Mobiliza SLZ começa neste sábado (16) com programação diversificada por toda a cidade de São Luís

São Luís já está vestida com as cores da criatividade e da alegria para receber a edição 2024 do Mobiliza SLZ, que começa neste sábado (16), conectando a cidade e as cadeias produtivas do turismo, cultura e da economia criativa. A programação deste primeiro fim de semana vai levar cerca de 20 atividades para diferentes pontos da Ilha, contemplando painéis, oficina, degustações, atrações artísticas e culturais, feiras criativas, visitas guiadas e muito mais!

Assim como na edição do ano passado do Mobiliza, atividades no bairro da Liberdade também fazem parte da programação em 2024 (Foto: Divulgação/Mobiliza SLZ)

No primeiro dia do Mobiliza (16), será oferecida degustação e venda de produtos derivados do cuxá, além das geleias tipicamente maranhenses, no evento “Cuxá e Companhia”, na Casa de Elena (Rua Treze de Maio, 03, Cidade Nova – Gapara), das 10h às 16h. Das 16h às 20h30, o Centro de São Luís vai receber o “CPDMODA Fashion Show”, iniciativa que vai apresentar peças de novos designers e estilistas, na Fábrica Santa Amélia (R. das Crioulas, 154, Centro).

No domingo (17), o “Passeio com História e Gastronomia no Quilombo Urbano da Liberdade”, com duração de uma hora, vai sair da Produtora Novo Quilombo (Rua Gregório de Matos, Liberdade) em dois horários: 9h e 16h. Das 17h às 21h, a “8ª Feirinha Criativa do Polo Coroadinho” (Praça do Burro Brabo, Vila Conceição) vai dar mais visibilidade a empreendedores locais, de modo a fortalecer a economia do território.

City tour pelo Centro Histórico de São Luís é uma das agendas desse final de semana (Foto: Divulgação/Mobiliza SLZ)

Nos dois dias do fim de semana acontecerá o festival de cultura geek “Matsuri”, no Multicenter Sebrae, das 13h às 21h, e o “Sabores do Mará”, ação de mercado do Sebrae realizada em bares e restaurantes da Avenida Litorânea, que vai oferecer degustação de petiscos e de bebidas destiladas produzidas no Maranhão. No sábado (16), o “Sabores do Mará” terá ações na Barraca do Chef, Casa da Peixada e Estrela Dalva 2; no domingo (17), as atividades serão na Barraca da Marcela, Jacira Bar e Restaurante e Kalamazoo, das 11h às 14h.

Mais informações sobre essas e outras atividades do Mobiliza SLZ, evento que se estende até o dia 24 de novembro com cerca de 70 ações, no total, estão disponíveis no site mobilizaslz.com.br e também no Instagram do movimento (@mobilizasaoluis).

O Museu Ferroviário recebe, no sábado (16), a “Feira Encontro de Brechós”, das 16h às 20h (Foto: Divulgação/Mobiliza SLZ)

Para o diretor Técnico do Sebrae, Mauro Borralho, “cada vez mais potente e criativo, o Mobiliza SLZ se consolida como um espaço de conexões, movimentando os segmentos da cultura, turismo e a economia criativa, gerando oportunidades e o encontro da cidade de São Luís, com seus traços mais criativos e pujantes”. “Nossa expectativa é que São Luís, seus habitantes e os empreendedores abracem esta edição e a recebam como um tributo à cidade e pela cidade, feito pelos empreendedores para a cidade”, acrescentou o diretor.

Diretor Técnico do Sebrae, Mauro Borralho, celebra com empreendedoras participantes do Mobiliza potencial da iniciativa para fortalecimento de conexões e geração de oportunidades. 

Mobiliza São Luís

O Mobiliza SLZ é um movimento que fomenta a cultura, o turismo e a economia criativa na capital do Maranhão, fortalecendo os empreendedores que atuam nesses segmentos em São Luís. Desde 2021, o Mobiliza promove compartilhamento de conhecimento e conecta pessoas, de modo a estimular parcerias estratégicas e também a ampliar a visibilidade dos produtos e serviços oferecidos pelos criativos, o que ocorre anualmente durante os nove dias de realização do evento.

No domingo (17), o “Mercado Minha Pariceira” vai comercializar produtos de marcas locais que valorizam a sustentabilidade e o empreendedorismo feminino (Foto: Divulgação/Mobiliza SLZ)

No último dia 5 de novembro, o Mobiliza SLZ ganhou um importante reconhecimento no Prêmio Marandu JOMP, na categoria Sociedade Civil. A programação foi organizada pela agência Marandu, reconhecida agência de inovação e empreendedorismo da UEMA. Antes disso, o movimento foi campeão da categoria Melhores Conexões Significativas, no 3º Prêmio de Turismo Responsável da WTM Latin America, e foi premiado em duas categorias no 1º Prêmio SOLuíses Ecossistema de Inovação.

A terceira edição do Mobiliza, que ocorreu em setembro do ano passado, foi marcada por recordes: foram mais de mil empreendedores envolvidos direta e indiretamente, e mais de 20 mil pessoas alcançadas pelas ações desenvolvidas. Nesta quarta edição, o movimento organizado pelo Sebrae tem o apoio do Sistema Fiema, por meio do Senai e do SESI.

Deixe seu Comentário
Ir Para o Topo