Honda CG 160: veja as novidades da moto mais vendida do Brasil na versão 2025

A scooter aventureira ADV também recebeu retoque, como motor de 160 cilindradas, sendo a última motocicleta da Honda a aposentar o antigo de 150cc. Nova Honda CG160 ganha freio ABS na dianteira e disco na traseira
Divulgação | Honda
A Honda resolveu se mexer depois que sua principal concorrente, a Yamaha, anunciou o lançamento de oito modelos nesta semana.
Nesta quinta-feira (10) foi apresentada a renovação da Honda CG 160, moto que já está no mercado há 48 anos e é líder de vendas desde então. Em 2024, já são mais de 330 mil unidades emplacadas até setembro.
Esta é a 10ª geração do modelo, e a família CG 160 conta com quatro versões. O principal aprimoramento no quesito segurança foi a inserção de freio a disco na roda traseira e ABS na roda dianteira para a versão topo de linha Titan.
Anteriormente, a CG vinha com freio a tambor de 130 mm na roda traseira e a dianteira não era equipada com tecnologia antibloqueio.
A CG também foi adequada às regras de emissões do Programa de Controle da Poluição do Ar por Motociclos e Veículos Similares (Promot M5), que entra em vigor em 1º de janeiro de 2025.
Veja abaixo mais detalhes.
LEIA MAIS
Brasil tem mais de 1,3 milhão de motos fabricadas em 2024, maior número em 12 anos
Yamaha renova portfólio no Brasil e lança 8 novas motos; veja a lista
Honda NXR 160 Bros: o que há de positivo e negativo na trail mais vendida do país; veja a avaliação
Linha 2025, de décima geração, continua com as mesmas versões: Cargo, Start, Fan e Titan
Divulgação | Honda
Novas motos, poucos detalhes
Os preços da nova CG ainda não foram divulgados porque a motocicleta não foi oficialmente lançada, e a fabricante não apresentou detalhes técnicos.
A primeira crítica já pode ser feita: somente a versão topo de linha Titan vem com as novas tecnologias de frenagem. As outras três versões (Cargo, Start e Fan), apesar do facelift, continuam com freios combinados, em que a dianteira carrega disco sem ABS e a traseira continua com freio a tambor.
No geral, todas as versões da CG 160 ganharam novo design para o tanque, novo painel digital e o que diferencia as versões de entrada Cargo e Start são os faróis com lâmpadas convencionais (praticamente iguais aos da geração anterior) e a carenagem mais simples no tanque.
Initial plugin text
Já a intermediária (Fan) e topo de linha (Titan) ficaram muito mais atraentes, pois receberam o mesmo farol de LED que equipa as novas NXR 160 Bros (que o g1 já testou), XRE 190 e XR 300L Tornado.
A CG 160 2025 passa a ofertar uma nova cor amarela em seu portfólio, mas a marca não revelou se ela estará disponível apenas na versão mais cara.
Os preços da CG 160 2025 serão revelados ainda em outubro, segundo a Honda. Confira os preços da 9ª geração da CG, que ainda está sendo ofertada no site oficial da marca (valores sem frete):
CG 160 Cargo: R$ 15.790
CG 160 Start: R$ 14.650
CG 160 Fan: R$ 16.070
CG 160 Titan: R$ 17.440
Honda ADV
Honda ADV aposenta motor de 150cc e adota o de 160cc
Divulgação | Honda
A scooter aventureira ADV recebeu motor de 160 cilindradas, sendo a última motocicleta da Honda a aposentar o antigo de 150cc.
Nessa segunda geração, a motoneta terá controle de tração, entrada USB-C (em vez da tomada de 12V da atual). A ADV também passou por pequenos ajustes no design.
Visualmente, o parabrisas está com o mesmo formato, mas ganhou uma entrada de ar. O formato da bolha do banco é ligeiramente diferente da primeira geração da scooter.
O ângulo do escapamento também mudou. A razão é simples: por ter um novo motor, é provável que as partes técnicas também tenham sido revisadas.
Outra mudança significativa está no paralama dianteiro, no escudo frontal e no apoio de pé.
Confira abaixo.
Initial plugin text
O preço da nova ADV 160 só será divulgado em dezembro. A primeira geração, ainda em linha, custa R$ 23.060.
No começo do ano, a montadora japonesa havia prometido o lançamento de 10 novas motos. Contando com as duas apresentadas nesta quinta-feira, já foram nove modelos novos:
Sahara 300
Pop 110i ES
Elite 125
XR 300L Tornado 300
Biz 125
NXR 160 Bros
XRE 190
CG 160
ADV 160
A última — mas não menos importante, por ser a scooter mais vendida do Brasil — deve ser a PCX 160, que deve receber um motor retrabalhado para diminuir o nível de emissões.
Comparativo de scooters: Shineray Urban encara a Honda ADV
Deixe seu Comentário
Ir Para o Topo