Com o retorno às aulas, as papelarias se preparam para atender à demanda de materiais escolares. A Livraria e Papelaria Graúna, localizada no centro da cidade de Caxias/MA, é uma delas. Joseane Maia Santos Silva, proprietária do estabelecimento, conta como se preparou para o novo ano letivo, o melhor momento para qualquer empreendimento do ramo lucrar.
“Começamos a nos preparar no ano passado. Para conseguir pôr em prática o planejado, todos os anos temos grandes ofertas no período de volta às aulas; uma delas é a oferta do melhor preço do papel sem pauta da cidade”, explica Joseane.

Outra estratégia adotada, foi pensar no estoque, antecipando as compras. “O papel sem pauta é um item que não pode faltar no kit escolar do aluno. Por isso, nos preparamos bem cedo”, prossegue ela. “Nós fizemos uma grande compra para ter estoque deste item e outros materiais mais vendidos, como cadernos, canetas, estojos, mochilas e todo o material necessários para os alunos,” completou a empreendedora.
Preparação e planejamento: a chave para elevar vendas nesse período
A ideia de ofertar preços baixos em produtos estratégicos é uma forma de atrair a clientela, que acaba adquirindo as demais ofertas da loja, visando economia e comodidade. Além de aumentar o estoque dos mais vendidos, Joseane também adquiriu produtos tradicionais e linhas dos ‘itens da moda’, com personagens famosos, que fazem sucesso com a clientela. “O planejamento precisa ser bem pensado para atender o gosto do cliente e dar opções de escolha,” reforça Joseane.

Com localização estratégica no Centro de Caxias, ela mantém atendimento durante a semana, e não descuida do ponto de vendas, tudo para que o cliente sinta-se atraído pelas ofertas. Critérios como fidelização e atendimento de qualidade também contribuem para o crescimento do negócio, que já é uma referência no mercado de Caxias.
Parceria que deu certo
Joseane é cliente do Sebrae desde 2024, atendida pela Unidade de Negócios de Caxias. Desde então, ela já participou de eventos, palestras, cursos e capacitações. E, com o Programa ALI Produtividade, iniciou uma nova fase no empreendimento, consolidando a marca, que está a mais de 30 anos no mercado e agora migrou para os canais digitais. “Com o ALI Produtividade, conseguimos fazer um diagnóstico da nossa empresa em diversos pontos e visualizar a nossa atuação. Isso foi importante para consolidarmos um desejo antigo, de entrar no meio digital”, relatou ela, lembrando que a consultoria do Sebrae contribuiu, ainda, na estruturação de todo o projeto de mudança visual da Livraria Graúna, que está em processo de implantação.
Com isso, a Livraria Graúna agora tem loja virtual e ações de divulgação para atrair a clientela. Joseane também optou por ofertar o serviço de delivery. E não descuidou de pensar em facilidades no pagamento, oferecendo opções de parcelamento no cartão e descontos para compras à vista. Para ela, “não há uma solução mágica” no processo de consolidação de um negócio. “O Sebrae te dá ferramentas de conhecimento para que você aprenda a pôr em prática técnicas e ações que dão resultado. Isso ajuda muito no processo de crescimento do negócio, sustentado na eterna busca por aprendizado. O empreendedorismo pede isso, requer aperfeiçoamento constante para superação dos desafios”, pontua ela.

Campanhas que deram certo
Com apoio do Sebrae, Joseane criou campanhas importantes, como a “Livro e Algo Mais” que levou pontos de leitura para lojas, lanchonetes, clínicas de saúde e salões de beleza, incentivando a formação de novos leitores, já que a Graúna também é uma livraria. O diferencial dessa campanha é que em cada local os temas das leituras sugeridas foram direcionados para o nicho de cada ambiente, o que funcionou para divulgar a marca e atrair mais clientes. “Criamos também um programa de assinatura de livros para crianças que é o “Graunitos”, com indicações de livros infantis” contou, orgulhosa, a empreendedora.
Doutora em Letras, Joseane é também autora de livros e especialista na área de Literatura. Além das campanhas bem sucedidas que ajudam a consolidar o sucesso de seu empreendimento, ela ainda tem parceria com escolas do município, ela dá palestra que ajudam na divulgação do negócio, além de manter um canal no Youtube, chamado “Sabor da Leitura”, onde comenta livros e materiais em oferta na loja, fazendo sugestões e indicações inteligentes.

Com a experiência de décadas no ramo, Joseane sabe da importância da união entre conhecimento e estratégia para aproveitar as oportunidades e obter sucesso no negócio.
Empreendedores como Joseane, que atuam nas regiões dos Cocais ou na Baixada Maranhense e desejarem contar com orientações do Sebrae para impulsionar seus negócios, podem procurar as Unidades de Negócios da Instituição nos endereços Rua Maria Pinheiro Paiva, próximo ao SAMU, no bairro Antigo Aeroporto em Pinheiro/MA e Rua 1º de Agosto, 544, no Centro de Caxias, ou pelos telefones (98) 99974-2007 (Caxias) (98) 99191-9305 (Pinheiro).