Artesãos de Caxias e região participam do 1º Festival do Babaçu

O Sebrae marcou presença no 1º Festival do Babaçu, que acontece do dia 17 a 20 de julho, no município de Caxias. Sob o tema “Valorizando a quebradeira de coco babaçu”, o evento homenageia as quebradeiras de coco. A iniciativa é da Prefeitura de Caxias e da Associação dos Artesãos, em parceria com o Sebrae Maranhão.

“É uma honra para nós, enquanto Sebrae, podermos participar de um evento como esse, contribuir diretamente na capacitação das quebradeiras de coco e dos artesãos de Caxias e região”, destacou o gerente da Unidade de Negócios do Sebrae em Caxias, Stenio Pinheiro.

Artesanatos feitos pela Associação dos Artesãos de Caxias

O Festival do Babaçu representa uma oportunidade única para os empreendedores da região expandirem seus conhecimentos e negócios, além de estimular a produção de artesanatos e fomentar o turismo local.

De acordo com a artesã Neta Pinheiro, responsável pelo festival, o evento é idealizado por ela e as demais artesãs da região há alguns anos. “Esse evento é de suma importância! É um sonho de três anos atrás e realizado agora a sua primeira edição, mostrando para a população a beleza que envolve o coco babaçu e seu delineado”, disse.

Artesã Neta Pinheiro parabenizou o gerente Stenio Pinheiro, do Sebrae, pelo recebimento de troféu de agradecimento durante o festival

Capacitação

No segundo dia do evento, foi ministrada a palestra “Transforme a Sua Paixão em Fonte de Renda”, com a consultora Franciane Barradas, que teve como foco o desenvolvimento regional através do coco babaçu. A artesã Gracineide Coutinho, que participou da atividade, afirma que o momento é uma oportunidade de expor e comercializar o fruto.

Palestra do Sebrae abordou o desenvolvimento regional através do babaçu

“Para nós, artesãos, é um prazer muito grande estar idealizando e concretizando o Festival do Babaçu no município de Caxias, pela oportunidade de desmistificar que o babaçu só serve para a estação do azeite. O babaçu serve para muitas outras coisas, inclusive para impulsionar a economia do município, como na produção e venda dos produtos feitos a partir do fruto do babaçual”, defendeu Coutinho.

Deixe seu Comentário
Ir Para o Topo