Nos dias 20 e 21 de agosto, o 6º Encontro do Programa LIDER Território Sertão Maranhense aconteceu em Passagem Franca – MA, reunindo líderes regionais e participantes envolvidos na formulação da Agenda do Desenvolvimento da região. Com o tema “Caminhos do Desenvolvimento”, o evento deu continuidade ao trabalho já realizado, que incluiu a definição da visão de futuro da região e a análise dos contextos externo e interno. Agora, o foco é o planejamento das ações que permitirão transformar a realidade do município e da região, tendo o empreendedorismo como base.
No encontro, o grupo deu o primeiro passo para moldar o futuro da região, estabelecendo os macroobjetivos — as grandes decisões que irão delinear os caminhos a serem percorridos. Esses objetivos são fundamentais para interromper ciclos de estagnação e guiar a comunidade em direção a uma transformação significativa. “Foi um marco para a agenda que está sendo construída pelos líderes representantes do setor empresarial, público e terceiro setor. Foram definidas as principais estratégias e metas para alcançar a visão de futuro que eles querem para a região”, afirmou a consultora Eulália Silva.
Definidos os macro-objetivos, as discussões avançaram para a formulação das estratégias, permitindo que o grupo estabelecesse como alcançará suas metas, abordando prioridades e recursos disponíveis. Além de traçar as diretrizes estratégicas, o encontro também focou na definição das iniciativas — as ações específicas que deverão ser implementadas para concretizar os objetivos definidos. “Esse encontro em Passagem Franca foi fundamental para que todos pudéssemos desenhar planos de ação concretos para desenvolver a nossa região”, explicou Marcela Sabá, uma das participantes, secretária de comunicação no município anfitrião.
O 6º Encontro do Programa LIDER ao combinar visão, estratégia e ações, trouxe para a agenda dos atores regionais o compromisso com o desenvolvimento, a partir de sonhos de uma realidade próspera e inclusiva. “Concluímos o 6º encontro cheios de conhecimentos e ansiosos para o próximo passo”, destacou Ana Carla Coelho, coordenadora do núcleo empresarial de Colinas.