A equipe do Sebrae participou, nesta terça-feira (7) em Açailândia, de um encontro técnico voltado ao fortalecimento da cadeia da mandiocultura no município. A iniciativa é promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Agricultura, em parceria com o Sebrae e a Embrapa, e tem como foco apoiar agricultores familiares na organização da produção, aumento da produtividade e estímulo à agroindustrialização e comercialização da mandioca.
De acordo com o gerente do Sebrae em Açailândia, Breno Soeiro, o evento marca o início de uma ação estratégica que pretende impulsionar o desenvolvimento local. “Esse evento é muito importante porque marca o início da organização da cadeia da mandiocultura em Açailândia. Já existem algumas iniciativas em comunidades da região, e agora, com uma ação estruturada, conseguimos reunir os agricultores familiares para traçar metas e estratégias que realmente fortaleçam o desenvolvimento dessa cadeia produtiva”, afirmou.

O encontro faz parte de uma série de ações que inclui visitas técnicas às comunidades rurais e reuniões de alinhamento com os produtores. O cultivo da mandioca é um dos mais importantes da agricultura maranhense, com forte presença em regiões como a de Açailândia.
A atividade é essencial para a economia rural local, contribuindo para a segurança alimentar e gerando renda para centenas de famílias. Sendo a base para o funcionamento de pequenas agroindústrias, que produzem farinha, polvilho e outros derivados. Esse processo amplia as oportunidades de trabalho no campo e permite que os produtos derivados da mandioca tenham maior valor agregado, além de abrir espaço para inserção em novos mercados.

Programa Agro Maranhão e parcerias locais
A ação integra o Programa Agro Maranhão, uma iniciativa do Governo do Estado que tem como objetivo fortalecer cadeias produtivas do agronegócio por meio de assistência técnica, capacitação e parcerias com instituições como o Sebrae e a Embrapa. Em Açailândia, o programa vem sendo implementado com foco na cadeia da mandioca, articulando produtores, poder público e entidades de fomento ao setor.
“O Sebrae está envolvido diante da parceria que possui com o município. Já realizamos diversas ações no segmento do agronegócio dentro de Açailândia, por meio do Programa Agro Maranhão. Agora, também atuamos na cadeia da mandiocultura, oferecendo suporte não só na parte estratégica, mas também em comercialização, gestão financeira e ações de inovação”, completou Breno Soeiro, ressaltando que uma das metas é estimular o beneficiamento da mandioca para que os produtores explorem novos mercados com produtos mais competitivos e de maior valor.