Iniciado em 2019 com objetivo de capacitar, apoiar e ampliar a eficiência produtiva e o desenvolvimento comercial dos pequenos produtores do Nordeste, o Programa Agronordeste tem, ao longo dos anos, mudado a realidade homem do campo de maneira significativa também na região do Médio Mearim. É o caso do produtor de bovinos, Michael Braga, proprietário da Fazenda São Miguel, localizada no povoado Brejo, no município de Olho d’Água das Cunhãs.
“Eu fiquei conhecendo os serviços do Sebrae por meio do Sindicato de Trabalhadores Rurais de Vitorino Freire, na pessoa do Paulo Maranhão, que presta consultoria para minha equipe mensalmente. O meu técnico, o Leonardo, diante da minha realidade, me propôs um novo caminho para reduzir os altos investimentos que vinha tendo na fazenda com inseminação”, explicou o produtor.
Assim, Michael foi apresentado ao Agronordeste e a consultoria Sebraetec, onde pôde aderir ao serviço de inseminação artificial em tempo fixo (IATF) com investimento que representaria apenas 30% do valor total dos protocolos de inseminação. Uma oportunidade de acordo com as necessidades da fazenda do Michael, que visava um aprimoramento genético mais rápido e eficaz do rebanho.
“A gente tinha um projeto aqui na fazenda de melhoramento genético para encurtar o processo, que, feito por seleção e monta natural, seria muito demorado. Então, adotamos a inseminação artificial como forma principal de produção a partir de consultorias viabilizadas pelo Sebrae,” comentou.
Tecnologia eleva desempenho no agronegócio
E os resultados desta parceria não demoraram a aparecer. Sob a orientação de um especialista, a primeira experiência em 2022 resultou em um impressionante índice de 90% de prenhez no rebanho. “Isso é um resultado muito bom para um produtor. Um resultado de 85% já é quase perfeito no manejo do gado em relação à reprodução. Então, 90% no nosso primeiro ano com o Sebrae foi excelente”, afirma o produtor.
Em 2023, Michael implantou soluções de fertilização in vitro (FIV) e de inseminação artificial. “Na inseminação, conseguimos 59% de prenhez e com a FIV, 52%. Estou muito satisfeito com os resultados. O Sebrae é um parceiro do meu negócio e o programa Agronordeste e a consultoria Sebraetec vieram para ficar. Com certeza, eu indicaria, como já indiquei, para outros produtores aqui da região”, destaca o produtor.
As soluções adotadas pelo produtor mostram como a tecnologia pode fazer a diferença nos resultados de um negócio rural. “Michael é um produtor que já está indo para o terceiro ano de consultorias em inseminação artificial e fertilização in vitro, alcançando excelentes resultados de prenhez. Iniciamos há pouco tempo as ações do Sebrae, com as consultorias Sebraetec e projeto Agronordeste na cidade de Olho d’Água das Cunhãs. E, já podemos ver os resultados para o produtor. E isso é motivo de satisfação”, frisa Cícero Almeida, analista da Unidade do Sebrae em Bacabal.
Oportunidades – De olho em oportunidade no mercado, Michael já vislumbra iniciar, no próximo ano, a produção de gado leiteiro. Para isso, ele pretende iniciar a estruturação da fazenda e investir em uma nova consultoria Sebraetec, visando a inseminação de vacas leiteiras.
Agronordeste – O projeto Agronordeste busca elevar a rentabilidade e a produtividade dos produtores rurais e fortalecer a cadeia do agronegócio, proporcionando, por exemplo, acesso à tecnologia, maior organização nos meios de comercialização e melhorias na produção.
No Maranhão, o projeto beneficiou 2.628 produtores e já realizou 3.196 atendimentos. O Sebrae atua com o programa nas 12 Unidades de Negócios que cobrem o território maranhense. Nessas localidades, emerge a bovinocultura de corte com forte potencial nos municípios da área de abrangência das Unidades de Bacabal e Açailândia. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Estatística (IBGE), nos municípios cobertos pela Unidade de Negócios de Bacabal, o rebanho é estimado em 1.196 milhões de cabeças, o que mostra a força da atividade na região.