Encontro Coletivo ALI Rural é realizado em Vitória do Mearim – MA

A Unidade do Sebrae Santa Inês realizou no último dia 9, no Auditório da Prefeitura Municipal de Vitória do Mearim, o I Encontro Coletivo do ALI Rural. O Encontro teve a participação de 15 produtores rurais de Igarapé do Meio e Vitória do Mearim, do Gerente de Negócios do Sebrae Santa Inês, Adalberto Fraga, do gestor estadual do Programa Sebraetec, Cícero Almeida, e do gestor regional do programa ALI Rural, Daniel Pereira.

“Essa reunião foi de fundamental importância, até para uma divulgação dos serviços que o Sebrae dispõe para os produtores, haja vista que eu já participo do programa, e no encontro tive a oportunidade de obter mais esclarecimentos e isso só vai melhorar para nós produtores”, afirmou o Evaristo de Araújo, produtor rural de Vitória do Mearim.

Metodologia – O Programa ALI Rural é uma iniciativa do Sebrae que tem o objetivo de fortalecer os pequenos negócios rurais, promover a extensão tecnológica e estimular a pesquisa e a inovação. Com a duração de 12 meses e com a realização de 10 encontros, o programa atua, em Vitória do Mearim, nas cadeias produtivas da Bovinocultura, Horticultura, Piscicultura e Fruticultura.

No programa, o produtor rural é atendido por um agente local de inovação (ALI) que é responsável por realizar um diagnóstico apontando as necessidades do produtor, em áreas como marketing e vendas, controle gerencial, modernização, sustentabilidade e processo produtivo, dentre outras.

“O Sebrae é como sempre parceiro da gente de Vitória do Mearim e o encontro foi muito proveitoso. Agora, nós, com o acompanhamento da consultoria Sebraetec, com certeza vamos ter um grande êxito; a parceria com o Sebrae sempre é lucrativa para a gente”, destacou o produtor rural Augusto Sarmento.

Produtores rurais de Vitória do Mearim e Igarapé do Meio prestigiam encontro do ALI Rural

Sebraetec

A solução Sebraetec trabalha com consultorias em boas práticas focando diversos segmentos do agronegócio, como a adequação das propriedades e para obtenção de licenças e selos para agroindústrias, outorgas, agricultura de precisão, além de melhoramento genético com avaliação genômica, FIV (fertilização in vitro) e IATF (inseminação artificial).

“Eu aprendi muita coisa e estou saindo satisfeito com o que eu aprendi. Eu não conhecia o Sebraetec, e agora estou sabendo o quanto ele é importante para o trabalho para quem vai ou já é um agricultor ou pecuarista que precisa contratar um técnico, o que em si é caro. Mas, com o Sebraetec a gente pode aderir ao programa e ter os custos reduzidos em 70%, o que facilita muito para a gente”, pontua o produtor rural Joélio Fonseca.

Durante o evento, os participantes tiveram ainda a oportunidade de conhecer sobre detalhes do suporte técnico para obtenção de licenças e selos, fundamentais para o funcionamento e reconhecimento de agroindústrias. Além disso, foram abordados temas relacionados a outorgas e regulamentações ambientais essenciais para o uso sustentável dos recursos naturais na produção rural.

“Sem dúvida, essa foi uma oportunidade para aproximar ainda mais o Sebrae dos produtores rurais dessa região, e apresentar soluções que de fato mudem a vida do homem do campo. O Encontro trouxe outras demandas necessárias para o fortalecimento da atividade como organização social do grupo e a melhoria da genética do rebanho bovino, temos, portanto, grandes perspectivas de negócios a serem trabalhadas no ano de 2025”, conclui Adalberto Fraga, gerente da Unidade de Negócios do Sebrae em Santa Inês.

Deixe seu Comentário
Ir Para o Topo