De 8 a 11 de agosto, o Rio de Janeiro será palco do Salão de Turismo 2024, um dos maiores eventos de turismo do Brasil. Com o tema “Experiências do Brasil: o turismo responsável e inclusivo impulsionando o desenvolvimento sustentável”, o Maranhão marcará presença com um espaço dedicado à promoção das suas riquezas culturais e naturais. O evento, realizado no Riocentro, contará com a participação de 19 artesãos e empreendedores maranhenses, distribuídos entre os polos São Luís, Lençóis & Delta, Chapada das Mesas e Serras Guajajara, Timbira & Kanela.
São parceiros da organização da participação do Maranhão no Salão de Turismo 2024, a Secretaria de Estado do Turismo do Maranhão (Setur-MA), o Sebrae Maranhão, o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e o Serviço Social do Comércio (Sesc).
O estado marcará presença em diversos espaços do evento, apresentando uma ampla gama de produtos de artesanato, gastronomia, experiências turísticas e manifestações culturais. Entre os destaques estão o roteiro Quilombo Cultural e a promoção do artesanato maranhense, incluindo cerâmica vitrificada, renda de bilro, fibra e palha de buriti, além de bijuterias feitas com sementes. Essa iniciativa é fruto de uma colaboração entre o Sebrae e o Programa do Artesanato Brasileiro (PAB).
“Estou com uma expectativa enorme para este evento. Espero estabelecer bons relacionamentos e realizar uma rica troca de conhecimentos com pessoas de todo o país. Pretendo fazer networking e entender melhor as diversas culturas presentes, o que será muito valioso para futuras colaborações”, compartilhou Alberto da Liberdade, diretor da Casa Novo Quilombo.
Durante o evento, as experiências turísticas maranhenses serão apresentadas em formato de pitch na Arena Experiências Brasil, que tem capacidade para 50 pessoas. Destaque para o ecoturismo comunitário na Afro Amazônia em Alcântara e o trekking nos Lençóis Maranhenses. Além disso, o espaço de Afroturismo proporcionará oficinas culturais e rodas de conversa sobre o Quilombo Cultural de São Luís, reunindo importantes nomes da cultura afro-maranhense.
“Preparei uma apresentação sobre a história da cultura reggae e como ela chegou à ilha de São Luís do Maranhão. Vou falar sobre os locais que contribuíram para que São Luís se tornasse conhecida como a Jamaica brasileira, a capital brasileira do reggae. Além disso, vou destacar os benefícios que o roteiro turístico trouxe para o Quilombo da Liberdade, gerando renda e promovendo o reconhecimento e a valorização da nossa cultura pela comunidade e pelos visitantes”, explicou Alberto da Liberdade.
A culinária maranhense será representada na Cozinha Show pelo parceiro SENAC, com a apresentação do tradicional prato “Arroz de Cuxá”. Essa participação, destacará a riqueza e os sabores únicos da gastronomia do estado, reforçando a importância da cultura alimentar maranhense.
Jaqueline dos Reis Oliveira, artesã de Tutóia, também está confiante. “Minha expectativa para o Salão de Turismo é poder vender o material que trouxemos e conseguir novos compradores que façam pedidos conosco. Vou apresentar produtos artesanais como bolsas e caminhos de mesa, todos feitos com fibra de buriti e crochê. Estou confiante de que teremos um bom resultado no evento, especialmente em relação aos nossos produtos de artesanato. Espero que isso ajude a conseguir mais compradores para nossa associação e contribua para o desenvolvimento do artesanato em Barreirinhas e Tutóia”, afirmou Jaqueline.
O Papel do SEBRAE
A participação do Maranhão no Salão de Turismo 2024 é uma oportunidade única para mostrar ao Brasil e ao mundo a riqueza cultural, histórica e natural do estado. A presença de empreendedores, artesãos e representantes culturais no evento reforça o compromisso do Maranhão com o turismo sustentável e inclusivo, promovendo o desenvolvimento econômico e social das comunidades locais.
Flávia Nadler, gestora estadual de Turismo e Cultura do Sebrae Maranhão, destacou a importância da presença do estado no evento. “É essencial apoiar a cadeia do turismo em eventos como o Salão Nacional de Turismo. O Sebrae Maranhão tem um papel fundamental ao apoiar a participação de empreendedores do setor de artesanato, agenciamento de viagens e lideranças comunitárias. Fortalecendo a promoção do Maranhão no cenário nacional e internacional do turismo, conseguimos divulgar nossos produtos e roteiros turísticos, trazendo as novidades e experiências que o nosso estado tem a oferecer.”