges, da agência Terra Brazil Experience e do Piauí, Rafael Gavazzi, da Natur Turismo. E, pelo Maranhão, os empresários Roberdan Caldas, da Caetés Expedições; Edvaldo Ugarte, da Pousada Encantes do Nordeste, representando o Grupo G10 Hospitality. Também presentes, a presidente da Abav – Maranhão, Dayanna Barbosa, e Flávia Nadler, gestora estadual de Cultura e Turismo do Sebrae no Maranhão.

“A Embratur e o Sebrae, juntos, promoveram os destinos mais icônicos do Brasil, entre eles, a Rota das Emoções. Essa ação fez parte de um dos projetos estruturantes da Embratur, junto com o Sebrae, que é o Feel Brasil. Muito importante essa ação, porque trouxemos empreendedores, que são a grande força motora do turismo brasileiro, em uma estratégia de apoio à comercialização e a internacionalização desses pequenos negócios, em uma parceria importante que temos com o Sebrae Nacional e as unidades estaduais”, ressaltou Ana Paula Jacques, gerente de Projetos Estruturantes da Embratur.

Oficinas de comidas e bebidas típicas realçam diversidade de atrativos da Rota das Emoções. (Sebrae/Divulgação)

Ativações – Selecionada pela Embratur e Sebrae Nacional, a Rota das Emoções ganhou destaque entre os destinos estratégicos para ativações durante o evento, compondo as 100 experiências escolhidas para a Vitrine Visit Brasil, em uma ação de promoção do Brasil como um destino turístico diverso, inovador, sustentável e atrativo para visitantes internacionais.

Nesse ambiente de ativações foram destacadas as experiências de turismo de base comunitária das crocheteiras de Jericoacoara, produto da Terra Brazil Experience – CE; com o passeio de caiaque pelo Rio Camurupim, do portfólio da Natur Turismo – PI e a navegação pelo Rio Preguiça e Comunidade Bar da Hora, ofertado pela Caetés Expedições – MA.
Também importantes, as ações da Secretaria de Estado de Turismo para promoção do destino Maranhão, disponibilizando material bilíngue na feira e da Secretaria Municipal de Turismo de São Luís, promovendo a capital, um dos portões de acesso à Rota das Emoções.

Atrativos da Rota das Emoções são evidenciados em ativações promovidas pela Embratur e Sebrae. (Sebrae/Divulgação)

Essa participação, segundo Flávia Nadler, coordenadora de Turismo e Cultura do Sebrae Maranhão, gerou excelentes oportunidades de promoção da Rota, em um ambiente de negócios competitivo, estimulando a comercialização do roteiro e das empresas participantes para um público bastante amplo e diversificado. “Além do contato com mercados e consumidores potenciais, os empresários participantes puderam prospectar parcerias, ampliando suas ações de mercado e divulgação, com excelentes resultados de networking e visibilidade para esse, que é um dos roteiros mais procurados por turistas dentro e fora do Brasil”, explicou Nadler, ressaltando que a participação em feiras internacionais compõem o conjunto de ações do novo projeto da Rota – Rota das Emoções – Conexões Transformadoras – que une os estados do Maranhão, Piauí e Ceará.

Dayanna Barbosa, enfatizou a importância desse contato com o mercado europeu. “Em Madrid, tivemos contatos com o mercado espanhol e pudemos mostrar todo o potencial da Rota das Emoções. Ficamos muito satisfeitos com os resultados, com a procura, porque nosso estado é lindo, maravilhoso e esse roteiro – a Rota das Emoções veio para ficar. Realmente, a Rota das Emoções é o atrativo do momento, que tivemos a oportunidade de divulgar para um mercado muito amplo, ansioso por conhecer essas maravilhas”, frisou a presidente da Abav/MA.

Empresários destacam prospecção de negócios e maior visibilidade no mercado europeu

A FITUR contou, ainda, com ações B2B para a geração de negócios entre empresas, divulgação da gastronomia e bebidas típicas e a exibição de vídeos da Rota das Emoções, combinados com apresentações técnicas sobre o roteiro. Essas apresentações enfocaram singularidades da Rota, que une, de forma integrada, os Lençois Maranhenses, o Delta do Parnaíba e Jericoacoara. Ações como oficina master classe de caipirinha e apresentações de grupos folclóricos de forró, se tornaram atrativos no Pavilhão de Exposições. Outro importante resultado, foram sorteios de pacotes da Rota das Emoções, com apoio da Embratur, TAP, Sebrae e trade turístico da Rota das Emoções.

Empresários com atuação na Rota das Emoções prospectam negócios e parcerias comerciais na FITUR. (Sebrae/Divulgação)

Para Edvaldo Ugarte, da Pousada Encantes do Nordeste (Barreirinhas), a presença na FITUR foi um momento muitíssimo importante para toda a hotelaria do Maranhão e a Rota das Emoções. “A exposição que a gente alcança aqui numa feira como essa, onde estão todos os países coloca o nosso empreendimento em uma vitrine maravilhosa, uma vitrine mundial, onde pudemos apresentar nossos produtos, os destinos e nossos estabelecimentos em escala global. Eventos como esse são fundamentais para que mais pessoas possam conhecer o Maranhão, a Rota das Revoluções e saber o que o Brasil tem de melhor para oferecer ao mundo”, pontuou o empreendedor.

Missão gera oportunidades de parcerias comerciais e divulgação da Rota em nível global. (Sebrae/Divulgação)

Já Roberdan Caldas, da Caetés Expedições (Barreirinhas), também frisa a importância de participação nessa “vitrine mundial do Turismo”, que é a FITUR. “Muito importante para o turismo do Brasil e do Maranhão, para a Rota das Emoções e para a Caetés. Isso representa uma oportunidade sem igual, que avalio como fundamental pelo contato com um mercado interessante e com outros empresários. Em decorrência de nossa participação em eventos internacionais, já recebemos visitas e comercializamos bastante o nosso destino. Esta oportunidade da FITUR vai nos permitir avançar ainda mais, transformando a Rota em objeto de desejo internacionalmente, o que favorece muito os nossos negócios”, concluiu ele.

Caravana brasileira na FITUR reuniu destinos de todo o Brasil . (Sebrae/Divulgação)
Deixe seu Comentário
Ir Para o Topo