Empreendedores da Baixada Maranhense recebem capacitação e orientação financeira

A Semana Estadual de Crédito, promovida pelo Sebrae, de 12 a 16 de maio, percorreu diversos municípios da baixada maranhense com uma programação especialmente pensada para o fortalecimento da gestão financeira dos pequenos negócios da região. As ações foram realizadas em parceria com as Salas do Empreendedor, escolas e secretarias municipais.

A equipe percorreu os municípios de Alcântara, Pedro do Rosário, Bacurituba, Guimarães, Presidente Sarney, São Vicente Ferrer e Cajapió. Nesses locais, os participantes tiveram acesso à oficina “Como Organizar suas finanças”, ministrada por consultores especializados. A proposta da oficina era aproximar o empreendedor do conhecimento necessário para que ele tome decisões mais acertadas e alcance melhores resultados em sua atividade econômica.

Em Pinheiro, empresários buscam acesso ao FAMPE

Em São Vicente Ferrer, a empreendedora Dinaleia de Jesus, dona de um ateliê de costura, formalizada há mais de dez anos, conta que, apesar da experiência na costura, sempre teve dificuldade em lidar com a parte financeira do negócio. Para ela, a participação na oficina foi um divisor de águas.

“Eu aprendi principalmente sobre o caixa e sobre as responsabilidades da empresa. Eu não sabia fazer o livro caixa, não sabia organizar o que entra e o que sai. Não sabia diferenciar o que era meu e o que era da empresa. Era algo que sempre me incomodava, eu sabia que estava fazendo algo errado, só não sabia exatamente o que era. Mas com a palestra eu pude entender e aprender sobre organização financeira. Eu estou muito feliz, agora vou estar sempre atenta aos conselhos do Sebrae”, afirma a empreendedora.

Estudantes de Guimarães são estimulados a desenvolver a cultura empreendedora

Ação estratégica– Em Guimarães, em parceria com escolas e secretarias municipais, a Semana Estadual de Crédito foi realizada para estudantes do ensino fundamental de escolas militares, e para estudantes do ensino médio, no Quilombo Damásio. Lá, estudantes assistiram a palestra “Educação Financeira para Crianças e Jovens: preparando a sociedade para escolhas conscientes”, o intuito foi conscientizar e estimular, desde cedo, a cultura empreendedora.

Além disso, consultores credenciados pelo Sebrae realizaram atendimento a empresários em Pinheiro com vista a adesão ao FAMPE (Fundo de Aval às Micro e Pequenas Empresas).

A gerente do Sebrae em Pinheiro, Rosa Amélia, destacou a importância da iniciativa:
“A Semana de Educação Financeira do Sebrae cumpriu seu papel em preparar empreendedores, empresários e estudantes, por meio de orientações, oficinas e palestras sobre temas como controlar suas finanças e de conhecer oportunidades para melhor investir. Isso contribui com o desenvolvimento de suas habilidades na prática do gerenciamento financeiro, visando sempre a estimular e obter um futuro próspero”, conclui a gerente.

Deixe seu Comentário
Ir Para o Topo