Ecossistema de energias renováveis: Sebrae apresenta o programa Trilha Solar a empresários de Santa Inês

O Sebrae promoveu, nesta quinta-feira (22), em Santa Inês, um encontro com empresários do setor de energias renováveis para apresentar a Trilha Solar, programa do Sebrae que oferece mentorias e capacitações com foco no fortalecimento estratégico e financeiro dos negócios do ramo. Na ocasião, também estiveram presentes representantes do Banco do Nordeste e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), para propor linhas de crédito destinadas a impulsionar o desenvolvimento das empresas.

A Trilha Solar abrange oficinas temáticas, mentorias presenciais e consultorias especializadas nas áreas de Gestão Estratégica; Marketing e Mídias Digitais; Gestão Financeira; Gestão Comercial; Qualidade e Processos e Cultura Organizacional. Ao longo do encontro, os empresários do setor de energia solar conheceram os detalhes dessas ações e participaram de um Kick Off, metodologia voltada à discussão de problemáticas identificadas dentro das empresas.

Programa oferece oficinas temáticas, mentorias presenciais e consultorias especializadas em seis áreas. (Sebrae/Divulgação)

Durante a atividade, os participantes listaram os 10 principais problemas enfrentados em sua área de atuação e analisaram, em conjunto, as melhores soluções para cada um deles, facilitando a elaboração de um plano de ação mais assertivo para as empresas. Segundo o gerente da Unidade de Negócios do Sebrae de Santa Inês, Adalberto Fraga, o evento propôs ao empresariado soluções focadas em gestão, tecnologia e inovação, a fim de ajudá-los a alcançar resultados positivos para o segmento.

“É fundamental pensarmos na importância de sensibilizar essas empresas quanto ao valor do projeto que está sendo proposto. É essencial mostrar a elas que existem soluções concretas, especialmente em gestão, tecnologia e inovação, capazes de melhorar significativamente a administração dos pequenos negócios inseridos nessa cadeia. A relevância desse trabalho é indiscutível, e é preciso levar conhecimento a esses empresários, mostrando que há caminhos reais para enfrentar os desafios que, inclusive, foram debatidos aqui”, frisou.

Empresário Cássio Oliveira, fundador da VM Energy, participando do Kick Off. (Sebrae/Divulgação)

O empresário Cássio Oliveira, fundador da VM Energy, foi um dos participantes do evento. De acordo com ele, o encontro foi fundamental para a identificação de erros comuns no mercado, orientando-os, assim, a aplicar soluções eficazes e inovadoras em seus negócios. “A principal importância do evento de hoje foi nos mostrar o caminho certo para que evitemos erros recorrentes no mercado. Acreditamos que uma iniciativa como essa contribui significativamente para o nosso enriquecimento empresarial e amplia nossa visão sobre as possibilidades de atuação”, destacou.

Polo Sebrae de Energias Renováveis

A Trilha Solar é uma das soluções do Polo Sebrae de Energias Renováveis, ecossistema que impulsiona o setor de energias limpas no Brasil, estimulando empreendedores, pequenas empresas e startups que atuam ou desejam atuar nos setores de energia eólica, solar fotovoltaica e biogás.

Encontro contou com a presença de empresários do setor de energias renováveis e de representantes do Banco do Nordeste e do Senai. (Sebrae/Divulgação)

Segundo Ricardo Cruz, analista do Sebrae em Santa Inês, a apresentação da Trilha Solar aos empresários locais tem como objetivo fomentar um ambiente propício para a geração de conexões estratégicas e de negócios de sucesso no setor de energias renováveis.

“Buscamos compreender melhor o ambiente de negócios local e torná-lo cada vez mais favorável, não apenas para as empresas fornecedoras, mas também para identificar os principais gargalos enfrentados por elas. A proposta é entender as dores do empresariado e, assim, oferecer respostas mais assertivas e eficazes para o desenvolvimento do setor”, finalizou.

Deixe seu Comentário
Ir Para o Topo