Inovação: Com apoio do Sebrae, empreendedor consolida negócio de Private Label no setor de destilados no Maranhão

Que os destilados ganham força no mercado e na preferência do consumidor, ninguém duvida! Esse avanço tem propiciado o surgimento de empreendimentos que, mais do que revelam histórias de sucesso, servem de inspiração e motivação para outros empreendedores.

Laudelino Miranda, empreendedor do ramo de destilados em São Bento-MA, teve a ideia de iniciar um negócio, observando uma tendência que vem crescendo no mercado nacional, mas pouco conhecida no Maranhão: os destilados produzidos sob o selo Private Label ou Marca Branca. Trata-se de um modelo de negócio inovador, em que uma empresa contrata um fabricante para produzir produtos ou serviços e os vende sob uma marca própria. Foi assim que Laudelino, com o apoio do Sebrae, chegou ao mercado há dois anos e já consolidou o empreendimento, atuando no mercado com a venda de  bebidas destiladas com a sua marca, a “Millennials Destilados”.

“Grandes marcas presentes do mercado brasileiro operam nessa modalidade de negócio e são sucesso e se trata de uma forma de participação no mercado que tem se mostrado bastante atrativa”, explica Laudelino Miranda.

O empreendedor se refere a produtos como a Cachaça Cabaré, famosa por pertencer ao cantor sertanejo  Leonardo, produzida em parceria entre o Engenho Dom Tapparo e o cantor, que lançou a marca rotulando a bebida já pronta. Laudelino pesquisou sobre o modelo de negócio e deu os primeiros passos. Mas logo, sentiu as dificuldades. Foi aí que buscou o Sebrae. Através de consultorias e programas de desenvolvimento, ele recebeu orientações sobre como construir uma marca forte e atraente, além de aprender sobre as melhores práticas de rotulagem para seus produtos e sobre a precificação adequada.

Hoje, Laudelino vende cachaças clássicas envelhecidas e blend, gim, absinto e licores, produtos que já tem um público fiel.

As soluções do Sebrae – Por meio de soluções como o Agronordeste e Sebraetec,  Laudelino conseguiu construir a identidade visual da marca e ainda criar um rótulo dentro dos padrões exigidos por lei.

“Eu tinha uma grande dificuldade na articulação de fornecedores, mas conseguimos fechar uma parceria de sucesso com um alambique da Bahia, que nos fornece destilados de qualidade com padrão que eu desejava para o mercado, além de bebidas premium que fazem sucesso entre os consumidores”, contou Laudelino.

“O Sebrae foi fundamental para o crescimento do negócio. A Millennials Destilados começou de forma tímida com a venda de poucas garrafas. Hoje, é sucesso no Maranhão. O produto é cada vez mais conhecido, a partir da nossa participação em exposições, rodadas de negócios e feiras articuladas pelo Sebrae. São eventos de grande envergadura, como a Feira do Empreendedor e o 18º Enel, na Expoema. São eventos que ajudam os empresários e empreendedores na divulgação de seus produtos e serviços”, acrescentou o empreendedor.

Negócio lucrativo – Hoje, Laudelino vende uma média de 200 garrafas por mês, obtendo lucratividade expressiva. Essa renda, já se tornou a principal fonte de receitas para o empreendedor, que aponta como vantagens dessa modalidade de negócio, o menor investimento inicial,  já que não é necessário investir em fabricação ou numa linha de produção; e a agilidade para o lançamento da marca, porque não precisa desenvolver produtos e testá-los, o que gera uma lucratividade maior”.

Além disso, ele ressalta que nesse modelo de negócios a necessidade de investimentos  em pesquisa e desenvolvimento de produtos praticamente não existe, o que pode representar diferenciais importantes para redução de custos com marketing, publicidade, o que certamente significará, ao final, preços mais baixos para o consumidor final e melhores margens de lucro.

“Laudelino era um sonhador. Queria abrir um negócio, mas não sabia ao certo o que e como começar. Percebemos que a vontade era distribuir bebidas aqui na região (Baixada Maranhense). Mas, ele não se interessava pela fabricação; queria distribuir uma bebida já existente. Então, fizemos uma pesquisa de mercado para buscar esse fornecedor. Assim que o contrato foi fechado, iniciamos uma ação de construção da identidade visual da marca dele; fizemos todos os rótulos. Depois de tudo pronto, novamente ele nos procurou, agora para ajudá-lo na precificação. Organizamos os valores junto com ele e depois disso,  Laudelino tem participado de diversos eventos de mercado, do Sebrae, vendendo o seu produto com bastante sucesso”, contou Raphaella Castro, gestora do Agronordeste na Unidade de Negócios do Sebrae em Pinheiro.

Parceiro de sucesso – O Sebrae oferece uma variedade de serviços e programas para auxiliar micro e pequenas empresas a crescerem e se desenvolverem. Ao investir em consultorias, treinamentos e desenvolvimento de produtos, os empreendedores podem aumentar sua competitividade e conquistar novos mercados.

“Empreendedores como Laudelino ou outros em qualquer fase de um negócio podem buscar o apoio do Sebrae e ver os resultados acontecerem”, explica Rosa Amélia, gerente da Unidade de Negócio de Pinheiro, unidade responsável pelo atendimento ao empreendedor Laudelino. Conforme ela, “as soluções para o desenvolvimento empresarial viabilizadas pelo Sebrae, o desejo do empreendedor em crescer e se consolidar no mercado, certamente fazem a diferença em qualquer negócio”.

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