Sebrae Maranhão lança seletivo com bolsas de R$ 5 mil para Agentes Locais de Inovação

O Sebrae Maranhão, com apoio da FAPETEC (Fundação de Apoio à Pesquisa, Ensino, Cultura e Tecnologia), abriu processo seletivo para concessão de bolsas no âmbito do projeto Agentes Locais de Inovação (ALI). São oferecidas 485 vagas distribuídas em cinco modalidades: Ecossistemas de Inovação, Educação Empreendedora, Produtividade, Rural e Indicação Geográfica (IG). Todas as categorias oferecem bolsas de estímulo à inovação de R$ 5 mil mensais.

Cada bolsista atuará de forma presencial, aplicando metodologias ágeis e realizando diagnósticos, acompanhamentos, oficinas, relatórios e entregas de produtos técnicos e bibliográficos. De acordo com Tereza Cristina, coordenadora da Rede de Agentes do Sebrae Maranhão, a atuação dos ALIs está diretamente ligada ao empreendedorismo local e ao desenvolvimento sustentável, contribuindo para a potencialização da inovação nas micro e pequenas empresas.

“Ao oferecer bolsas para o Programa ALI, o Sebrae aposta na inovação como força propulsora do desenvolvimento local. A iniciativa fortalece o empreendedorismo, aumenta a competitividade das micro e pequenas empresas e impulsiona o crescimento sustentável dos territórios. Com isso, promove inclusão social, mais dignidade, gera novas oportunidades e contribui diretamente para a melhoria da qualidade de vida de milhares de brasileiros”, avalia Tereza Cristina.

São oferecidas 485 vagas distribuídas em cinco modalidades. (Divulgação)

As inscrições seguem até o dia 6 de maio e devem ser realizadas por meio do portal da FAPETEC (www.fapetec.org). O processo seletivo é composto por três etapas, que avaliarão os conhecimentos, o currículo e as habilidades do candidato. Todas as fases serão remotas, com acompanhamento pelo portal da FAPETEC.

As bolsas para as modalidades Ecossistemas de Inovação, Educação Empreendedora, Produtividade e Indicação Geográfica (IG) estão previstas para iniciar no dia 1° de julho de 2025, enquanto as do ALI Rural têm início previsto para 1° de agosto de 2025.

Ecossistemas de Inovação

Os Agentes Locais de Inovação (ALI) – Ecossistemas atuam na ativação da inovação no território, como forma de articular, integrar e dinamizar os atores de inovação, contribuindo para a promoção do desenvolvimento local e dos pequenos negócios. A bolsa para essa modalidade terá duração de até 18 meses.

São oferecidas 31 vagas (uma com início imediato e 30 de reserva), distribuídas nas regionais de Balsas, Imperatriz e São Luís. A exigência é graduação completa em qualquer área de atuação, em curso reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), e experiência, como profissional de nível superior, de, no mínimo, seis meses em inovação e/ou gestão de negócios.

Educação Empreendedora

Os Agentes Locais de Inovação (ALI) – Educação Empreendedora promovem o extensionismo tecnológico para estimular a incorporação da temática de inovação nas práticas educacionais das instituições de ensino, atuando na implantação da educação empreendedora no planejamento educacional. A bolsa para essa modalidade terá duração de até 24 meses.

São oferecidas 176 vagas (seis com início imediato e 170 de reserva), distribuídas nos municípios de Açailândia, Santa Inês, Bacabal, Balsas, Pinheiro, Grajaú, Presidente Dutra, Caxias, Imperatriz, Chapadinha, Rosário/Santa Rita e São Luís.

A exigência é graduação completa, em curso reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), nas áreas de administração, administração pública, engenharias, pedagogia, licenciatura, comunicação social ou marketing, além de experiência comprovada de, no mínimo, seis meses em atividades relacionadas à atuação na educação, gestão pedagógica, tecnologias da educação e inovação no campo educacional.

Inscrições para o processo seletivo seguem até o dia 6 de maio. (Sebrae/Divulgação)

Produtividade 

Os Agentes Locais de Inovação (ALI) – Produtividade têm como objetivo desenvolver atividades de extensão tecnológica que permitam avaliar o impacto da inovação na produtividade dos pequenos negócios. A bolsa para essa modalidade terá duração de até 24 meses.

São oferecidas 133 vagas (três com início imediato e 130  de reserva), distribuídas nas regionais de Açailândia, Bacabal, Balsas, Santa Inês, Pinheiro, Grajaú, Presidente Dutra, Caxias, Imperatriz, Chapadinha, Lençóis Munim e São Luís.

A exigência é graduação completa em qualquer área de conhecimento, em curso reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), e ter experiência, como profissional de nível superior, de, pelo menos, seis meses em administração, contábeis, finanças, comunicação, marketing, gestão, empreendedorismo, inovação e/ou negócios industriais.

Rural 

Os Agentes Locais de Inovação (ALI) – Rural estimulam a pesquisa e o desenvolvimento de processos inovadores e sustentáveis para as empresas rurais, por meio de atividades de extensão tecnológica. A bolsa para essa modalidade terá duração de até 24 meses.

São oferecidas 125 vagas (cinco com início imediato e 120 de reserva), distribuídas nas regionais de Açailândia, Santa Inês, Bacabal, Balsas, Pinheiro, Barra do Corda, Presidente Dutra, Caxias, Imperatriz, Chapadinha, Lençóis Munim e São Luís.

A exigência é graduação completa nas áreas de engenharia agronômica; engenharia agrícola, engenharia florestal; engenharia de alimentos; engenharia de pesca; engenharia ambiental, medicina veterinária; zootecnia; gestão do agronegócio; tecnólogo em agronegócios, tecnólogo em alimentos, agroecologia, economia agrícola, mecanização agrícola ou cursos das ciências agrárias ou dos alimentos. Também é necessário ter experiência como profissional de nível superior, de, pelo menos, seis meses em atividades realizadas em propriedade rural ou agroindústria.

Indicação Geográfica

Os Agentes Locais de Inovação (ALI) – Indicação Geográfica têm como objetivo fortalecer as Indicações Geográficas brasileiras e torná-las inovadoras e mais sustentáveis. A bolsa para essa modalidade terá duração de até 18 meses. São oferecidas 20 vagas  de reserva, distribuídas nas regionais de Pinheiro e Lençóis Munim.

A exigência é graduação completa em qualquer área de conhecimento, em curso reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), e ter experiência, como profissional de nível superior, de, pelo menos, seis meses em inovação, gestão e/ou governança de coletividades.

Deixe seu Comentário
Ir Para o Topo