Como transformar a inteligência artificial em uma aliada na disseminação de conteúdos educacionais e como tornar essa ferramenta mais acessível para professores e alunos, incorporando-a ao cotidiano em sala de aula? Essas questões marcaram a palestra “Inteligência Artificial: Vilã ou Aliada?”, iniciativa organizada pelo Sebrae, que reuniu cerca de 65 professores e alunos das regiões da Baixada e Litoral Ocidental Maranhense (dos municípios de Bequimão, Pinheiro, Peri-Mirim, Pedro do Rosário e Presidente Sarney), na última quarta-feira, 19, no auditório da UFMA Campus Pinheiro.
Ministrada pelo empresário, ator, administrador e diretor da Bumba Escola, Leandro Vidal, o tema surpreendeu educadores e participantes em geral, ao propor uma abordagem do tema focando nas diversas formas e utilidades que essa nova ferramenta digital oferece.
A crescente presença da Inteligência Artificial (IA) no cotidiano tem gerado debates acalorados sobre seu impacto na sociedade, segundo Vidal. Especialistas concordam que, no campo da educação, a IA se mostra uma ferramenta promissora, com potencial para transformar a maneira de ensinar e aprender. No entanto, o uso divide opiniões, gerando importantes reflexões sobre o papel dos professores e o futuro da educação em face dessas novas tecnologias.
Durante quase duas horas, Leandro Vidal trouxe esclarecimentos sobre a IA, mostrando que ela pode sim ser uma aliada na construção do conhecimento e modernização dos recursos no processo ensino-aprendizagem. “Percebemos real curiosidade de todos sobre o assunto e mostramos que é possível utilizar a inteligência artificial para contribuir com o trabalho. E mais, que o professor pode utilizá-la como uma ferramenta dentro e fora da sala de aula”, explicou Vidal.
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Os participantes tiveram a oportunidade de explorar diversas aplicações da IA na educação, desde a construção de projetos, elaboração de provas e planejamento de aula, passando pelo desenvolvimento de atividades criativas. Os educadores puderam vivenciar na prática o potencial da IA para auxiliar no processo de ensino-aprendizagem, tirando dúvidas e interagindo com a ferramenta. Muitos se mostraram surpresos com a versatilidade da ferramenta e as diversas possibilidades de uso em sala de aula.
Josivaldo Reis Mota Martins é professor há 19 anos, morador do município de Pedro do Rosário. No evento, ele compreendeu que a IA pode sim ser utilizada na educação como aliada. Mas observou a necessidade de adaptar seu uso à realidade local.
“Um momento maravilhoso. Particularmente, considero como uma oportunidade poder vivenciar, em pleno século XXII, aplicações de tecnologia e inteligência artificial. Essas tecnologias, de fato, podem ajudar no nosso trabalho. Só é preciso que nós a acompanhemos, que consigamos caminhar com esse desenvolvimento para oferecer o melhor ensino aos nossos alunos. É preciso que aprendamos a usar a tecnologia a nosso favor, dentro da nossa realidade”, relatou o professor.
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Educação Transformadora Sebrae
A palestra “Inteligência Artificial: Vilã ou Aliada” foi realizada como ação da estratégia de Educação Transformadora do Sebrae Maranhão, iniciativa que tem feito a diferença ao ampliar, promover e disseminar o empreendedorismo, o conhecimento e a noção de protagonismo no ambiente educacional, fomentando a cultura empreendedora.
Trata-se de uma abordagem que contempla conceitos de ensino e aprendizagem sustentados por metodologias ativas, capazes de contribuir para o desenvolvimento de competências empreendedoras junto a estudantes, educadores e gestores educacionais. Para alcançar esses objetivos, a Educação Transformadora trabalha com diversas soluções que, no evento, foram apresentadas pela coordenadora da Educação Empreendedora do Sebrae Maranhão, Mayna Braga.
No evento, a coordenadora também mostrou oportunidades para professores e alunos com o engajamento nas ações que incentivam e premiam a aplicação da Educação Empreendedora no ambiente escolar.
“O Sebrae tem esse papel de compartilhar, cada vez mais, a missão da Educação que transforma. Trabalhamos juntos aos municípios, contribuindo com as jornadas pedagógicas junto às prefeituras. Então, é uma forma mesmo de mostrar que a educação que transforma vai além de abrir o negócio e significa transformar os estudantes em protagonistas e formar cidadãos, desenvolvendo competências empreendedoras”, explicou Mayna Braga.
Nas regiões da Baixada e Litoral Ocidental Maranhense o Sebrae atua com soluções de Educação Empreendedora, entre as quais o programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP). Trata-se de um exemplo de ação executada em parceria com os municípios, com bons resultados, que vão desde a implantação de novos negócios até a inclusão da Educação Empreendedora na grade curricular das escolas.
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