Teve início nesta quarta-feira (14), o Encontro Nacional de Diretores de Administração e Finanças (DAF) do Sistema Sebrae, em São Luís. Reunindo mais de 80 participantes entre diretores, gerentes, gestores, coordenadores e assessores de diversas unidades da instituição no país, o evento – realizado pela primeira vez na capital maranhense – visa alinhar estratégias e compartilhar conhecimentos para fortalecer a governança interna e a sustentabilidade do sistema.
O primeiro dia do Encontro DAF foi marcado por palestras sobre cultura organizacional e governança; planejamento estratégico; ecossistemas de aprendizagem e sustentabilidade econômica e financeira. A abertura do evento também contou com uma apresentação cultural que celebrou os ritmos do bumba meu boi, reggae e cacuriá.

A diretora de Administração e Finanças do Sebrae Nacional, Margarete Coelho, enfatizou a importância do evento para aprimorar os processos internos da instituição e alinhar as estratégias definidas nacionalmente, a fim de executá-las com a necessária adaptação às realidades locais.
“O Encontro DAF é um momento importante para alinharmos estratégias, compartilharmos experiências e fortalecermos nossa atuação conjunta. Ele reforça a integração entre o Sebrae Nacional e os estaduais, garantindo que as diretrizes sejam aplicadas com adaptação às realidades locais. Trabalhar de forma integrada nos permite melhorar a gestão e ampliar os resultados entregues aos pequenos negócios”, frisou Margarete.

Também presente no evento, o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Maranhão, Celso Gonçalo, destacou que o Encontro de Dirigentes DAF é uma valiosa oportunidade de troca e construção coletiva, que possibilita o fortalecimento da atuação do Sebrae com coerência e responsabilidade.
“A realização deste encontro tem um simbolismo muito especial. Este evento marca não apenas um ponto de encontro entre diretores, mas um ponto de convergência entre nossas experiências, desafios e soluções. É o momento para fortalecermos nossas parcerias internas, alinharmos diretrizes e, principalmente, reafirmarmos o valor da nossa missão institucional”, declarou.
A diretora de Administração e Finanças do Sebrae Maranhão, Edila Neves, evidenciou, ainda, o objetivo do evento de aperfeiçoar os processos internos da instituição, por meio da atuação integrada e colaborativa.
“Este é um momento de conexão e de integração entre os diretores de Administração e Finanças. É uma oportunidade para discutirmos, avaliarmos e compartilharmos nossas experiências, contribuindo de forma direta para o fortalecimento da nossa atuação. Por meio deste diálogo aberto, buscamos encontrar as melhores soluções e estratégias para enfrentarmos desafios e potencializarmos o resultado do nosso trabalho”, disse.

Programação – O Encontro de Dirigentes DAF segue até o dia 16 de maio, sexta-feira. No segundo dia do evento, os convidados participarão de novas palestras voltadas para a temática de governança, além de acompanhar a Caravana Sebrae Delas, no Multicenter Negócios e Eventos. O encerramento do encontro, por sua vez, será marcado por uma visita técnica ao bairro Liberdade, maior quilombo urbano da América Latina.

“Seguindo a programação do Encontro, teremos momentos de aprendizado, visitas técnicas e uma imersão cultural no Quilombo Liberdade, uma experiência bem-sucedida, fruto de parcerias entre instituições públicas e privadas. Durante o Encontro, também ocorrerá a ExpoMei, voltada aos pequenos negócios, especialmente microempreendedores individuais. Outro destaque é a Caravana Delas, parte dessa programação construída em conjunto com os estados e o Sebrae Nacional”, concluiu o diretor técnico do Sebrae Maranhão, Mauro Borralho, também presente no Encontro DAF.