Unidas pelo empreendedorismo: mãe e filha transformam malharia em negócio de sucesso no Maranhão

Criada há 39 anos, num dia 12 de junho, a Cabide Malharia é uma empresa familiar. Mais do que isso, um sonho de duas mulheres que são parceiras no negócio e na vida. Fundada pela mãe, Ana Suely Cavalcante, a empresa começou como uma camisetaria, focando só as básicas de algodão. Mercado mudando, o passo seguinte foram os shorts de tactel. Por muitos anos, esses foram os carros-chefes e fonte de sustento, mas também o diferencial para fazer da Cabide presença habitual nas feiras de negócios no antigo Espaço Cultural.

Ana Suely e Tatiana juntas constroem empresa que rima com amor e criatividade. (Divulgação)

Mais mudanças no perfil de consumo de São Luís fizeram a empresa se transformar em uma malharia sob medida. “As pessoas procuravam produtos diferenciados, tamanhos especiais não encontrados em outras lojas do ramo, o plus size. Percebendo isso, fomos virando uma malharia sob medida, enquanto trabalhávamos com fardamentos empresariais e escolares, mas sem deixar de lado a moda básica (as camisetas e bermudas)”, relembra a diretora da empresa, Tatiana Oliveira.

Já identificada com esse nicho, veio a ideia de oferecer artigos em azul e branco, especiais para as devotas de Maria, no mês de maio. “Éramos a única empresa a fazer por encomenda esses itens. E, com isso, fomos abrindo um leque mais amplo e ocupando mais espaço no mercado”, diz Tatiana.

Moda autoral, marcada pela criatividade e sintonia com o mercado

O negócio foi, então, crescendo e a Cabide, se tornando conhecida e com mais clientes vindos da propaganda boca a boca. Até que veio a pandemia. “Eu já trabalhava na parte financeira. Na pandemia, achamos que realmente a gente fosse fechar. Era preciso nos modernizar. A gente não tinha Instagram, site, serviço de entrega, nada disso”, lembra.

Foi então que Tatiana, após a aposentadoria da mãe, decidiu pegar para si o sonho de fortalecer o negócio, com a responsabilidade de não fechar e voltar a disputar o mercado. “Por muitos anos, lideramos o mercado e eu pensei que não poderia desistir. Assim, permanecemos firmes. Só na minha gestão já são quase seis anos. À frente da empresa, fui colocando outros sonhos em prática, como nossas estampas autorais, que caíram nas graças do consumidor. Hoje, é um reboliço na cidade quando vamos lançar uma nova coleção (em média 3 a 4 por ano). Trabalhamos com um olhar atento para o mercado, mas não renunciamos aos sonhos que nos trouxeram até aqui”, diz ela.

Tatiana e Ana Suely encaram o desafio de serem modelos para os artigos em azul, para o mês de Maio, tornaram-se marcas na trajetória da Cabide. (Divulgação)

Entre esses sonhos, trabalhar com linho, com moda autoral e levar isso para as mulheres, fazendo-as compreender seus corpos e aprenderem a se valorizarem, ganharam destaque, tornando a empresa uma referência no setor.

Ana e Tatiana ilustram bem o perfil da maioria das empreendedoras do Brasil. Dados do estudo “Empreendedorismo Feminino”, elaborado pelo Sebrae e divulgado em novembro último, revelam que 67% do total delas têm filhos e encaram o desafio de conciliar empresa com a prole. Participante do Mobiliza SLZ, a Cabide se fortaleceu, reposicionou-se no mercado com criatividade, sempre antenada com os anseios de seu consumidor-alvo.

Para celebrar as mães, coleção especial

Para este Dia das Mães, chama atenção uma linha inspirada nas mães, que evoca afeto, amor e devoção filial. “Para a linha de camisas de linho, a inspiração vem da necessidade de atender ao público do azul e branco, devotos e pagadores de promessas. Para esses, sempre fizemos as camisas de Nossa Senhora; então, pensei: – Agora, quero fazer camisas básicas para o Dia das Mães. E, assim, a gente não rotula como aquela coisa tradicional e podemos mostrar nossos vários lados”, explica ela.

Assim, a linha para as Mães, segundo conta Tatiana, inclui estampas como a onça, que aludem à mãe que é bicho doido, “porque a gente é feroz, é onça, defende a cria”, explica. E, ainda, o coração em forma de nó, simbolizando o amor infinito. O produto não é exclusivo para mães e serve para presentear outras pessoas, embora também seja pensando para quem já perdeu a mãe ou perdeu um filho, ou, ainda, para quem vive longe da mãe. Outra estampa de destaque é o coração em forma de casa, para mostrar que o lar envolve amor, sendo o lugar onde, quem é mãe, vai sempre estar. Além destas, uma última estampa, a reza de mãe e a de Nossa Senhora, também para as clientes devotas e para quem acredita no “poder de uma mãe, e que a oração e a fé, salvam e movem montanhas”.

Estampas inspiradas na fé e no amor materno desfilam nas camisetas da Coleção Dia das Mães 2025. (Divulgação)

“Apostamos alto no Dia das Mães. Essa data é como se fosse o nosso Natal. Nossa expectativa é que os produtos vendam bem. Temos também opções alternativas. Com as camisetas custando, em média, R$ 70 reais, oferecemos ecobags com dizeres especiais, de valores até mais baixos do que R$ 35”, ressalta a empreendedora. “Nossa tática é apostar que, por serem produtos acessíveis, quem compra consegue presentear mais mulheres da sua vida: mães, avós, tias, amigas. E isso vai se refletir no faturamento”, enfatiza.

Motivos da escolha – O que será que conta mais na hora da escolha do presente em uma data tão simbólica? Valor monetário ou afetivo? “Na minha opinião, o consumidor leva em conta a qualidade. Isso tenho visto desde que a Cabide existe. Entretanto, em datas como esta, o consumidor busca balancear preço, qualidade e um toque de afeto. Essa é uma data em que as pessoas capricham. Então, afeto e qualidade, por vezes, estão à frente do preço, mostrando o tanto de carinho que você quer mostrar para uma pessoa muito especial quanto às nossas mães”, completa Tatiana.

Ao driblar as dificuldades típicas da gestão dos negócios familiares, Tatiana e Ana Suely celebram a união, a capacidade de cultivar e acreditar em sonhos e visão estratégica de negócios como premissas fundamentais para o crescimento da empresa. “A Cabide cresceu sustentada em valores que não se perderam no tempo”, reflete Tatiana. “Tendo minha mãe como inspiração, o caminho, embora árduo, foi sempre muito feliz”,

Datas comemorativas

Vestindo Cabide, Danielle Abreu destaca Dia das Mães como oportunidade para inovar com produtos criativos. (Sebrae/Divulgação)

O Dia das Mães quase rivaliza com o Natal como apelo de vendas. Costuma ampliar o faturamento dos pequenos negócios em mais de 30% comparado a um mês normal. Conforme Danielle Abreu, analista do Sebrae e gestora de projetos de Economia Criativa, o empreendedor deve olhar com atenção para as datas comemorativas como uma grande oportunidade para inovar e ampliar seus lucros. Para aproveitar bem as oportunidades com essa data, ela sugere planejar antecipadamente, criar opções de divulgação criativas, personalizar a comunicação e oferecer experiências de consumo memoráveis. “Utilize as redes sociais para divulgar produtos, fazer parcerias estratégicas com outras empresas, além de oferecer promoções e itens personalizados” são estratégias importantes”, sugere ela.

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