Estudantes de Zootecnia recebem capacitações voltadas para inovação e empreendedorismo rural

O agronegócio é um dos setores que mais cresce no Maranhão. Desde 2020, a agricultura sozinha supera 12% do Produto Interno Bruto (PIB) do estado, segundo dados do governo do Estado. Com esse crescimento, profissionais de segmentos ligados ao setor têm buscado cada vez mais a capacitação em áreas como empreendedorismo no campo, como forma de gerar novas oportunidades para o agronegócio. Entre esses profissionais está o Zootecnista, que atua na área de produção animal, com o objetivo de melhorar a qualidade e a qualidade dos produtos e serviços de origem animal.

No intuito de despertar estudantes de Zootecnia para a inovação e para um olhar empreendedor sobre a própria atuação profissional, além de estimular uma visão mais ampla sobre as múltiplas nesse campo, o Sebrae realizou palestras sobre “Empreendedorismo Rural”, “Startup” e “ESG”, como parte da programação do 5° Encontro de Zootecnistas do Maranhão e Piauí.

Estudante de Zootecnia Suêlia Albano participou da capacitação, avaliada como muito positiva nesta etapa de formação profissional

As palestras contaram com a participação de universitários de Chapadinha e ainda de instituições de ensino de outras cidades da região do Baixo Parnaíba. São estudantes como Suêlia Albano, do Instituto Federal do Maranhão – IFMA – Campus São Raimundo das Mangabeiras. Ela destacou a relevância das palestras e os novos conhecimentos adquiridos. “É importante saber mais sobre o empreendedorismo e como ele pode influenciar na nossa vida acadêmica e profissional. Aprendemos sobre gestão de negócios do campo, inovação e como uma postura de liderança pode nos tornar profissionais mais preparados, dentro das diversas possibilidades de atuação do zootecnista”, disse.

ZOOMAPI – Tido como um dos maiores eventos do agronegócio no Nordeste, o 5° ZOOMAPI  abriu espaço para a cadeia de ovinocaprino, um dos destaques na região do Baixo Parnaíba. O evento aconteceu em Chapadinha, no campus da Universidade Federal do Maranhão – UFMA, entre os dias 24 e 26 de outubro último.

ZOOMAPI mobilizou centenas de estudantes e profissionais da área

O Sebrae, por meio de Unidade em Chapadinha, foi um dos parceiros do evento. “Nossa intenção foi disseminar conhecimento, falando sobre formalização e os benefícios desta, de modo que, ao concluírem seus cursos, os universitários saiam com uma visão empreendedora e voltada para suas áreas de atuação”, destacou o gerente da Unidade de Negócios de Chapadinha, Gilson Menezes.

Além das palestras, o Sebrae também realizou consultoria tecnológicas voltadas para o setor rural, com foco nas cadeias produtivas mais relevantes no Baixo Parnaíba.

Sebrae foi parceiro do 5° ZOOMAPI, apostando na disseminação de conhecimento
Deixe seu Comentário
Ir Para o Topo