Cidades pequenas, grandes oportunidades!

Representantes do Sebrae e da Sala do Empreendedor prestigiaram a inauguração da padaria Pão de Casa (Sebrae/Divulgação)

Perceber uma necessidade não atendida e transformá-la em oportunidade. Assim começa a história da padaria Pão de Casa, recém-inaugurada em Sítio Novo (MA). O casal Glaucus Berg Lima Barros e Cleidiane Barros costumavam visitar a cidade nos feriados e finais de semana, e notava a ausência de opções de alimentação de qualidade no bairro.

A partir dessa percepção veio a decisão de abrir uma padaria com produção própria, atendimento humanizado e preços acessíveis. “Sentimos que faltava esse tipo de serviço. A ideia surgiu da convivência com a comunidade e da nossa vontade de oferecer um produto diferenciado”, conta Glaucus.

O empreendimento reúne a experiência familiar em comércio com dois outros empreendimentos na cidade com a veia empreendedora do casal que vem buscando capacitação. “Participei da primeira turma 100% digital do Empretec Maranhão, em abril de 2024. Foi um divisor de águas. A gente abre a mente e sai de lá aceleradíssimo, querendo montar vários negócios”, afirma.

Hoje, o negócio emprega sete pessoas fixas e o casal já articula novas capacitações junto ao Sebrae, visando aprimorar ainda mais o atendimento. “O retorno tem sido muito positivo. A comunidade aprovou a ideia e percebemos que nossa proposta atende a uma demanda real”, avalia Glaucus.

Atendimento, sabor e ambiente acolhedor são os diferenciais que os empreendedores que reforçar na padaria (Sebrae/Divulgação)

Oportunidade: crescer no interior

Com cerca de 17 mil habitantes e o sétimo maior rebanho bovino do estado, Sítio Novo possui economia baseada principalmente na agropecuária e no comércio varejista. Esse ambiente, com baixa densidade populacional e forte identidade comunitária, favorece a instalação de pequenos negócios.

De acordo com dados do DataSebrae, o município conta com um total de 471 empresas ativas, sendo 245 Microempresas (ME), 178 Microempreendedores Individuais (MEI), 26 Empresas de Pequeno Porte (EPP) e 22 de demais portes. A maior parte dessas empresas atua no setor do comércio, com 318 estabelecimentos, seguido pelos segmentos de serviços (108), agropecuária (19), construção (13) e indústria (13).

A exemplo de Sítio Novo, pequenos negócios movimentam as economias locais, geram empregos e preenchem lacunas importantes no mercado. A proximidade com o cliente, custos mais baixos e menor concorrência são alguns dos atrativos de se empreender em cidades menores.

A panificação é um exemplo de negócio para esse perfil de cidade. Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria (ABIP) setor de panificação está aquecido: a cada minuto, seis novas padarias são abertas no Brasil. O segmento movimenta aproximadamente R$ 105 bilhões por ano, com destaque para iniciativas que unem produção artesanal e atendimento diferenciado.

“Aqui em nosso território temos vários exemplos como o da Padaria Pão de Casa, que mostra que é possível empreender em cidades menores. Importante estar atento para as demandas não atendidas na cidade. Vale ressaltar que o Sebrae está aqui para apoiar esses novos empreendimentos, seja com gestão financeira, capacitação e mesmo com acesso ao mercado para ampliar as possibilidades de vendas. E também para conectar esses empreendedores com outras oportunidades no município como, por exemplo, a demanda turística que já abre outras possibilidades”, concluiu o analista do Sebrae em Grajaú, Rodrigo Delmindo.

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