Sebrae e Senar alinham atuação para fortalecer agronegócio em municípios maranhenses

A Unidade de Negócios do Sebrae em Presidente Dutra foi palco do Encontro de Gestores do Agro na última quarta-feira (19). O evento, que reuniu técnicos do Senar, teve ainda a participação de representantes das cidades de Presidente Dutra, Chapadinha, Caxias, Colinas, além da Região Lençois-Munim. O objetivo foi a formulação de estratégias para fortalecer o setor agropecuário na região, focando os pequenos negócios rurais.

Para Maurício Leite Lima, coordenador de Desenvolvimento Setorial do Sebrae no Maranhão, o encontro possibilitou o alinhamento de estratégias de atuação e prioridades para o ano de 2025. “Essas iniciativas vêm fortalecer o setor agropecuário no Maranhão, inclusive na região de Presidente Dutra, promovendo desenvolvimento sustentável e  cooperação entre os municípios e instituições que atuam no setor. Ano passado, o Maranhão atendeu 2100 produtores e com este ano a expectativa é ter um acréscimo de atendimentos, por meio do programa Juntos pelo Agro”, disse.

Maurício Leite Lima, coordenador do Sebrae, destaca a importância de alinhar estratégias para o desenvolvimento sustentável do agronegócio.

Detalhes – Durante o encontro, foram apresentados os detalhes do programa “Juntos pelo Agro”, voltado para promoção do desenvolvimento sustentável na região a partir do agronegócio, tendo como base a cooperação entre técnicos do Sebrae e Senar. “Com o alinhamento das estratégias e o plano de ações para 2025, desejamos garantir que as principais necessidades e expectativas dos agricultores sejam atendidas de forma eficaz”, explicou Maurício Lima.

Entre os aspectos discutidos pelos técnicos presentes, destaque para alternativas de melhoria no acesso a tecnologia, ampliação da oferta de capacitação, focando boas práticas de melhoramento agrícola  e gestão da propriedade, uma preocupação constante para o setor.

Avaliação positiva – A troca de experiências entre os participantes foi considerada um ponto fundamental no desafio que vem pela frente, especialmente no que se refere às estratégias para identificar as principais demandas locais e construção de um plano de ação que favoreça o crescimento das comunidades rurais.

“Neste encontro, o Sebrae reafirmou o compromisso com os pequenos e médios agricultores, promovendo dinâmicas que visam não apenas a consolidação do agronegócio, mas também o fortalecimento da economia local. As expectativas são altas para os projetos e ideias surgidas a partir desse diálogo, que pretende movimentar o agro do Maranhão rumo a novas oportunidades e inovações em 2025”, finalizou o gerente da Unidade de Negócios do Sebrae em Presidente Dutra, Allan Kennedy Silva.

Deixe seu Comentário
Ir Para o Topo