Na AgroBarra, Sebrae mostra como inovação e conhecimento transformam a vida no campo

De 8 a 10 de maio, o Sebrae marcou presença na AgroBarra 2025, feira agropecuária promovida pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Barra do Corda e Prefeitura de Barra do Corda com o tema “Produção Sustentável no Centro Maranhense”. Ao longo dos três dias de evento, no espaço Juntos pelo Agro, em parceria com a Faema/Senar, a instituição promoveu palestras e orientações empresariais com foco em inovação e no fortalecimento das cadeias produtivas locais.

Entre os temas apresentados foi o “Desenvolvimento da apicultura no Maranhão”. Durante a palestra, foi apresentado um panorama da cadeia produtiva do mel no estado, com ênfase no trabalho realizado em Barra do Corda. Atualmente, um grupo de 11 apicultores da região recebe consultorias voltadas à melhoria da qualidade e à comercialização do mel, demonstrando, na prática, os resultados do apoio técnico oferecido.

O Sebrae é parceiro desde a primeira edição da feira participou no espaço Juntos pelo Agro. (Sebrae/Divulgação)

Empreendedores atendidos pelo Sebrae participaram da feira expondo seus produtos — como Rainério Ferreira da Silva, que hoje mantém dois apiários com 19 colmeias. “Comecei em 2020, sem equipamentos. O Sebrae tem ajudado muito com consultorias. Todo mês eles vêm, acompanham a produção e ensinam muita coisa. A gente está colocando em prática o que aprende. Estou gostando demais de trabalhar com o Sebrae”, relatou.

Outro exemplo é Arlindo Alencar, que também iniciou na atividade em 2020 e atualmente mantém 50 colmeias, com uma linha diversificada de produtos: mel com pólen, compostos naturais e até cosméticos derivados do mel. “Trabalho sozinho e faço tudo: manejo, extração, rotulagem e vendas, inclusive para fora da cidade. O Sebrae me ajudou muito na parte comercial, na rotulagem e na qualidade do produto. Quero melhorar cada dia mais”, contou.

A feira é uma oportunidade para apresentar os produtos produzidos na região para um um público mais ampliado. (Sebrae/Divulgação)

Como alternativa para facilitar o acesso dos produtores a técnicas inovadoras e suporte tecnológico, foi apresentado o programa Sebraetec, que conecta empreendedores a consultorias especializadas em inovação e tecnologia. O tema foi um dos pontos altos da feira. Para o produtor José Laércio, a palestra foi um divisor de águas: “Saio com outra visão. O Sebraetec mostra que é possível produzir com mais eficiência. Isso é essencial para nós, pequenos”, avaliou.

Aliança pelo desenvolvimento rural

A AgroBarra 2025 reuniu diversos parceiros comprometidos com a transformação do campo, como Faema/Senar, UEMA, IFMA, Banco do Nordeste e secretarias estaduais. O vice-prefeito de Barra do Corda, João Pedro, destacou a importância da qualificação dos produtores locais. “O que estamos fazendo aqui é desenvolvimento. Buscando alternativas — aliás, para mim, alternativa para desenvolver a nossa região só tem uma: é a pecuária e a agricultura. Mas uma agricultura moderna, feita de forma diferente do que ainda é praticado. A feira é justamente para isso: modernizar, trazer informação para que o produtor possa fazer o que já sabe fazer, mas com mais eficiência”, destacou.

O presidente do Sistema Faema/Senar, Raimundo Coelho, também reforçou o compromisso com a capacitação no campo. “Levamos tecnologia e conhecimento prático aos pequenos produtores, em parceria com o Sebrae e os sindicatos. É isso que gera renda e transforma realidades”, pontuou.

“O Senar trabalha da porteira para dentro; o Sebrae atua da porteira para fora. Nosso papel é profissionalizar esses produtores, mostrar como vender, como negociar, como acessar novos mercados. É fortalecer as cadeias produtivas para que os produtos do Maranhão tenham mais valor e cheguem mais longe”, destacou Rodrigo Delmindo, gerente em exercício da Unidade de Negócios do Sebrae em Grajaú.

Palestras complementam a programação com apresentação de temas como inovação e desenvolvimento produtivo local. (Sebrae/Divulgação)
Deixe seu Comentário
Ir Para o Topo