Estudantes propõem aplicativo para melhorar metodologia de ensino para estudantes com dislexia

Na Região dos Cocais, mais de 20 mil pessoas são diagnosticadas com dislexia, de acordo com uma pesquisa da Universidade UNINASSAU. Pensando em solucionar esse problema, um grupo de estudantes propôs a criação do “Neuro X”, um aplicativo pedagógico para melhorar a metodologia de ensino e apoio a estudantes com dislexia na região.

A ideia do aplicativo é oferecer a instituições e profissionais ligados à área da educação, acesso a capacitações e conteúdos pedagógicos alternativos, a exemplo da gamificação, que utiliza elementos de jogos em atividades e processos educacionais. “O aplicativo pode melhorar o processo de ensino aprendizagem dos estudantes com dislexia, além de aprimorar a educação e a forma de ensino das escolas da região”, destacou o estudante André Felipe.

A proposta foi apresentada durante o Ideathon Coelho Neto 2024, uma maratona de inovação em conhecimento, realizada pelo Sebrae, em que estudantes criam suas empresas e apresentam a um grupo de jurados ao final do evento. O grupo fez um pitch onde destacou a viabilidade, validação, fontes de receita, concorrência de mercado, entre outros pontos. A equipe foi a campeã da categoria Educação e Inclusão Digital.

Equipe do aplicativo “NeuroX” conquistou o primeiro lugar na categoria Educação e Inclusão Digital Equipe

“Nós acreditamos muito no nosso projeto e estamos felizes pela premiação. É gratificante ver o resultado do esforço nesses dias de maratona e perceber que nossa ideia pode de fato ser explorada e se tornar uma empresa, que vai ajudar milhares de estudantes da nossa região”, complementou a estudante Emily Roberta.

Ideathon Coelho Neto – Promovido pelo Sebrae no Maranhão, em parceria com o Instituto Federal do Maranhão – IFMA Campus Coelho Neto, através da Fábrica de Inovação, o Ideathon teve o apoio IEMA, Centro Educa Mais e Universidade Aberta do Brasil.

Nos três dias da maratona realizada pelo Sebrae os estudantes aprenderam sobre inovação

A ação aconteceu entre os dias 27 e 29 de setembro, envolvendo cerca de 80 alunos de instituições de ensino médio, técnico e superior do município, além de professores. Foram 13 equipes apresentando soluções inovadoras na Categoria Educação e Inclusão Digital e Categoria Sustentabilidade e Economia Solidária.

Durante os três dias de ação, os estudantes participaram de uma programação que incluiu workshops e atividades práticas, com o objetivo de desenvolver soluções inovadoras para os desafios dentro das temáticas propostas. Ao final das atividades, as equipes fizeram um pitch de suas empresas, onde jurados definiram os vencedores das duas categorias.

No final da competição, as equipes fizeram pitches dos seus projetos

Na categoria Educação e Inclusão Digital, as equipes NeuroX (Centro Educa Mais), Educa Tec (IEMA) e PCD Ajuda (Centro Educa Mais), conquistaram o 1º, 2º e 3º lugar, respectivamente. Já nas categorias Sustentabilidade e Economia Solidária, os vencedores foram Coco Products (IFMA), em 1º; Reviva (UAB), em 2º; e Orgânico Compost (IFMA), em 3º lugar. Além de troféus, as equipes ganharam brindes fornecidos por parceiros.

As duas equipes que conquistaram o primeiro lugar, foram premiadas pelo Sebrae com a participação no NEON 2025, que acontecerá em Maceió. “ O Ideathon é uma experiência incrível. Estamos felizes pela conquista do primeiro lugar e mais ainda por todo o aprendizado que tivemos nesses três dias de competição. Agradecemos a todos pelo incentivo, pelo apoio e por nos dar a oportunidade de participar da ação”, declarou o estudante da equipe Coco Product, Victor Eduardo.

Coco Products foi uma das campeãs do Ideathon apresentando soluções para a área de Sustentabilidade e Economia Solidária

Ideathon em números – O Ideathon é realizado pela Unidade de Empreendedorismo Territorial do Sebrae Maranhão. A primeira edição da maratona aconteceu em 2022, no município de Barra do Corda. Desde então, já foram realizadas mais 13 edições do IDEATHON em 10 cidades diferentes do estado: Balsas, Imperatriz, Timon, Santa Inês, Caxias, Grajaú, Coelho Neto, Açailândia, São Luís e São José de Ribamar.

Em três anos de aplicação em instituições de ensino, a ação já envolveu mais de 2.500 alunos e 120 professores. “O Ideathon desperta ou reforça nos estudantes e professores a busca por ações inovadoras. Durante as competições vemos pessoas engajadas, se desafiando e apresentando grandes ideias e soluções criativas. A maratona é um grande sucesso por onde passa e vamos continuar levando a mais instituições do estado”, frisou o gerente da Unidade de Inovação do Sebrae no Maranhão, Cesar Guimarães.

Coelho Neto recebeu a edição de número 15 da maratona. Este ano, ainda estão previstas mais três edições do IDEATHON, nas cidades de São João dos Patos (15, 16 e 17/11), Barra do Corda (22, 23 e 24/11),)  e Alcântara (28, 29 e 30/11).

80 estudantes de Coelho Neto participaram da maratona de conhecimento
Deixe seu Comentário
Ir Para o Topo