Food service e inovação: Sebrae fortalece empreendedores do mercado gastronômico de São Luís no iFood Empreenda Maranhão

Pequenos e médios empreendedores de São Luís do setor de bares e restaurantes tiveram a oportunidade de participar de palestras e workshops para impulsionar o crescimento de seus negócios no iFood Empreenda Maranhão, evento promovido nesta segunda-feira (17) pela plataforma iFood em parceria com o Sebrae, Governo do Maranhão e Abrasel.

Analista do Sebrae Cícero Almeida, presidente da Abrasel/MA Camila Di Minda e o empreendedor Lula Fylho durante o iFood Empreenda. (Sebrae/Divulgação)

A programação contou com painéis sobre a reforma tributária e o impacto do IVA Dual; o uso da inovação para pequenos restaurantes alcançarem destaque no mercado; planejamento e escala no negócio e a construção de uma marca forte e uma experiência de sucesso no Food Service.

Durante o evento, o analista do Sebrae, Cícero Almeida, também apresentou aos participantes as principais consultorias para o setor de bares e restaurantes oferecidas pelo Sebraetec, programa do Sebrae que ajuda pequenos negócios a implementar soluções tecnológicas e inovadoras. O diretor técnico do Sebrae Maranhão, Mauro Borralho, destacou os serviços oferecidos pelo Sebraetec aos pequenos empreendedores.

“O Sebrae, enquanto uma instituição que apoia os pequenos negócios, participou do iFood Empreenda, um evento voltado para inovação, desenvolvimento de pequenos negócios, sobretudo da cadeia da alimentação fora do lar. Na oportunidade, o Sebrae ministrou um painel apresentando o Sebraetec, uma solução que é voltada ao desenvolvimento dos pequenos negócios, visando a melhoria dos processos, inovação e tecnologia”, explicou Mauro Borralho, diretor técnico do Sebrae Maranhão.

O empresário Lula Fylho, um dos palestrantes do iFood Empreenda Maranhão, é cliente do Sebraetec. Para ele, o programa foi essencial para elevar a qualidade dos serviços disponibilizados pelos seus restaurantes. “Recomendo o Sebraetec para todos os empreendedores, porque esse programa ajuda muito os negócios por meio de consultorias de alto nível, com valores muito simbólicos. A gente não pode ficar parado, já é muito desafiador ser empreendedor no Brasil. Ser empreendedor sozinho é pior ainda, então é importante ter parceiros”, disse o CEO dos restaurantes Casa de Juja, Numar e Kanaloa.

Evento promoveu palestras e workshops para impulsionar o crescimento de pequenos e médios empreendedores do setor de bares e restaurantes. (Sebrae/Divulgação)

O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Maranhão, Celso Gonçalo, ressaltou a importância do evento para que pequenos empreendimentos gastronômicos possam aprimorar seus serviços, adaptando-se às novas tecnologias e às ferramentas exigidas pelo mercado de Food Service.

“O iFood Empreenda é um marco importante para o desenvolvimento dos pequenos negócios, especialmente para um setor tão promissor como o de bares e restaurantes. O Sebrae, como parte do Sistema S, tem um compromisso firme de prestar todo apoio aos pequenos negócios, que são a força motriz da economia do Maranhão. Este evento oferece aos empreendedores a oportunidade de aprender, trocar experiências e conexões com as últimas tendências do mercado”, declarou Celso Gonçalo.

 Presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Maranhão, Celso Gonçalo, realizou um discurso durante a abertura do evento. (Sebrae/Divulgação)

O empreendedor Joel Neto, proprietário da hamburgueria Chef’s Burguer, enfatizou que iniciativas como o iFood Empreenda Maranhão desempenham um papel essencial para auxiliar negócios do setor de bares e restaurantes a acompanhar as novas tendências de mercado e a se adequar às inovações.

“O mercado está em constante evolução e é importante que o empreendedor também siga essa tendência, buscando conhecimento e informações para que o negócio consiga alavancar mais as vendas e obter sucesso. O iFood Empreenda Maranhão é uma iniciativa muito bacana para nós empreendedores, pois a informação traz conhecimento, que se transforma em vendas e gera cadeia no nosso negócio”, afirmou Joel Neto, empreendedor há seis anos.

Alta no delivery – De acordo com dados do iFood, o total de pedidos realizados por meio da plataforma, em São Luís, cresceu mais de 23% em 2024, na comparação com 2023. Os números também mostram que a capital maranhense está entre as 10 cidades do nordeste com mais pedidos pelo iFood, sendo que os três tipos de restaurantes mais requisitados são os de lanches (1,8 milhões), comida brasileira (861 mil) e pizza (384 mil). Os itens gerais mais vendidos em São Luís são os hambúrgueres (1,1 milhões), cortes bovinos (510 mil) e refrigerantes (460 mil).

Analista do Sebrae Cícero Almeida apresentou o painel do Sebraetec no iFood Empreenda. (Sebrae/Divulgação)

Os negócios do iFood geram mais de 12.219 mil postos de trabalho no Maranhão, com movimentação de 0,24% do PIB no estado, segundo uma pesquisa realizada em 2023 pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). Por mês, o iFood movimenta 110 milhões de pedidos em todo o país, contando com 360 mil entregadores conectados e 380 mil estabelecimentos parceiros, entre restaurantes, mercados e farmácias.

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