Encontro Juntos pelo Turismo debate governança e criação de roteiros em Balsas

“O turista que visita Balsas não pode deixar de conhecer o rio Balsas e fazer a descida de boia. Também deve explorar nossas comunidades rurais e provar as delícias típicas”, convida Apoliana Pereira da Silva, moradora do povoado Aldeia e empreendedora. Com o objetivo de valorizar as tradições, belezas naturais e arquitetônicas de Balsas, foi realizado o Encontro Juntos pelo Turismo.

Promovido pelo Sebrae, o evento ocorreu nos dias 5 e 6 em Balsas, reunindo representantes de agências de turismo, hotéis, setor público e empreendedores do ramo. Durante os dois dias, foram discutidas a importância da governança turística, que orienta decisões estratégicas, além do desenvolvimento de novos roteiros.

O encontro faz parte do programa Agente de Roteiros Turísticos (ART) e já foi realizado em Riachão e Carolina. O programa busca mapear, identificar e qualificar roteiros turísticos em parceria com conselhos municipais e instâncias regionais de governança, além de empreendedores locais e comunidades, para fomentar o turismo.

Para Vanessa Nunes da Silva, professora e agora guia de turismo, o encontro destacou a necessidade de Balsas se posicionar como destino turístico. “A cultura local é muito rica. Temos os casarões antigos, que estão sendo substituídos por novos prédios, e a cultura sertaneja, o vaqueiro, as festas tradicionais, como os reisados. Balsas tem grande potencial turístico, mas ainda não é valorizada”, afirmou.

O foco foi elaborar uma agenda de ações práticas que serão acompanhadas mensalmente.

Balsas integra o Polo Turístico da Chapada das Mesas, uma região estratégica onde o turismo tem grande relevância para a economia. No entanto, ainda há muito a ser explorado, com a necessidade de se desenvolver o setor sob a ótica do empreendedorismo. O Sebrae Maranhão tem atuado com capacitações, análises e prospecção de novos negócios e roteiros.

Segundo Sandra Barcelos, analista do Sebrae em Balsas, o evento dá continuidade a uma série de ações para fortalecer o turismo na região, com foco nas cidades de Carolina, Riachão, Balsas, Fortaleza dos Nogueiras e Tasso Fragoso. O trabalho está alinhado com a metodologia dos Destinos Turísticos Inteligentes (DTI).

“A ideia é planejar ações práticas que deem continuidade ao que começamos no ano passado, desenvolvendo o destino e proporcionando uma experiência turística mais completa. Saímos com uma agenda de ações que serão acompanhadas mensalmente pelo ART”, destacou Barcelos.

Entre as ações definidas está o fortalecimento do agronegócio como atrativo turístico, tanto no turismo rural quanto no turismo de negócios. A ideia é atrair empresários para prolongarem sua estadia na região, combinando trabalho e lazer, com pacotes específicos oferecidos por hotéis e agências.

Deixe seu Comentário
Ir Para o Topo