Expo São Pedro destaca inovação e aprendizado no campo com apoio do Sebrae

Foram quatro dias de intensas atividades durante a 1ª Feira de Exposição Agropecuária de São Pedro da Água Branca. O evento reuniu produtores, estudantes, instituições e parceiros para fomentar o desenvolvimento do setor rural no município. O Sebrae Maranhão, por meio da Unidade de Açailândia, marcou presença com uma programação voltada ao fortalecimento do empreendedorismo e à difusão de tecnologias que contribuem para a melhoria da produção agropecuária local.

São Pedro da Água Branca tem destaque na produção agropecuária do Maranhão, especialmente na bovinocultura de leite. Com o apoio de programas de assistência técnica e inovação, como os oferecidos pelo Sebrae, o município tem registrado avanços significativos na produtividade e na qualidade do leite produzido. A região também possui atividades relevantes na agricultura familiar, com cultivos de arroz, feijão, mandioca e milho, contribuindo para a segurança alimentar e a geração de renda local.

O Sebrae Maranhão, Unidade de Açailândia, teve participação ativa no evento. Destaque para a palestra “Empreendedorismo na Educação”, ministrada pelo analista Reginaldo Medeiros, o Encontro de Produtores e as visitas das escolas ao espaço do Sebrae. A presença institucional também foi marcada pela assinatura do termo de aceite do Programa Cidade Empreendedora, que passa a ser implementado no município, fortalecendo as políticas públicas de desenvolvimento econômico.

Assinatura do termo marca adesão de São Pedro da Água Branca ao programa Cidade Empreendedora. Parceria com o Sebrae visa fortalecer a gestão pública e o desenvolvimento local.(Sebrae/Divulgação)

Além das ações de capacitação e orientação, a feira também foi espaço para apresentar resultados concretos de produtores atendidos por programas do Sebrae, como o Sebraetec, voltado à inovação e à tecnologia no campo. Visitantes puderam conhecer, por exemplo, animais nascidos a partir de melhoramento genético e soluções aplicadas para aumentar a produtividade de pequenas propriedades rurais.

“Na Expo São Pedro, conseguimos mostrar resultados reais do trabalho que o Sebrae desenvolve no município. Por meio do Sebraetec, produtores têm acesso a tecnologias como a inseminação artificial e o melhoramento genético, que contribuem diretamente para o aumento da produtividade e da qualidade do rebanho leiteiro. É gratificante ver esses avanços sendo apresentados ao público e perceber o quanto a inovação já está transformando a realidade das pequenas propriedades rurais”, destacou Sara Cristina, analista do Sebrae Maranhão – Unidade Açailândia.

Tecnologia e resultados no campo: ações do Sebraetec em destaque

O Sebraetec, programa que conecta pequenos negócios a soluções tecnológicas e de inovação, teve papel de destaque durante a Expo São Pedro. Segundo Sara Cristina, representante da Unidade de Açailândia, o Sebrae desenvolve ações no município com foco no uso de tecnologias como IATF (Inseminação artificial em tempo fixo) e FIV (Fertilização in vitro) para o melhoramento genético do rebanho e a produção de leite com mais qualidade. “Temos percebido avanços significativos entre os produtores atendidos. A feira mostra esses resultados na prática”, afirmou.

Produtores como Reginaldo Ataídes Lima, ressaltam os benefícios do programa. “Com o apoio do Sebraetec, conseguimos realizar inseminação artificial e avançar em técnicas de melhoramento genético. Agora, é esperar os frutos desse investimento”, disse. Jaider, outro produtor local, também destacou os avanços com a solução de georreferenciamento: “Fomos muito bem atendidos e já estamos vendo os benefícios na organização da propriedade.”

Para a presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de São Pedro da Água Branca, Luciana Neres, o impacto das parcerias com o Sebrae: “Hoje, na nossa exposição, temos uma vitrine de animais fruto do Sebraetec. O programa se tornou um braço forte no apoio ao produtor rural da região.”

Em 2024, o Sebraetec expandiu sua atuação no Maranhão, beneficiando milhares de pequenos negócios com consultorias e soluções tecnológicas. Na região Tocantina, que inclui municípios como Açailândia e Imperatriz, o programa tem impulsionado a produtividade no campo, especialmente na pecuária leiteira, com a introdução de práticas inovadoras e sustentáveis. Essas ações têm contribuído para o fortalecimento da economia local e a melhoria da qualidade de vida dos produtores rurais.

Deixe seu Comentário
Ir Para o Topo