Jornalistas e influenciadores percorrem circuito de atrativos de afroturismo e cultura no Maranhão

A batida ancestral dos tambores, emoldurados pelo céu estrelado de junho no Maranhão é quem anuncia: é tempo de guarnicê! Celebrando a vocação do estado para modalidades e produtos turísticos que unem cultura, tradições, vivências comunitárias, religiosidade, ancestralidade e patrimônio natural, o estado recebeu uma ação pioneira, marcando um momento de vivências memoráveis.

Realizado entre os dias 23 de  junho  e 7 de julho, o primeiro press trip Afrocultural, envolveu atrativos estaduais em diferentes estágios de maturidade, percorridos por um grupo de jornalistas pertencentes a veículos especializados, como o Mundo Negro, Folha de São Paulo, UOL, Globo Play e TV Cultura. Esse grupo vivenciou emoções na passagem por esses atrativos, que demonstram aptidão para incrementar a oferta no Maranhão. A ação, que teve o apoio do Sebrae, decorre de esforços da plataforma digital Guia Negro, das Instâncias de Governança (IGR) dos polos Floresta dos Guarás, São Luís, Lençóis & Delta e Munim e da secretaria de Turismo de São Luís – Setur.

Ao reunir jornalistas e influenciadores de mídias de renome nacional,  a iniciativa colaborou para reforçar o evidente potencial do Maranhão , fortalecendo modalidades como o turismo de base comunitária, turismo rural e cultural, com foco em comunidades quilombolas no Maranhão, destacando para o potencial para o afroturismo, além de promover a valorização da cultura negra em seus diversos aspectos.

Flávia Nadler, gestora estadual de Turismo e Cultura do Sebrae Maranhão, entende essa ação como de extrema importância para a promoção do desenvolvimento econômico e social do estado, principalmente em benefício das comunidades quilombolas.

“O Turismo é um grande vetor de transformação e quando falamos em transformação, o empreendedorismo assume papel de destaque, sendo ativado quando o Turismo acontece. O roteiro coberto nessa ação envolveu ambientes ricos em belezas naturais e culturais, que tem toda uma ancestralidade que precisa ser conhecida e reconhecida. E o Sebrae acredita que, fortalecendo o empreendedorismo e a cadeia do Turismo, é uma forma de apoio ao empreendedor e às comunidades ancestrais do estado. Então, esse primeiro press trip abre horizontes de crescimento, a partir da identificação desse potencial,” explicou a gestora.

Equipe do Sebrae em visita à comunidade de Frechal

Um legado de valorização, reconhecimento e sentimento de pertencimento

O press trip iniciado em São Luís, percorreu comunidades da capital; esteve no polo Lençóis & Delta e Munim, encerrando a ampla programação no Polo Floresta dos Guarás, no Litoral Ocidental Maranhense, realçando afinidades que remetem à possibilidade de estruturação de produtos integrados e de grande potencial de mercado.

Jornalista iniciaram o roteiro por São Luís, conhecendo roteiros como o Quilombo Urbano, na Liberdade.

Durante 15 dias, 14 cidades e 11 quilombos foram visitados. Os jornalistas percorreram pontos turísticos reconhecidos por suas belezas naturais e riqueza cultura afro-brasileira, passando por regiões e localidades com estágios diferenciados de maturidade quanto ao desenvolvimento turístico. Foram visitados roteiros já consolidados, como o premiado Quilombo Urbano, em São Luís, e outros em fase de estruturação, para serem futuramente oferecidos ao público e operadores.

“São Luís, nossa capital, já é uma referência na matriz de afroturismo, em um estado com um grande contingente de negros e uma riqueza imensa de manifestações culturais, de ancestralidade, história, gastronomia, religiosidades e muito mais.  Vimos, essa passagem pelos territórios de Lençóis & Delta e Munim, como oportunidade e com expectativa promissora. Tivemos a visitação na Olaria do Amarildo e mostramos o roteiro da Boa Vista, em um quilombo, que já está pronto na região do Munim. Isso enriqueceu muito o Press Trip, focando roteiros fora de São Luís. Nos Lençóis, vivenciamos uma programação mais educativa e informativa, passando pelo Parque Municipal de Santo Amaro e a Lagoa Bonita, em Barreirinhas, como uma estratégia de promoção para o público visitante.

Algumas dessas localidades já têm ações iniciadas e outras, têm condições para se fazer um trabalho de roteirização, como por exemplo Boa Vista, em Santo Amaro, onde eles puderam ver as manifestações juninas, o bumba meu boi e nossa riqueza cultural. E também quilombos como Cantinho, em Barreirinhas, em que se percebe um potencial para ser desenvolvido. Sob todos os aspectos, o Press Trip foi positivo, nos permitindo vislumbrar perspectivas de integração, de melhorias a partir dos feedbacks recebidos e sobre roteiros que podem diversificar a oferta turística no Maranhão”, assinalou Matheus de Oliveira, diretor de Promoção e Comunicação da IGR Lençóis e Delta.

Exuberância e cultura – Na passagem pelo polo Floresta dos Guarás, entre os locais visitados, um cardápio de  atrativos abrangendo praias paradisíacas, rios exuberantes, paisagens naturais centenárias, quilombos, terreiros de candomblé, museus e outros locais de grande relevância histórica e cultural. E, além disso, uma rota embelezada pelo contato com festas tradicionais, apresentações culturais como tambor de crioula, bumba-meu-boi, forró de caixa e rodas de capoeira, celebrando o Maranhão que se reconhece negro e plural.

Comunidade de Entre Rios, em Mirinzal: um convite à contemplação.

Como professor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e secretário de Turismo de São Luís, Saulo Ribeiro dos Santos, desenvolve trabalhos junto às comunidades quilombolas, principalmente da região do Litoral Ocidental Maranhense. Para ele, a possibilidade de um roteiro que ofereça experiências nesses ambientes, tem tudo para fortalecer o potencial do Maranhão na modalidade do afroturismo e, ainda, o sentimento de pertencimento, realçado pelo orgulho das tradições ancestrais do nosso estado.

“É indiscutível o potencial dos atrativos turísticos naturais, culturais gastronômicos patrimoniais e, principalmente, a ancestralidade de toda essa região, que, no Maranhão, abrange territórios com a maior concentração de quilombos. O Litoral Ocidental Maranhense, com suas praias e ilhas, e os atrativos do Polo Lençóis & Delta e Munim não tem como não encantar os visitantes, estimulados pela história, memória e identidade do povo negro, que sofreu muito, mas que hoje ressignifica essa condição, transformando-as em vivências para que o turista possa conhecer, valorizar, ajudar a preservar e, além disso, gerar um sentimento e orgulho de pertencimento a esse ambiente”, ressalta o secretário.

Dunas da Ilha de Lençóis em Cururupu, paisagens que se assemelham aos Lençóis Maranhenses.

Negócios e potencial – O Guia Negro é uma plataforma de afroturismo, que promove experiências turísticas em diversas cidades brasileiras, ofertando conteúdo sobre viagens, cultura negra, afroturismo, movimentos e black business. Guilherme Soares Dias é jornalista e fundador da plataforma. Ele acredita que as localidades visitadas têm grande potencial, por reunir paisagens e ambientes ímpares e apresentarem pessoas e histórias fortes que encantam e geram conexões com memórias afetivas e ancestrais.

“Para além dos atrativos turísticos, a principal riqueza são realmente as pessoas. Eu não tinha noção do que iria encontrar, e das histórias de cada um deles, que me chamara atenção. Muitas das comunidades têm belezas naturais evidentes. A união da riqueza humana com o patrimônio natural faz todo sentido. O turista pode curtir as duas coisas e, ainda, a culinária e a cultura que são muito ricas, tudo isso agregando legados que essas pessoas trazem desde seus antepassados. Ancestralidade seria como eu resumiria essa rota e os futuros produtos desse ambiente,” disse Guilherme.

Nas visitas às comunidades quilombolas, momentos de imersão na cultura e no cotidiano dos moradores.

Rodas de conversa – A passagem do grupo de jornalistas nas comunidades quilombolas foi marcada por rodas de conversa para apresentação das histórias e particularidades de cada uma, enfocando tradições que, por vezes, se assemelham, e relatos de sofrimento, perseverança, luta e conquistas de um povo que persiste fiel e cultua, como patrimônio, a própria ancestralidade. Quem vivencia um roteiro forte como esse carrega, desse povo, legados de memórias e emoções.

“O sentimento é de gratidão de testemunhar e vivenciar essa experiência. Poucas pessoas têm a oportunidade de ver ambientes tão diferentes, dentro do mesmo estado, com realidades tão diversas. O que prevalece é a gratidão por essa experiência e o sentimento muito intenso de ancestralidade, de pertencimento. E não sinto que eu vim para cá; sinto que voltei para encontrar e vivências e estou muito grata por ter sido reconhecida e por ser acolhida pelos maranhenses,” pontuou Xan Ravelle, influenciadora e apresentadora da Globo Play, uma das integrantes do press trip.

Atuação do Sebrae para o fortalecimento dos potenciais turísticos do Maranhão

O Sebrae vem trabalhando em vários territórios do Maranhão, a integração entre inovação, economia criativa, cultura, sustentabilidade, entre outros aspectos, como base para fortalecer o Turismo como instrumento de desenvolvimento. Essa cadeia promove oportunidades para empreendedores de todos os portes e a chance para o desenvolvimento de uma ampla gama de negócios, impulsionando diretamente segmentos como artesanato, gastronomia, serviços culturais, artes, meios de hospedagem, transportes, agenciamento de viagens, entretenimento, entre outros. Esse potencial multiplicador tem ajudado muitos municípios a encontrar alternativas de desenvolvimento promissoras.

Capacitações do Sebrae criam novas perspectivas para o turismo.

Com a estratégia Destinos Turísticos Inteligentes (DTI) muito forte no direcionamento estratégico para atuação no Turismo, o Sebrae alcança territórios turísticos visando torná-los sustentáveis, valorizando a diferenciação que estes possuem e são atrativos para o mercado, focando na gestão baseada em inovação e dados, em um modelo que tem na governança sólida uma base importante. Mas, além disso, a atuação foca a integração do turista com o destino e a oferta de experiências memoráveis em toda a jornada de consumo do produto turístico, além de melhoria da qualidade de vida das comunidades beneficiadas.

O programa Líder, trabalhado nos Polos Lençóis & Delta e Munim e Floresta dos Guarás, que fizeram parte do roteiro do Press Trip, é um bom exemplo. Com ações voltadas para promoção do desenvolvimento em Territórios Empreendedores, o programa Líder vem gerando importantes resultados na governança no Turismo, com a formalização de Instâncias de Governança, que são a base de todo o trabalho. “É a partir desse processo de governança que tem sido gerada a integração e o contexto que permitem com que, iniciativas como o press trip tragam novos horizontes para o desenvolvimento territorial”, opina, a título de conclusão, Flavia Nadler.

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