Apoiada pelo Sebrae, Equipe Pugnator é bicampeã do Torneio Sesi de Robótica na edição 2025

Inspirada nos grandes guerreiros que tem a inteligência e a ciência como armas, a equipe Pugnator, formada por alunos da Escola Anna Adelaide Bello – Sesi Alemanha, em São Luís, é uma das grandes vencedoras da edição 2025 do Torneio Sesi de Robótica – Regional Maranhão. O grupo venceu três das cinco etapas da categoria F1 in Schools, entre elas a de carro mais veloz e o de melhor desempenho técnico em pista. No total foram premiadas 16 equipes, sendo 12 na modalidade FLL e quatro na F1, incluindo escolas da capital, do interior, de municípios como Imperatriz, Timon, e de outros estados, como Parnaíba, no Piauí.

Luiza Camões, da equipe Pugnator, celebra conquista inédita. (Sebrae/Divulgação)

Formada pelos alunos Pedro Lucas, Luiza Camões, Yandra Abreu, Maria Eduarda e Arthur Victor, a equipe, com alunos de idade entre 15 e 18 anos, tornou-se bicampeã do torneio, repetindo o feito de 2024 quando conquistou premiações em número recorde.

Esse resultado resulta de uma preparação de oito meses, apoiada por técnicos e orientadores especializados, tendo um sabor especial. “A conquista nos enche de orgulho. Um misto de sensação de dever cumprido com ansiedade pela etapa nacional, que conquistamos com muito esforço e trabalho”, explica Luiza Camões, responsável pelo Marketing do grupo. “Essa conquista só foi possível graças ao apoio do Sebrae”, acrescentou ela.

Participantes aguardam premiação ansiosos para conferir o desempenho no Torneio de Robótica 2025. (Sebrae/Divulgação)

A premiação da etapa Maranhão do Torneio Sesi de Robótica, realizada no Multicenter Negócios e Eventos neste domingo (16), movimentou 102 equipes de escolas públicas e privadas de 10 estados e vários municípios do Maranhão (na modalidade FLL) e 20 equipes na F1 in Schools. A competição envolveu desafios de robótica centrados no tema Submerged, com a proposta de gerar soluções para problemas ambientais. Participaram do torneio equipes de Alagoas, Amapá, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Paraná, Piauí, Sergipe e Tocantins.

Durante a premiação, o superintendente regional do Sesi/MA, Diogo Lima, ressaltou as parcerias e perspectivas futuras do Torneio. “Que esta iniciativa possa se expandir, sempre com o apoio de grandes parceiros, como o Sebrae. Fizemos história nesta edição e desejamos que as sementes aqui lançadas se espalhem gerando muitos frutos”, disse ele. Já o presidente da Fiema e diretor Regional do Sesi/MA, Edilson Baldez, enfatizou as expectativas para 2026. “No próximo ano, teremos um evento ainda mais grandioso”, celebrou ele, saudando os participantes. “Todos aqui são vencedores, independente da premiação”, completou o dirigente.

Autoridades participam do encerramento de edição histórica do Torneio de Robótica Sesi. (Sebrae/Divulgação)

Sebrae promove ativações para crianças e adolescentes, mobilizando muitas famílias

O Sebrae marcou presença no Torneio de Robótica com ativações e demonstrações de inteligência artificial. No total, foram mais de 1200 crianças e adolescentes participando da “Bolha do Empreendedor”; mais de 100 participantes no Game do Empreendedor, com quatro rodadas diárias, com 12 participantes em média cada uma delas. E, além disso, 72 interações com a LIS, a Inteligência Artificial do Sebrae, disponível no estande da instituição.

Bolha do Empreendedor convida crianças e adolescentes a descobrir suas próprias características como empreendedores. (Sebrae/Divulgação)

Para o presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae, Celso Gonçalo, “como ente do Sistema S, o Sebrae cumpriu importante papel na edição 2025 do Torneio”. “Estivemos presentes, apoiando a realização e mostrando para os jovens e as nossas crianças o valor do empreendedorismo e a importância da inovação, de forma muito criativa”, frisou o presidente.

Estudantes como Lucas Silva, de 13 anos, da escola Rosália Freire, da Vila Isabel (em São Luís), aproveitaram a Bolha do Empreendedor para refletir sobre o perfil empreendedor. Em uma bolha cheia de balões coloridos, cada um com uma característica dos empreendedores, jovens e adolescentes de 4 a 18 anos, puderam mergulhar na descoberta de possibilidades no universo empreendedor. “Meu balão foi sobre autoconfiança e autoeficácia. Tem tudo a ver comigo. Eu confio em mim e sei fazer as coisas muito bem”, explicou ele. Aluno do ensino médio, Lucas quer seguir os estudos no campo da Administração. “Essa área me interessa muito. Eu quero ser um grande empreendedor”, planeja ele.

Participante da ativação Bolha do Empreendedor, Lucas Silva reforça desejo de empreender no futuro. (Sebrae/Divulgação)

Muitos pais também estimularam os filhos a embarcar na dinâmica. É o caso da família Abreu. O casal Valter e Natália levou os filhos Hugo (de 15 anos) e Hélida, de 10, para ver de perto a experiência da Bolha. “Foi muito interessante; me mostrou que determinação é importante para tudo na vida”, disse Hugo. “Adorei! A gente se sente perdido no começo, mas depois, prestando atenção e se concentrando, dá certo”, disse Hélida.

Encarregado de conduzir as rodadas do Game do Empreendedor, o consultor Leandro Vidal detalhou a experiência. “Nesse game, exploramos, através de uma disputa, os comportamentos empreendedores, levando os alunos a perceberem que ser um empreendedor não necessariamente está ligado a ter um próprio negócio, mas, em sim, ter comportamentos empreendedores”, explicou Vidal.

Estudantes participam do Game do Empreendedor. (Sebrae/Divulgação (Sebrae/Divulgação)

Para a gerente da Unidade de Empreendedorismo Territorial do Sebrae, Hildenê Maia, a presença das famílias e o conceito do evento foram fundamentais para estimular a interação com jovens e crianças. “Tudo foi pensado com muita criatividade, com características lúdicas. Com isso, o evento se tornou um espaço para que os pais pudessem se conectar com seus filhos, mostrando questões que vão ser decisivas no futuro, de forma muito atraente para eles”, argumentou ela.

“Em ambientes que focam a educação, a tecnologia, a inovação, o uso das metodologias ativas é muito importante para despertar no aluno a semente do protagonismo, especialmente na tomada de decisão sobre carreiras e o próprio futuro. Com as ativações, proporcionamos experiências e reflexões que eles vão levar para a vida”, concluiu ela.

Abertura Solene: Sebrae reforça impacto educativo e papel da tecnologia para o jovem empreendedor 

Com a participação de mais de três mil pessoas, entre competidores, visitantes, famílias e autoridades, o Torneio Sesi de Robótica – Regional Maranhão teve sua abertura oficial no sábado (15), no Multicenter Negócios e Eventos.

Parceiros da educação no Maranhão: Celso Gonçalo, presidente do CDE Sebrae Maranhão; Carlos Brandão, Governador do Maranhão; Edilson Baldez, presidente da Fiema e diretor regional do Sesi MA; e Diogo Lima, superintendente regional do Sesi MA. (Sebrae/Divulgação).

Representando o Sebrae Maranhão, o presidente do Conselho Deliberativo Estadual (CDE), Celso Gonçalo, e o diretor Técnico, Mauro Borralho, prestigiaram a cerimônia, que teve a presença do governador Carlos Brandão e diversas autoridades.

Conduzida pelo presidente da Fiema e diretor regional do Sesi, Edilson Baldez, e pelo superintendente regional do Sesi/MA, Diogo Lima, a abertura enfatizou a importância do empreendedorismo inovador e da educação para fortalecer o Maranhão economicamente e gerar oportunidades.

Um total de 1.300 competidores participaram do Torneio, iniciativa do Sesi em âmbito nacional, voltada para promoção do aprendizado por meio da robótica, estimulando crianças e adolescentes a desenvolverem habilidades essenciais para o futuro.

Celso Gonçalo (Sebrae), Edilson Baldez (Fiema/Sesi) e Mauro Borralho (Sebrae). (Sebrae/Divulgação).

Durante a cerimônia, Gonçalo apontou a relevância do evento para a formação dos jovens e seu impacto na construção de trajetórias profissionais promissoras. “Trata-se de uma iniciativa muito importante, que estimula o desenvolvimento de diversas competências e terão impacto no futuro dos participantes como empreendedores”, afirmou. O presidente também reforçou o compromisso do Sebrae em apoiar ações voltadas à educação e à inovação. “Ao incentivar eventos como este, o Sebrae reafirma seu papel na formação de novas gerações mais preparadas para os desafios do mercado de trabalho, fortalecendo a cultura empreendedora desde cedo”, concluiu.

Deixe seu Comentário
Ir Para o Topo