Imagine saborear pratos que contam a história da região que você está visitando? Agora, adicione a essa experiência um toque de sofisticação, com apresentações impecáveis. Essa é a nova proposta do restaurante Tupinambá, que fica localizado no hotel de mesmo nome, no município de Santa Inês, Maranhão.
Antônio Tupinambá, empresário e proprietário do estabelecimento sentiu a necessidade de mudança, de aprimorar o cardápio oferecido aos hóspedes, e por que não, oferecer o ambiente ao público em geral? Mas para isso, ele também precisava de um planejamento para direcionar o crescimento do negócio. E buscou o Sebrae para obter esse apoio através de uma consultoria técnica especializada.
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O trabalho de consultoria focou em duas áreas cruciais para o sucesso do Hotel Tupinambá: o planejamento estratégico e a criação de um novo cardápio. No âmbito do planejamento estratégico, foram definidos os objetivos de curto, médio e longo prazo do hotel, bem como as ações necessárias para alcançá-los. Já no desenvolvimento do novo cardápio, o Sebrae explorou a culinária regional, valorizando os ingredientes locais e criando pratos inovadores que harmonizam com a identidade do hotel e o paladar dos clientes.
O negócio – Antônio Tupinambá é um jovem empresário de apenas 26 anos. Ele toca o seu negócio há dois anos. O hotel Tupinambá tem capacidade para hospedar 160 hóspedes e emprega um corpo de 26 funcionários. Parte desses, participaram das capacitações da consultoria, em um grupo de seis funcionários diretamente ligados ao setor alimentício, tanto na produção quanto no atendimento.
Essa foi a primeira parceria do Antônio Tupinambá com o Sebrae, que buscou esse atendimento por entender que seria o melhor caminho para alcançar seus objetivos de sucesso com o negócio. Para Antônio a consultoria superou as expectativas. “Sem a parceria do Sebrae não conseguiríamos trazer consultores tão bem qualificados para dentro do nosso negócio, com tão bons resultados que superaram nossas expectativas,” relatou o empreendedor.
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A importância das consultorias técnicas
A consultoria técnica é uma ferramenta que coloca à disposição do empreendedor o conhecimento de especialistas em diversas áreas, ajudando-o a superar dificuldades do dia a dia ou questões específicas que impactam na gestão e no desempenho dos negócios.
“No caso do Hotel Tupinambá, a consultoria foi crucial para a criação de um planejamento estratégico sólido e um cardápio inovador. Acreditamos que, com o apoio do Sebrae, empreendedores como o Antônio Tupinambá podem transformar a realidade dos seus negócios, se destacando no mercado cada vez mais competitivo,” contou Hudson Rondeau dos Santos Gomes, analista do Sebrae.
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Para o atendimento ao Hotel Tupinambá, o Sebrae destacou o especialista e professor de gastronomia, Chef Bezelga. Com vasta experiência na implantação e reestruturação de empresas de alimentos e hospedagens, além de criação de cardápios criativos e treinamento de equipes, ele executou a consultoria com acompanhamento da equipe técnica do Sebrae. A consultoria contemplou treinamento da equipe de cozinha do hotel, capacitando os colaboradores para execução dos novos pratos com excelência e para oferecer atendimento de alto nível aos clientes. O resultado foi um cardápio renovado, com pratos que celebram a gastronomia local, e uma equipe alinhada com os objetivos do hotel.
A tilápia, peixe de carne branca e sabor suave, é um ingrediente tradicional na culinária regional, onde é cultivada em abundância. O prato “Filé de Tilápia Grelhado” do Restaurante Tupinambá preserva a essência desse clássico, mas o eleva a um novo patamar de sabor e apresentação. O filé grelhado é apresentado de forma inovadora, com cortes precisos e acompanhamentos que realçam suas características. A técnica de grelhar preserva a suculência do peixe e realça seu sabor delicado, enquanto a adição de temperos selecionados acrescenta um toque de personalidade no prato.
“Renovamos o cardápio, treinamos nossos funcionários, mudamos o layout da cozinha, melhoramos o fluxo de produção e ainda conseguimos economizar nos custos. O suporte do Sebrae fez a diferença. Agora, o restaurante, que antes era apenas para os hóspedes, será aberto ao público em geral. Isso representa uma evolução para o nosso negócio. Nossa expectativa é consolidar um aumento de 15% no faturamento”, relatou Antônio Tupinambá.
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