De pais para filhos: empreendedorismo que inspira e ultrapassa gerações

Existem legados que os pais passam para os filhos capazes de transformar suas vidas. A história de muitos desses empreendedores em algum momento converge com a do Sebrae e com a capacidade da instituição para incentivar os pequenos negócios para o futuro, com a mesma determinação dos pais ao guiarem seus filhos pela vida.

Pai e filho: campeões em dose dupla

Quando se pensa nos esforços dedicados a um empreendimento e para a criação dos filhos, é fácil perceber que, em todas as etapas, é preciso cuidar, investir e, acima de tudo, apostar na dedicação e em boas doses de amor e respeito.

De pai para filho – André Mendonça comanda a Lavamatic, em São Luís. Está na empresa há quase 18 anos e desde cedo recebe do pai, Antônio Carlos Belém Mendonça, inspiração. Seu Mendonça é o patriarca e idealizador da empresa junto com a esposa. Hoje, já afastado da rotina diária, continua inspirando o filho.

“Ele me inspirou das mais diversas formas. Entre os aprendizados mais importantes está o exemplo de alegria. Ele sempre teve prazer de ir e estar na empresa e nos passou uma grande lição sobre gostar do que se faz, ter uma rotina bem definida e encarar os desafios de forma positiva; ele nunca reclamou da empresa ou da rotina, é um empreendedor nato e sempre muito antenado com o mundo e suas transformações, com processos da química industrial que a tecnologia rapidamente ajudou a aprimorar e que nos possibilitaram diferenciais importantes no mercado. Tudo isso, ao lado de valores éticos e da seriedade no mercado. Aprendi tudo com o meu pai e quero continuar essa jornada inspirando meus filhos ”, completa André.

André Mendonça deseja compartilhar com o filho legados recebidos do pai

A Lavamatic contou com o Sebrae em alguns passos da trajetória. Foi uma das primeiras empresas a buscar o programa de Qualidade Total (5S), sempre procurando diferenciação no mercado e, mais recentemente, com consultorias para formatação como franquia.

Este ano, a empresa completa 50 anos e André ressalta outros legados de seu Mendonça. “Com ele aprendi que é preciso ter dedicação à empresa, cultivar uma boa rede de contatos (o famoso networking), participar de eventos de seu segmento, buscando pesquisar e conhecer as particularidades do seu ramo de negócio, se capacitar de forma contínua, além disso, um ensinamento valioso, que é ter atenção aos detalhes, ter foco no cliente e nas suas necessidades, fazer o certo, ser honesto e trabalhar com a verdade”, pontua o filho.

De pai para filha – Glenda Frota, da Copiar Tecnologia, parceira do Sebrae em ações como o Liquida Bazar, também desfruta de legados inspiradores recebidos do pai, um dos maiores empresários do Maranhão, o já falecido Daniel Aragão. Nas décadas passadas, seu Daniel fez história com importantes marcos na vida empresarial do estado, entre os quais a Dalcar e o grupo Dalban.

Glenda Frota: empreendedorismo como inspiração do pai.

Ela conta que, com o pai, aprendeu a valorizar o trabalho. “Ele me ensinou não só o valor do trabalho, mas como cuidar, com respeito e ética, de colaboradores, clientes e fornecedores”, ressalta ela, lembrando ter crescido imersa em um ambiente de empreendedores, reconhecendo como o pai foi relevante na trajetória. “Desde cedo, inspirada pelos princípios que meu pai me transmitiu, compreendi o caminho que desejava seguir”, acrescenta.

Para ela, entre as lições mais valiosas está o gostar do que se faz, somado à capacidade de estar atenta e presente, observando o movimento do mercado e cuidando da empresa com dedicação. Empreender, tendo o pai como inspiração, ela explica que sempre “foi muito natural e tranquilo” e que o “diálogo sempre foi a principal estratégia para superar cada dificuldade”. E complementa: “- uma empresa se constrói a partir de exemplos e de valores”.

Família de empreendedores: vocação passada para as novas gerações

Empresas familiares – André e Glenda são frutos de empresas familiares que,  no Brasil, são cerca de 90% dos empreendimentos formais existentes, segundo dados do IBGE. São negócios que exigem atenção e cuidados na etapa de transição entre gerações.

“As empresas familiares costumam ter a gestão facilitada por terem comando único e centralizado, permitindo reações rápidas em situações de emergência. As equipes costumam atuar motivadas e unidas pelo mesmo sonho, tendo a confiança mútua como base. Na transição entre gerações, é preciso observar as aspirações dos pioneiros e dos sucessores e planejar cada passo da continuidade”, explica a gerente de Atendimento do Sebrae, Marina Lavareda.

Foto5_MarinaLavareda

Dificuldades e desafios à parte, dos pais, os dois receberam “régua e compasso” e orientações que valeram para a vida, ligadas à capacidade de compreender que empreender é algo desafiador, mas que está em cada um a capacidade de acreditar em si mesmo e de lutar nos momentos de superação.

Cheios de boas lembranças, os dois falam sobre o que gostariam de dizer aos pais neste dia festivo. “Tendo meu pai como inspiração, a trajetória tem sido mais fácil. Não que não seja desafiadora. Falar dele, no Dia dos Pais, é um grande presente a esse ser humano fantástico, que merece toda minha gratidão”, diz André. “Ao meu pai, eu só quero agradecer o aprendizado que me ofereceu, me mostrando ser possível sonhar e realizar nossos objetivos. Mas, principalmente, por ser exemplo de coragem e empreendedorismo”, frisa ela, acrescentando: “-Meu pai foi e continua sendo meu maior exemplo e a melhor inspiração!”.

Deixe seu Comentário
Ir Para o Topo