Oito a cada dez consumidores brasileiros (82%) afirmam tomar decisões de compra com base na qualidade do atendimento que recebem, conforme indica o relatório CX Trends 2022, da Zendesk, sobre tendências em experiência do cliente. A pesquisa também destaca que 89% das empresas acreditam que exista uma relação direta entre o atendimento ao cliente e o desempenho dos negócios. Esses dados evidenciam que investir em um atendimento diferenciado pode ser um fator decisivo para fidelização de clientes e o crescimento de pequenos negócios.
Um exemplo disso é a farmácia Vitalpharma, localizada na cidade de Açailândia (MA). Fundada há 14 anos pelo farmacêutico, bioquímico e homeopata Leonardo Porcionato Cardoso, a empresa atua no setor de saúde e bem-estar e entende que o ponto forte do negócio é o atendimento personalizado. “Nosso maior patrimônio é a saúde. Nós trabalhamos tratando de saúde e bem-estar das pessoas. Então, uma coisa que a gente preza muito é a qualidade no atendimento”, destaca Leonardo.
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A estratégia da Vitalpharma nesse quesito vai além do contato presencial. O uso de tecnologia tem sido um pilar fundamental para entender o comportamento dos consumidores e, a partir daí, aprimorar os serviços e pensar em inovar para continuar crescendo.
Tecnologia usada de forma estratégica
Recentemente, a empresa investiu em um software próprio chamado Prismafive, que tem a função de monitorar todo o processo de vendas e identificar a origem dos clientes. “A tecnologia é essencial para entender o processo de venda, onde parou, como nós captamos nossos clientes, se foi através de rede social ou através da loja física. Usamos essas ferramentas para estar sempre melhorando a qualidade do atendimento. Esse investimento é essencial para toda empresa, pois os negócios que deixam de investir em tecnologia, tendem a ficar para trás”, afirma o empreendedor.
Outro ponto forte do negócio é o treinamento contínuo da equipe. De acordo com o empresário, essa também tem se mostrado uma estratégia eficaz. “A nossa principal ferramenta é o desenvolvimento pessoal. Quanto mais o colaborador nosso se desenvolve intelectualmente e pessoalmente também, mais satisfeito e realizado ele vai estar. E isso se reflete no atendimento e na satisfação do cliente”, argumenta Leonardo.
Impactos positivos – Essa forma inteligente de condução do negócios impactou positivamente a trajetória do empreendimento. Hoje, a Vitalpharma conta com 27 funcionários e celebra bons resultados de vendas. O investimento ao longo do tempo gerou um aumento de 30% a 45% no faturamento da empresa,que busca novos caminhos para continuar crescendo.
Capacitação e apoio técnico ajudam empreendedor a conquistar melhorias
Leonardo relembra o começo da sua trajetória e como o apoio recebido do Sebrae foi um diferencial na estruturação da Vitalpharma. Desde os primeiros passos do negócio, o empresário buscou capacitação, participando de cursos oferecidos pela Instituição. “Fiz muitos cursos no Sebrae; sobre atendimento, vendas e muitos outros. O único que não fiz ainda foi o Empretec. No ano passado, participei de uma consultoria completa sobre gestão, planejamento e finanças, que durou cerca de sete meses e trouxe grandes benefícios para minha empresa”, conta.
Para quem almeja os mesmo resultados, o empresário dá a dica: “é preciso buscar sempre mais conhecimento”. “E o Sebrae, eu sempre recomendo para conhecidos meus, pois os cursos são excelentes, com custo-benefício muito bom e resultados melhores ainda”, acrescentou ele.
Orientações em toda a jornada – Empreendedores como Leonardo, preocupados em fazer do atendimento um diferencial e com a inovação nesta área, podem buscar as orientações necessárias junto ao Sebrae. O gerente da Unidade de Negócios do Sebrae em Açailândia, Breno Soeiro, destaca a necessidade de atenção para essa área. “O empresário deve estar atento a alguns pontos. Primeiro, precisa entender as necessidades dos clientes e depois, trabalhar alternativas de personalização do atendimento e nas estratégias de fidelização do cliente”, explica o gerente.
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Soeiro reforça ainda que o empreendedor ‘pode e deve buscar o suporte especializado do Sebrae’. “Estamos à disposição para auxiliar nesse processo, oferecendo orientações especializadas para que os empreendedores possam aprimorar a experiência dos clientes e alavancar suas vendas”, frisa ele.
Para quem deseja se capacitar e inovar nos negócios, o primeiro passo é buscar uma unidade do Sebrae. Em Açailândia, você pode procurar a Unidade de Negócios da Instituição, localizada na Rua Bom Jesus, nº 343 – Centro. Ou então, pode buscar ajuda na Central de Atendimento do Sebrae, pelo telefone 0800 570 0800.