Apoiado pelo Sebrae Maranhão, o Povoado Bar da Hora, localizado no município de Barreirinhas, foi uma das iniciativas em turismo de base comunitária reconhecidas na 12ª edição do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade, na categoria Experiência/Produto. A premiação ocorreu no último dia 9, durante a Feira Internacional de Turismo de Gramado – Festuris, no Buona Vitta Resort, e reuniu diversas iniciativas que se destacam pela promoção de práticas inovadoras e sustentáveis no turismo.
O prêmio foi recebido pelos representantes da Associação de Moradores e Pescadores do povoado, incluindo Renato Amorim, Jamerson Lindoso, e a presidente Neuza Pires. A comunidade que é atendida pela consultoria Sebrae da Rede de Agentes de Roteiros Turísticos, reconhece a conquista como o sucesso dos esforços do povoado em desenvolver um modelo de turismo comunitário e sustentável. Esse modelo não só valoriza a cultura local e preserva o meio ambiente, como também distribui de forma justa os benefícios econômicos entre todos os moradores.
“Esse prêmio é de todos nós”- Neuza Pires, presidente da Associação de Moradores e Pescadores do Povoado Bar da Hora, destacou a felicidade e o orgulho de toda a comunidade pela premiação: “A nossa experiência foi incrível. Nunca imaginei que chegaríamos tão longe. Esse prêmio é uma conquista de todos, de cada colaborador que contribuiu, especialmente durante os momentos difíceis da pandemia. Vamos fazer com que o troféu circule na comunidade como símbolo do nosso esforço e resiliência,” ressaltou Neuza.
Ela também expressou gratidão ao Sebrae Maranhão e ao Conselho Pastoral dos Pescadores e Pescadoras, parceiros fundamentais no desenvolvimento do projeto. “Temos muita gratidão pelo Sebrae, nosso parceiro, parceiraço mesmo. A gente tem um carinho muito especial por esse pessoal, por essa equipe maravilhosa que tem ajudado nossa comunidade. Espero que esse prêmio abra portas para a gente, que a gente consiga fazer o que planeja na nossa comunidade, porque a gente quer fazer muito mais,”, ressaltou a presidente da associação.
Turismo de base comunitária – Jamerson Lindoso, permacultor e membro da associação, destacou o papel essencial dos pescadores e pescadoras artesanais na preservação do ambiente local, que também é fonte de sustento para a comunidade. “O nosso turismo é feito pelos próprios moradores, que são, em sua maioria, pescadores artesanais. Esse tipo de pesca é tradicional e sustentável. O pescador aqui é um guardião natural do meio ambiente, pois a sobrevivência dele depende disso”, explicou Jamerson.
Ele destacou ainda que a conquista do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade valida o trabalho realizado e demonstra que a comunidade está “no caminho certo” ao alinhar seus objetivos com as práticas de turismo sustentável.
Apoio do Sebrae MA – Para gestora do Projeto Rota das Emoções no Sebrae Maranhão, Jeane Soeiro, a iniciativa no Povoado Bar da Hora é um exemplo do turismo responsável, com atividades que incluem a instalação de um biodigestor e a criação de roteiros turísticos baseados na sustentabilidade e na valorização da cultura local. “Esse modelo gera benefícios para todos os moradores e distribui os ganhos econômicos de maneira justa. É um turismo feito pela e para a comunidade,” destacou Jeane.
“O Sebrae Maranhão continua atuando junto a essas iniciativas, visando sempre fortalecer o turismo de base comunitária, garantindo que o desenvolvimento econômico seja alcançado com responsabilidade social e ambiental. Uma conquista como a do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade abre novas perspectivas para a comunidade Bar da Hora, dando força ao compromisso em ser um exemplo de turismo responsável, que tem como pilares a preservação do meio ambiente e a valorização das tradições locais”, concluiu a gestora.
Experiências Inspiradoras – Além do reconhecimento à comunidade Bar da Hora, em Barreirinhas, a Festuris reuniu outras iniciativas de turismo de experiência maranhenses, como o Passeio Ilhas do Delta, da Baluarte Pousada e Ecoturismo, apresentado por Renata Araújo; o jantar nos Lençóis e o passeio Vivências do Maranhão, pelo Rio Preguiças, que finaliza no povoado Bar da Hora, promovidos pela Caetés Expedições; e o surf na Pororoca em Arari, apresentado por Luís Maracá, da Maracá Adventure Viagens e Turismo.
Estes projetos foram apresentados no espaço Arena de Experiências, ambiente do Sebrae Nacional em feiras de negócios por todo o país, onde os trabalhos apoiados pelo o programa Rede de Agentes de Roteiros Turísticos puderam ser expostos.