Na tarde desta segunda-feira (12), representantes de partidos políticos, candidatos e empresários participaram do evento “Empreenda nas Eleições: Estratégias e Oportunidades”, com o intuito de mostrar como os candidatos podem apoiar os empreendedores nas eleições 2024 e como o período pode gerar novos negócios para fornecedores locais. Organizada pelo Sebrae Maranhão, em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA) e Conselho Regional de Contabilidade do Maranhão (CRCMA), a atividade ocorreu no Salão Zeca Belo, no Multicenter Sebrae, localizado na capital São Luís.
Na ocasião, o Sebrae apresentou o guia do Candidato Parceiro do Pequeno Negócio, material que visa contribuir com a construção das propostas de campanha e Plano de Governo dos candidatos para contemplar as agendas do empreendedorismo, e também destacou oportunidades de negócios durante o período eleitoral. Em seguida, o TRE-MA e o CRCMA ofereceram orientações sobre contratação e prestação de contas de campanha. Ao final da agenda, houve um momento de networking entre empreendedores e os candidatos e representantes de partidos políticos presentes.
Para o empresário Bruno Costa, da Projet Comunicação Visual, as eleições têm efeitos positivos no faturamento do negócio. “Todo mundo sabe que a época da campanha eleitoral é o natal das gráficas. É um período que produzimos bastante, trabalhamos bastante com material gráfico, de comunicação visual, adesivos, perfurados, bottons, camisas, bandeiras, então é inevitável que haja uma alavancada na nossa receita”, compartilha o empreendedor. Já para Ademilton Silva, representante de partido político que também participou da atividade no Multicenter, o evento possibilitou conhecer mais sobre condutas vedadas e permitidas.
Na visão do diretor superintendente do Sebrae no Maranhão, Albertino Leal, o evento promoveu aproximações estratégicas para as micro e pequenas empresas durante o período eleitoral. “Existe toda uma movimentação financeira nessa época que o nosso pequeno empresário tem que estar atento para poder fornecer. E tem que fornecer corretamente, com nota fiscal e atendendo os requisitos da lei eleitoral, porque, se ele desobedecer, a prestação de contas não será aceita. Então este evento tem essa função de desmistificar, de democratizar a informação e de trazer o pequeno para o processo da eleição”, esclarece o executivo.