Flor do Natal tem vermelho intenso e alta procura nesta época

Planta é normalmente é cultivada em dias curtos, como os da época de Natal no hemisfério norte. No Brasil, o Natal acontece no verão e, devido a isso, agricultores precisam investir severamente em estufas. Flor do Natal tem vermelho intenso e alta procura nesta época
TV TEM/Reprodução
O Natal está chegando e agricultores de Paranapanema (SP) já estão se preparando para cultivar a poinsétia, uma planta conhecida como flor de natal devido à cor avermelhada das folhas. A poinsétia tem vários nomes, como bico-de-papagaio, flor de natal, rabo-de-arara, entre outros.
A flor, originária do México, é usada há muito tempo como enfeite natalino no país de origem e em outros países. Nos últimos tempos, ela conquistou um grande espaço no mercado brasileiro.
Cornelius é um agricultor holandês que começou a cultivar a planta pouco tempo depois de chegar ao Brasil, em 1974. Na propriedade dele, o aumento de procura pelas flores começa em agosto. Grandes empresas de comércio, como shoppings e supermercados, costumam comprar as plantas já nesse mês.
No entanto, cerca de 90% da procura está nos meses de novembro e dezembro, justamente nas épocas mais difíceis de cultivar a flor. A planta floresce melhor em dias curtos, como os da época de Natal no hemisfério norte. No Brasil, a época festiva acontece no verão e, por conta disso, os agricultores precisam investir fortemente nas estufas e ter muito cuidado no manejo da poinsétia.
Cornelius comprou cerca de 300 mil mudas para este ano, entre elas, 3 mil amarelas, que também são bastante requisitadas. As vendas e os preços aumentaram nos últimos dois anos, porém, o lucro diminuiu.
O agricultor emprega 28 pessoas no total, e dez dos funcionários possuem contratos temporários por conta da procura da poinsétia no fim de ano.
Veja a reportagem exibida no programa em 01/12/2024:
Flor do Natal tem vermelho intenso e alta procura nesta época
VÍDEOS: veja as reportagens do Nosso Campo
Acesse + TV TEM | Programação | Vídeos | Redes sociais
Confira as últimas notícias do Nosso Campo
Deixe seu Comentário
Ir Para o Topo