Chapada das Mesas avança na construção de plano de desenvolvimento turístico com apoio do Sebrae

Com o objetivo de construir um turismo mais integrado e sustentável na região sul do Maranhão, o Sebrae realizou, nesta terça-feira, em Carolina, o segundo Workshop de Turismo da Chapada das Mesas. A iniciativa reuniu representantes do poder público, empresários do trade turístico e consultores especializados para validar propostas e avançar na construção do Plano de Desenvolvimento Turístico da Chapada das Mesas.

De acordo com Allana Diniz, analista do Sebrae em Balsas, a ação faz parte de um planejamento estratégico que vem sendo construído em parceria com os atores locais. “Esse é o momento que fortalece e transforma o turismo dentro do nosso polo, tornando-o mais integrado e sustentável. A escuta ativa e a validação das ações são essenciais para garantir que o plano esteja alinhado com as necessidades reais do território”, destacou.

O workshop faz parte do direcionamento estratégico para o turismo no estado do Maranhão, com um olhar para a Chapada das Mesas. (Sebrae/Divulgação)

O consultor Luiz Carlos Barbosa, responsável técnico pelo projeto, reforçou que o workshop integra a primeira etapa do processo de construção do plano, com foco na realização de um diagnóstico. “Estamos consolidando um levantamento do que já existe e do que precisa avançar. As ações validadas aqui vão dar concretude ao planejamento, permitindo que, em três, quatro, cinco anos, a Chapada das Mesas esteja consolidada como destino turístico nacional”, explicou. Ele destacou ainda o diferencial da região: “A Chapada tem uma diversidade de atrativos que combinam natureza e água, elementos que proporcionam experiências de reconexão e até de cura. Esse é um potencial que precisa ser valorizado e promovido”, salientou.

Localizada no sul do Maranhão, a Chapada das Mesas é um destino de ecoturismo que impressiona pela exuberância natural, com cachoeiras cristalinas, rios, serras e formações rochosas únicas. Além das atrações naturais, a região também se destaca como palco de aventura para os visitantes mais corajosos. Trilhas desafiadoras, rapel, tirolesa e outros esportes radicais garantem uma dose extra de adrenalina e fazem da Chapada um destino completo para quem busca experiências marcantes em meio à natureza.

Para os empresários locais, o evento representou uma oportunidade concreta de aprendizagem e de acesso a novas possibilidades de financiamento e qualificação. Marcos Vinicius Fragoso Arruda, proprietário da Chácara Aconchego, avaliou positivamente a iniciativa: “É um momento muito importante de aprendizado. O Sebrae está mostrando caminhos para a gente buscar os recursos necessários e isso mostra uma preocupação real com o desenvolvimento do turismo”, disse.

O evento reuniu representantes do poder público, empresários do trade turístico e consultores especializados.(Sebrae/Divulgação)

O secretário Municipal de Turismo de Carolina, Nilton Coelho, também destacou a relevância da atuação do Sebrae para o fortalecimento do setor. “O Sebrae sempre foi um parceiro fundamental para as nossas empresas. Já participamos de diversas ações, como o Aventura Natural e o Integra Chapada, e hoje, com esse workshop, conseguimos balizar onde estamos e o que queremos para o futuro. Essa consultoria é essencial para termos um plano de ação bem estruturado para a gestão de 2025 a 2028”, afirmou.

Além de validar ações para o plano, o evento também consolidou o compromisso dos diversos segmentos envolvidos com a construção de um turismo mais estruturado e competitivo para a região. A próxima etapa será a formulação conjunta do plano definitivo, com foco na captação de recursos e na consolidação do destino Chapada das Mesas no cenário nacional.

Deixe seu Comentário
Ir Para o Topo