A Prefeitura de Presidente Sarney aderiu, na última semana, ao Programa Cidade Empreendedora do Sebrae do ciclo 2025/2026, dentro da parceria com o Governo do Estado. O Programa tem como objetivo a transformação local pela implantação de políticas de desenvolvimento, através de soluções focadas em uma sólida estrutura que resulta em uma gestão de perfil empreendedor, amparada nas potencialidades de cada município participante.
O Cidade Empreendedora já tinha sido apresentado ao prefeito em reunião anterior, e dessa vez, a adesão foi feita durante agenda de trabalho do Sebrae naquele município. Participaram do ato de assinatura, o secretário de Administração, Elioenay Lima; o futuro Agente de Desenvolvimento Mabio Câmara, além do prefeito municipal Gilson Lima, e a analista técnica Sebrae, Raphaella Castro.
“O programa Cidade Empreendedora não é uma ação exclusiva do prefeito. É um programa de toda a prefeitura e do município. Isso conduz a resultados melhores e mais eficientes, decorrentes das ações do Sebrae dentro do município”, explica a analista técnica do Sebrae em Pinheiro, Raphaella Castro.
Pacote – Para atender às necessidades do município, a equipe do governo municipal optou por personalizar as estratégias Sebrae dentro do pacote de ações disponíveis, para impulsionar o empreendedorismo e otimizar os processos de gestão, escolhendo os seguintes eixos: Sala do Empreendedor, Gestão e Políticas públicas, Identidade, vocações e Mercado e Empreendedorismo na Escola.

A assinatura do Termo de Compromisso do Cidade Empreendedora marca, portanto, uma nova fase para Presidente Sarney, como explica a analista técnica do Sebrae, Rafaela Castro. “Dos três ciclos do programa, essa é a primeira vez que o município entra no ciclo do Cidade Empreendedora, onde, de fato, vão estar acontecendo soluções escolhidas pelo município para a gente estar realizando soluções em parceria. Soluções essas que a gente sentou, discutiu, e identificou qual seriam as melhores. Então, foram soluções decididas conjuntamente”, explica ela.
Sala do Empreendedor – Outra conquista que os empreendedores poderão comemorar em breve, é o fato de o município, com a adesão ao Cidade Empreendedora, conquistar a instalação da Sala do Empreendedor em Presidente Sarney. Segundo Raphaella Castro, está sendo discutida a data de inauguração entre o Sebrae e a Prefeitura.
“Hoje, das 25 cidades que a Regional do Sebrae de Pinheiro atende, a gente possui 21 Salas do Empreendedor ativas. E o presidente Sarney, ao aderir ao Programa Cidade Empreendedora, fez questão de obter o eixo Sala do Empreendedor para o município. Assim, a gente passará a ter 22 salas ativas, ou seja, uma conquista a mais para o município, e para nós do Sebrae também que, conseguiremos, de fato, fazer ações programadas, levar soluções que gerem o desenvolvimento econômico. A Sala já é uma conquista de Presidente Sarney, agora só falta marcar a data da inauguração”, afirma Raphaella Castro.

Palestra enfoca protagonismo e metodologias ativas na educação em Presidente Sarney
Marcando de vez a parceria entre Sebrae e o município Presidente Sarney, pelo menos 235 professores da rede municipal participaram da palestra “Metodologias Ativas e Tecnologias Educacionais: Promovendo o Protagonismo Estudantil” ministrada pelo especialista Sebrae Leandro Vidal.
A palestra reforçou a importância de o professor apresentar soluções inovadoras na sala de aula para conquistar os alunos. As metodologias ativas fazem o professor passar a ser um mediador e facilitador, tornando a aprendizagem mais dinâmica, envolvente e eficaz. Nesse aspecto, o aluno é colocado num papel de líder do seu aprendizado, incentivando-o a ter uma participação ativa no processo ensino-aprendizagem.
O Programa Cidade Empreendedora – Cidade Empreendedora é uma iniciativa do Sebrae que visa promover o desenvolvimento socioeconômico dos municípios por meio do estímulo ao empreendedorismo e da melhoria da gestão pública. O programa oferece diversas soluções, que auxiliam os municípios a identificar e aproveitar suas potencialidades, por meio de consultorias e ferramentas de gestão, além de promover a criação de um ambiente de negócios favorável ao desenvolvimento das empresas.
Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE), Presidente Sarney possui 17.511 habitantes e está localizado na Baixada Ocidental Maranhense, com um grande potencial de desenvolvimento principalmente na Agricultura, com destaque para a produção de milho, arroz e mandioca.