Maranhão conquista reconhecimento nacional como o melhor mel de abelhas sem ferrão do Brasil

O Maranhão brilhou no cenário nacional ao conquistar posições de destaque no XXIV Congresso Brasileiro de Apicultura e no X Congresso de Meliponicultura (CONBRAPI), realizados de 27 a 30 de novembro em Aparecida, São Paulo. Claudomar Damascena Brito e José de Ribamar de Castro Sousa, do Entreposto Mel dos Lençóis, localizado em Barreirinhas, foram os grandes vencedores na categoria de Melhor Mel de Meliponicultor do Brasil, com o mel de Tiúba produzido a partir da florada do mirim, típica da região dos Lençóis Maranhenses.

O evento, uma das mais importantes plataformas de valorização da apicultura e meliponicultura no país, também trouxe outro reconhecimento para o Maranhão: O Mel dos Lençóis também conquistou o 2° lugar na categoria de Melhor Mel de Entreposto de Abelhas Sem Ferrão do Brasil, consolidando o estado como referência na produção e comercialização de produtos de alta qualidade.

“Fomos com o apoio do Sebrae, como expositores, e ficamos no estande do Sebrae Nacional, graças à indicação do Sebrae Maranhão e da região dos Lençóis. Já no primeiro dia, inscrevemos nossos produtos, tanto na categoria de entreposto quanto na de meliponicultor. Como meliponicultores, ganhamos o primeiro lugar, e como entreposto de mel, conquistamos o segundo lugar, ambos com mel de abelhas sem ferrão, da espécie Tiúba”, contam Claudomar e José de Ribamar, emocionados com a conquista.

Claudomar Damascena Brito e José de Ribamar de Castro Sousa, da Apícola Mel dos Lençóis, na área de exposições exibem com orgulho o premiado mel de Tiúba da florada do mirim, que conquistou o 1° lugar no CONBRAPI 2024.

Claudomar Damascena destacou ainda a importância desse reconhecimento, “saber que temos o melhor mel do Brasil é uma sensação indescritível. É algo tão grandioso que a ficha ainda está caindo aos poucos para nós. Essa conquista representa muito, não só para nós, mas para o Maranhão, que mais uma vez mostra a força do mel de Tiúba”, comentou o apicultor.

Atendimento Sebrae – A Apícola Mel dos Lençóis recebe atendimento estratégico da Unidade do Sebrae na região dos Lençóis Munim, por meio dos programas AgroNordeste , Rota das Emoções e Atendimento Local . Essa atuação integrada reflete a soma de esforços para fortalecer a meliponicultura, promover a sustentabilidade e contribuir para o desenvolvimento econômico na região.

A conquista da Apícola Mel dos Lençóis no Conbrapi é mais do que um reconhecimento à qualidade excepcional do mel de Tiúba produzido no Maranhão; é uma demonstração de impacto positivo de iniciativas que aliam inovação, tradição e sustentabilidade. Como destacou Albertino Leal, diretor superintendente do Sebrae Maranhão, “o Sebrae Maranhão tem o compromisso de apoiar e fortalecer iniciativas como a da Apícola Mel dos Lençóis, que representam não apenas a excelência produtiva, mas também um modelo de economia sustentável e integrado à biodiversidade local. A meliponicultura é uma atividade estratégica, capaz de gerar renda e promover o desenvolvimento em harmonia com o meio ambiente, valorizando as riquezas naturais do nosso estado”, reforçou o superintendente.

Os vencedores da noite posam juntos em celebrar as conquistas que marcaram o XXIV Congresso Brasileiro de Apicultura e X Congresso de Meliponicultura (CONBRAPI).

“Essa conquista é motivo de grande orgulho para o Maranhão e para todos que fazem parte do Sebrae. O reconhecimento do mel de Tiúba produzido pela Apícola Mel dos Lençóis reflete o potencial da nossa região e o resultado de um trabalho conjunto, que inclui capacitação, consultorias e incentivo à inovação. Por meio do programa AgroNordeste e de outros atendimentos estratégicos, buscamos fortalecer a cadeia produtiva da meliponicultura, promovendo a sustentabilidade, a geração de renda e a valorização da biodiversidade local”, destacou Fernando Aurélio, gestor do projeto AgroNordeste do Sebrae na regional Lençóis-Munim.

“Só temos gratidão a Deus, que nos guia, à nossa família, que sempre nos apoia, às pessoas que acreditam no nosso trabalho, e aos parceiros, especialmente o Sebrae, que esteve conosco nessa jornada. É um momento histórico e muito especial para nós e para a meliponicultura do Maranhão “, ressaltou Claudiomar.

A Premiação – O CONBRAPI é o maior evento de apicultura e meliponicultura no Brasil, reunindo especialistas, pesquisadores, estudantes,  apicultores, meliponicultores e empresas do setor para compartilhar conhecimentos e novidades. É  uma iniciativa que busca valorizar produtos de pequenos e médios empreendedores rurais, evidenciando a importância da sustentabilidade e da biodiversidade. O mel de abelhas sem ferrão, além de possuir características diferenciadas de sabor e qualidade, tem grande impacto ambiental positivo, reforçando a relevância da produção responsável e inovadora.

Deixe seu Comentário
Ir Para o Topo