Estudantes ampliam conceito de empreendedorismo em visita ao Sebrae de Pinheiro

Estudantes do Colégio Supremo Redentor, em Pinheiro (MA), participaram de uma experiência enriquecedora:  uma visita técnica à sede do Sebrae no município. A atividade foi idealizada como desdobramento das disciplinas de Sociologia, com foco na sociologia do trabalho, e da trilha de Educação Digital. O objetivo foi ampliar os conceitos já discutidos em sala de aula e aplicados no laboratório de informática, conectando a teoria e a prática em torno do tema de empreendedorismo digital.

Segundo o professor de Sociologia e Trilhas, Júnior Pimenta, o momento foi muito importante para os alunos. “ O momento foi muito oportuno, pois eles puderam conhecer de perto o papel de uma instituição como o Sebrae, que coordena o empreendedorismo não só no município de Pinheiro. A proposta era ampliar os conceitos já trabalhados em sala de aula e explorados no laboratório de informática, sempre com ênfase nas necessidades do século 21, trazidas pelas tecnologias digitais de informação e comunicação”, explicou o professor.

Rosa Amélia, gerente do Sebrae Pinheiro, explica o funcionamento do Sebrae

Experiência positiva – A proposta da visita aprofunda o entendimento dos estudantes sobre o mercado local e a importância da inovação digital. O aluno Cid William, do 1º ano, compartilhou a sua impressão com a visita. “O ambiente é organizado, acolhedor, e os funcionários foram atenciosos. Eles demonstraram muito conhecimento sobre empreendedorismo. Achei muito top como o Sebrae oferece tantos serviços para ajudar quem quer começar um negócio ou melhorar o que já tem”, comentou o estudante.

Como parte da atividade, os alunos, ainda em sala de aula, iniciaram a produção de um plano de negócios, partindo da identificação de necessidades de mercado em Pinheiro. A partir disso, criaram materiais digitais, como cartazes e desenvolveram peças de marketing digital com foco em públicos-alvo específicos.

Já durante a visita, eles conheceram a estrutura do Sebrae e também passaram a entender o seu funcionamento e as variadas formas de apoio que o Sebrae oferece a quem deseja empreender.

“O que mais me chamou a atenção sobre as estratégias de apoio ao empreendedorismo digital foi a forma como o Sebrae orienta os empreendedores a utilizar as redes sociais e ferramentas digitais para divulgar os produtos e serviços”, destacou o estudante Arthur Elias, também do 1º ano.

parceria entre escola e Sebrae: aprendizado além da sala de aula

Educação Empreendedora – A gerente do Sebrae em Pinheiro, Rosa Amélia, reforçou a importância de ações como essa para fomentar a educação empreendedora desde cedo. “O Sebrae cada dia cumpre com maestria sua missão em fomentar a educação empreendedora, apresentando a sua missão institucional em preparar jovens empreendedores na sua jornada inicial de empreender. Cada vez mais as instituições de ensino procuram o Sebrae mais cedo, visando ampliar os conhecimentos dos seus alunos no propósito de vida e na sua inserção no mercado. Foi com esse olhar de um futuro próspero, que o Colégio Supremo Redentor buscou o Sebrae para orientar seus alunos atentos a esse novo cenário de empreender com inovação”, finalizou a gerente.

Deixe seu Comentário
Ir Para o Topo