Empreendedora se reinventa e inaugura primeiro sex shop de Santa Inês

Coragem, visão e capacidade de se reinventar. Essas características definem bem a trajetória da empreendedora Maria do Espírito, conhecida como “Pepita”. Mudança nunca foi um obstáculo para ela, e tabus não fazem parte do seu repertório. Movida pelo desejo de inovar no mercado de Santa Inês, Pepita inaugurou, na última sexta-feira (23), o primeiro sex shop da cidade. O novo negócio reforça sua versatilidade como empreendedora, afinal, também é proprietária de uma marmoraria ao lado do marido, Betto Barros.

Professores por formação, Pepita e Betto iniciaram sua trajetória no empreendedorismo impulsionados pelo anseio de se desafiarem e de alcançarem novas conquistas. Para Betto, abrir a marmoraria também representou a realização de um desejo pessoal que há muito tempo estava guardado. “Empreender também foi uma forma de realizar alguns desejos pessoais. Fabricar sempre foi um sonho meu. Eu adoro acompanhar o processo de produção dos produtos, e foi isso que motivou a escolha do negócio. Muitas vezes nos perguntaram por que não abrimos uma escola, mas quem sabe? Talvez, no futuro, venham outros empreendimentos diferentes”, contou.

Em 2016, o casal procurou o Sebrae para uma consultoria em Design de Fachada para a marmoraria. Desde então, a instituição tem apoiado o negócio em diversas áreas, orientando-os em aspectos como melhoria da organização do espaço, gestão financeira e controle de estoque. Os bons resultados gerados por essa parceria motivaram Pepita a buscar novamente o Sebrae em 2024. Desta vez, para auxiliá-la na criação de uma nova loja em um segmento diferente.

Pepita e Betto Barros com parte da equipe do Sebrae em Santa Inês. (Sebrae/Divulgação)

“Foi em 2016 que eu e o Betto sentimos a necessidade de organizar melhor nosso espaço de trabalho. Através de algumas pessoas, soubemos que o Sebrae oferecia esse tipo de orientação. Fizemos um acompanhamento de seis meses focado na fachada da loja. Desde então, continuamos buscando o Sebrae para nos ajudar a melhorar o trabalho na marmoraria. No ano passado, tivemos a ideia de abrir um outro negócio, algo que fosse mais fácil de lidar. Na marmoraria, nós compramos, produzimos, vendemos e ainda fazemos a instalação, então o trabalho é mais demorado”, explicou a empreendedora.

Por meio do Radar Sebrae, Pepita obteve informações essenciais sobre o comportamento do consumidor, tendências de consumo e setores em crescimento em Santa Inês. Com base nesses dados, ela tomou a decisão estratégica de abrir uma loja de artigos íntimos, primeira da cidade voltada exclusivamente à comercialização desse tipo de produto. Além disso, o negócio oferece outro diferencial na região: disponibiliza instrumentos de bem-estar adulto para locação.

“Eu me identifiquei com essa ideia porque tenho uma proposta diferente. Além da venda de produtos, também vamos oferecer a locação de instrumentos eróticos. O diferencial é que, em Santa Inês, existem lojas que vendem produtos de sex shop, mas não há um sex shop de fato, e muito menos com esse serviço de locação que vamos disponibilizar”, frisou Pepita.

Inauguração do local foi realizada na última sexta-feira (23). (Sebrae/Divulgação)

Segundo a empreendedora, a curiosa mudança de segmento – da construção civil para bem-estar adulto – foi motivada pelo início de uma especialização em sexologia, que se conecta à disciplina que lecionava antes da aposentadoria: a biologia. A decisão simboliza a coragem e a resiliência de Pepita, que, ao inaugurar o primeiro sex shop de Santa Inês, não apenas contribui para a diversificação do mercado local, como também promove a quebra de preconceitos.

“O sex shop, além de ser uma novidade comercial, também tem um significado pessoal para mim. Tenho formação em biologia e, há algum tempo, iniciei uma especialização em sexologia. Com a ideia de abrir o sex shop, retomei os estudos na área e agora estou me especializando. Um dos meus objetivos é atuar com terapia de casais, porque, no meio em que vivo, vejo muitas pessoas precisando desse tipo de apoio”, detalhou Pepita.

Ariel Marques, consultor do Sebrae em Santa Inês, destaca que Pepita se tornou uma referência para os empreendedores da cidade por sua capacidade de se reinventar e romper paradigmas. “É preciso ter muita coragem para fazer o que dona Pepita fez: sair de um ramo tão masculinizado, como o da construção civil, e investir em um sex shop, que são áreas totalmente distintas. O que faz toda a diferença é o perfil do empreendedor, e, sem dúvidas, dona Pepita tem esse perfil. É um momento de muita felicidade para o Sebrae. Tudo começou como um sonho e, com estruturação, metodologia e apoio do Sebrae, saiu do papel”, finalizou.

Deixe seu Comentário
Ir Para o Topo