Os agentes de desenvolvimento do Sebrae da regional de Bacabal participaram de dois dias de treinamento para aprimorar a qualidade dos atendimentos e serviços prestados pelas Salas do Empreendedor. Durante a qualificação, promovida nesta quinta (20) e sexta-feira (21) na Unidade de Negócios do Sebrae em Bacabal, os colaboradores aperfeiçoaram seus conhecimentos com a Oficina do Selo de Referência em Atendimento e a capacitação do FOCO, nova plataforma de gestão de relacionamento com os clientes do Sebrae.
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A oficina abordou estratégias para qualificar o atendimento oferecido na regional, estimulando um suporte mais eficiente e garantindo soluções personalizadas aos empreendedores. O gerente da Unidade de Negócios do Sebrae em Bacabal, Emerson Mendes, destacou que o treinamento visa preparar os agentes de desenvolvimento para a conquista do Selo Diamante, máximo reconhecimento do Sebrae em qualidade no atendimento.
“Os colaboradores conheceram todas as regras do Prêmio Sebrae de Qualidade no Atendimento. Foram apresentados a eles todos os detalhes, incluindo as ações que cada município deve implementar para obter uma boa pontuação no programa e alcançar o selo de qualidade — bronze, prata ou ouro. Nosso objetivo aqui é que as salas do território de Bacabal alcancem o Selo Diamante, permitindo que concorram ao prêmio nacional”, ressaltou.
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Capacitação do FOCO – Resultado de uma parceria entre as unidades de Atendimento e Relacionamento do Sebrae, o circuito de capacitação do FOCO atua no treinamento dos colaboradores para a utilização dessa nova plataforma de CRM, que foi totalmente implantada no Maranhão em 2025. A analista da Unidade de Relacionamento com o Cliente e gestora do FOCO do Maranhão, Suzana Karyme, explica que a capacitação promove não somente o aprendizado acerca do uso adequado da ferramenta, mas também a mudança na postura e mentalidade dos participantes.
“Esta capacitação não se limita ao uso da ferramenta, mas também busca desenvolver a consciência dos participantes ao longo do processo. Mais do que aprender a utilizá-la, trata-se de adotar a postura adequada e aprimorar a forma de atendimento. O FOCO é um sistema mais robusto e totalmente personalizado, contando com paineis e relatórios mais completos, além de estar integrado com outras ferramentas de relacionamento do Sebrae, como o Marketing Cloud”, detalhou.
Rhayanne Ribeiro, agente de desenvolvimento da Sala do Empreendedor de Lago dos Rodrigues, um dos municípios abrangidos pela regional de Bacabal, destacou o aprendizado proporcionado pelo treinamento. “Foram dois dias de formação importantíssimos para nós que precisamos desses conhecimentos. É muito mais proveitoso quando existe essa transmissão de conhecimentos de forma presencial, porque nós podemos tirar dúvidas e utilizar todo o aprendizado para melhorar a qualidade do atendimento em nossas Salas do Empreendedor”, afirmou.
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Salas impulsionam MEIs e formalização de empresas – As Salas do Empreendedor são locais de atendimento que fornecem informações e orientações sobre a abertura, funcionamento e formalização de empresas, além de oferecer direcionamento e capacitação para Microempreendedores Individuais (MEI). Somente em 2024, mais de 3 mil atendimentos foram realizados nas 19 Salas do Empreendedor ativas na regional de Bacabal.