Uma missão do Maranhão, organizada pelo Sebrae com participação de lideranças empresariais, técnicos e dirigentes da instituição no Maranhão, esteve presente à primeira edição do Visit Brasil Summit, evento realizado pela Embratur, em parceria com o Sebrae Nacional, na última semana, no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro.

Tendo como tema central “Futuro do Turismo, Turismo do Futuro”, o evento teve as participações do presidente do Conselho Deliberativo Estadual – CDE, Celso Gonçalo; do vice-presidente do CDE, Cristiano Barroso Fernandes; do diretor Técnico Mauro Borralho; do vice-presidente da Fecomércio-MA e coordenador da Câmara Empresarial de Turismo, Manoel Barbosa, e da coordenadora estadual Turismo e Cultura do Sebrae no Maranhão, Flávia Nadler.
Com ampla programação técnica, o evento teve como eixos centrais de uma ampla programação técnica, as áreas da diversidade, inclusão, sustentabilidade, cultura e gestão de dados, criatividade e inovação, com a presença de especialistas nacionais e internacionais.
Esta primeira edição foi um marco no debate de questões ligadas à promoção internacional do país, sinalizando a cultura como um dos grandes ativos nacionais e o turismo como seu papel de potência transformadora para o desenvolvimento do país. Além disso, o evento abriu espaço para discussões sobre igualdade e diversidade, refletindo um compromisso com representatividade no setor de turismo.

Na visão do presidente Celso Gonçalo, “a Visit Brasil Summit gerou um espaço de debates e geração de estratégias para fortalecer a posição do Brasil como um destino competitivo e atrativo para diferentes perfis de turistas internacionais. Essas ações, segundo ele, “devem beneficiar diretamente o Maranhão, que é detentor de atrativos, como o Parque Nacional dos Lençóis, patrimônio mundial muito procurado por turistas de todo o mundo”, explicou ele.
Já o vice-presidente da Fecomércio, Manoel Barbosa destacou a importância do evento para impulsionar a cadeia turística em todo o Brasil. “Participar do Visit Brasil Summit foi uma oportunidade valiosa para acompanhar de perto as estratégias que estão sendo pensadas para o futuro do turismo brasileiro. O evento proporcionou debates de alto nível e uma troca rica de experiências com lideranças do setor. Foi fundamental trazer essas referências para fortalecer nosso potencial turístico e buscar caminhos mais inovadores e sustentáveis para o desenvolvimento do estado”, disse ele.
Plano de marketing internacional é o maior legado da edição 2025
Durante o Visit Brasil Summit foi lançado o novo Plano de Marketing Turístico Internacional do Brasil (2025-2028), chamado de “Plano Brasis”. O documento é a primeira entrega das 20 medidas estratégicas previstas no Plano Nacional de Turismo (PNT) 2024-2027, que tem entre suas metas ampliar, até 2028, a presença dos destinos brasileiros no mundo.
Elaborado a partir de uma ampla consulta pública, o novo Plano reposiciona e fortalece a identidade do Brasil no cenário global, destacando sua diversidade e pluralidade. O documento sucede o Plano Aquarela, lançado há cerca de 20 anos junto com a criação da Marca Brasil.

“O evento foi bastante proveitoso. Tivemos a presença de autoridades, como o ministro do Turismo, o presidente da Embratur, o prefeito do Rio de Janeiro e o presidente do Sebrae Nacional, Décio Lima. Conhecemos o Plano Brasis, uma estratégia para o desenvolvimento do nosso país a partir do turismo. E também acesso a palestras sobre turismo criativo e sustentável e tendências mundiais nessa cadeia. Trata-se de um plano bem completo, que articula o país de norte a sul, de leste a oeste. Foram dias de muito aprendizado e conteúdo, especialmente das tendências em destaque no triênio 2025-2027”, frisou o vice-presidente do CDE , Cristiano Barroso Fernandes.
Entre os principais objetivos do plano estão: fortalecer a imagem turística do Brasil no exterior, aumentar o número de visitantes internacionais, elevar a receita com o turismo receptivo, promover uma distribuição equilibrada e sustentável do fluxo turístico pelo território nacional e aprimorar a gestão dos atores estratégicos do setor.
O diretor Técnico Mauro Borralho reforçou a importância da iniciativa. “Ao reunir grandes nomes do setor, lideranças e especialistas para pensar soluções inovadoras e explorar novas possibilidades para ampliar a competitividade global dos destinos brasileiros, o Visit Brasil trouxe avanços importantes. É fundamental conhecermos essas estratégias e alinhar nossas ações, para fazer com que o nosso País e os estados e atrativos sejam vistos como destinos diversos, inclusivos, inovadores, sustentáveis e atraentes para o mercado internacional, assim como geradores de oportunidades para os pequenos negócios”, ressaltou.
Visita ao Consórcio Barcas

A convite do vice-presidente Cristiano Barroso Fernandes, durante o Visit Brasil, o grupo visitou a sede do Consórcio Barcas Rio, fazendo a travessia de Rio – Niterói. Na sede do Consórcio, os participantes também conheceram os serviços e operações do empreendimento, que tem raízes maranhenses.

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