Maranhão participa da ExpoCatadores em São Paulo – SP

O Maranhão marca presença na ExpoCatadores 2024, o maior evento dedicado à cadeia da reciclagem no Brasil, que acontece de 18 a 20 de dezembro, no Distrito Anhembi, em São Paulo. Com o tema “Reciclagem Popular: Inovação Sustentável na Era da Revolução Tecnológica e da Crise Climática”, o evento reúne mais de 3 mil catadores e catadoras de materiais recicláveis de todo o país, ressaltando a importância de promoção da inclusão socioprodutiva e para fortalecimento da economia circular.

A comitiva maranhense é composta por Geórgia Pacheco, gestora estadual do Projeto Pró-Catadores pelo Sebrae Maranhão; Isabel Campelo, gestora regional do Pró-Catadores pelo Sebrae Maranhão;  Ilmo Rodrigues,  consultor credenciado do Sebrae; Daniela Pimentel da Agência Executiva Metropolitana (AGEM) e representantes de duas das cooperativas atendidas pelo projeto, Valdemilson Santos, fundador da Associação de Catadores de São José de Ribamar (ASCAMR), e Maria Raimunda, fundadora da Cooperativa de Trabalho Coleta e Recuperação de Resíduos da Vila Maranhão (COOPVILA), em São Luís.

Representantes do Maranhão na ExpoCatadores 2024 trocam experiências e fortalecem parcerias em prol da reciclagem popular e da economia circular.

A comitiva maranhense participou de reuniões estratégicas com o Sebrae Nacional e representantes de outros estados para relatar o andamento do projeto no Maranhão, destacando o pioneirismo na implementação das ações do Pró-Catadores. Essa troca de experiências, realizada em um ambiente produtivo, gera novos contatos com estados que estão iniciando suas atividades e buscam replicar boas práticas aplicadas pela equipe no Maranhão.

“A participação na ExpoCatadores, com o apoio do Sebrae, é uma oportunidade única para nós, que estamos na linha de frente da reciclagem no Maranhão. É um momento de aprendizado, troca de experiências e fortalecimento do nosso trabalho. Ver de perto iniciativas de outras cooperativas e conhecer modelos que podemos aplicar nos inspira e motiva a continuar. Além disso, poder apresentar nosso trabalho e discutir apoio com outras instituições mostra que estamos no caminho certo, buscando sempre melhorar a vida dos catadores e promover um impacto positivo na sociedade e no meio ambiente”, detalhou Maria Raimunda, da COOPVILA.

Maria Raimunda, da COOPVILA, e Valdemilson Santos, da ASCAMR, compartilham experiências e aprendem com projetos de sucesso no maior evento de reciclagem do Brasil.

“Para nós, enquanto executores do Pró-Catadores no Maranhão, a participação no evento é de grande importância pois nos possibilita, além de fortalecer parcerias e compartilhar experiências, conhecer melhor esse público que estamos atendendo, para assim podermos prestar um serviço de apoio que realmente faça a diferença na vida dos catadores e catadoras do nosso estado, promovendo a inclusão socioprodutiva, elevação de autoestima e geração de renda para esses grupos”, enfatizou Geórgia Pacheco, Gestora Estadual do projeto Pró-Catadores.

Para Isabel Campelo, gestora regional do Pró-Catadores pelo Sebrae Maranhão, a feira tem sido extremamente produtiva. “Tivemos a oportunidade de conhecer iniciativas inovadoras, como empresas que atuam no processo de logística reversa e cooperativas-modelo que operam no sistema de franquias. Além disso, realizamos reuniões estratégicas com representantes da ANCAT, onde apresentamos o projeto desenvolvido no Maranhão e discutimos formas de apoio para fortalecer essas organizações”, complementou.

O Projeto Pró-Catadores no Maranhão – O Sebrae Maranhão foi selecionado para o projeto piloto Pró-Catadores, uma iniciativa nacional também realizada em Santa Catarina e no Pará, com foco no fortalecimento das cooperativas de reciclagem e na promoção da economia circular.

Comitiva maranhense participa de reuniões estratégicas, promovendo o pioneirismo do Projeto Pró-Catadores e ampliando a rede de cooperação com estados de todo o país.

A execução no Maranhão começou em outubro de 2024 com diagnósticos situacionais em 30 organizações, abrangendo cooperativas e associações em parceria com prefeituras locais. As ações, conduzidas pelas regionais de São Luís, Pinheiro, Lençóis, Chapadinha e Caxias, são coordenadas pela Unidade de Ambiente de Negócios e recebem suporte direto de gestores regionais. Em 2025, essas organizações serão beneficiadas com consultorias especializadas baseadas em planos de trabalho personalizados, promovendo maior eficiência e resultados concretos para seus participantes.

O projeto Pró-Catadores busca oferecer suporte direto às cooperativas de catadores e catadoras, promovendo a formalização dos negócios, a gestão eficiente e o aumento da produtividade. Além disso, a iniciativa incentiva parcerias com o setor público, auxiliando prefeituras na contratação de cooperativas para a prestação de serviços de reciclagem. Essa abordagem não apenas fortalece as cooperativas, mas também contribui para o desenvolvimento das cidades por meio da economia circular e das práticas de ESG (ambientais, sociais e de governança).

A ExpoCatadores 2024 – Organizada pela ANCAT (Associação Nacional dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis), Movimento Nacional dos Catadores (MNCR) e UNICATADORES, a ExpoCatadores se consolidou como um importante ponto de encontro entre trabalhadores, setor público e privado. Além de impulsionar a reciclagem popular, o evento promove debates sobre inovações tecnológicas, crise climática, direitos dos catadores e novos modelos de negócio.

Segundo Roberto Rocha, presidente da ANCAT e catador, “a ExpoCatadores representa a força do nosso trabalho e a contribuição essencial dos catadores para a sustentabilidade. Este é um momento para trocarmos experiências e fortalecermos a reciclagem popular.”

Durante os três dias de evento, os participantes têm acesso a uma ampla programação de palestras, paineis e apresentações culturais. A presença do Maranhão, por meio da participação de cooperativas e representantes Sebrae gestores do Pró-Catadores, reforça o compromisso do estado em promover a sustentabilidade e a inovação no setor de reciclagem.

Deixe seu Comentário
Ir Para o Topo