A Unidade de Negócios do Sebrae de Santa Inês sediou, na última quinta-feira (13), uma iniciativa do Sebrae que visa fortalecer o setor agropecuário do estado. A estratégia Agro Maranhão dará continuidade ao trabalho desenvolvido pelo Agro Nordeste, com foco em inovação, acesso ao mercado e acompanhamento técnico e gerencial dos produtores rurais, reunindo gestores e agentes de desenvolvimento do Sebrae, das cidades de Santa Inês, Açailândia, Bacabal e Pinheiro.
Maurício Leite Lima, coordenador de Desenvolvimento Setorial do Sebrae, ressaltou a importância do Agro Maranhão para o desenvolvimento do estado. “Essa é uma nova abordagem direcionada para o segmento do agronegócio no ano de 2025. Aqui na reunião apresentamos e discutimos sobre a nova metodologia de trabalho que será executada para buscar os resultados que queremos alcançar,” disse ele.

O Agro Maranhão pretende impulsionar a produção agropecuária, promovendo a geração de renda e o desenvolvimento sustentável no campo, atuará em seis Unidades de Negócios do Sebrae – Balsas, Açailândia, Imperatriz, Bacabal, Santa Inês e Unidade de Competitividade – , com a meta de alcançar o mínimo de 500 empreendedores rurais.
Com foco em inovação, acesso ao mercado e acompanhamento constante das atividades, o projeto busca promover a eficiência, a qualidade e o desenvolvimento sustentável da produção agropecuária maranhense. “Queremos que os produtores rurais tenham acesso às melhores práticas e tecnologias, para que possam aumentar sua produtividade e competitividade”, afirmou Rosa Amélia Borges, Gerente da Unidade de Negócios do Sebrae de Pinheiro.
Para Adalberto Fraga, gerente da Unidade de Negócios do Sebrae de Santa Inês, as novas estratégias do Sebrae serão importantes para apoiar o pequeno produtor na sua jornada no mercado competitivo para que tenha as ferramentas necessárias para desenvolver o seu negócio e crescer economicamente. “Os empreendedores rurais passarão a ser atendidos pelo Sebrae e Senar tendo disponível soluções de desenvolvimento empresarial, seja da parte de gestão, seja da parte técnica, de modo que esses empreendedores possam estar competindo no mercado para conquistar sua sustentabilidade empresarial,” contou Adalberto.
Juntos pelo Agro – Durante o encontro também foi lançado o projeto “Juntos pelo Agro”, fruto da assinatura de termo de Acordo de Cooperação Técnica (ACT) entre Sebrae, a Federação de Agricultura e Pecuária do Estado do Maranhão e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/MA), parceiros na execução do projeto, com ênfase na assistência técnica e gerencial, capacitações, consultorias e apoio à comercialização dos produtos oriundos dos pequenos negócios rurais, pretendendo apoiar, capacitar e ampliar a eficiência dos pequenos produtores.
“O ‘Juntos pelo Agro’ pretende promover a capacitação dos produtores rurais atendidos para o melhor escoamento de produtos oriundos da agricultura e da produção alimentar. Essa parceria visa fortalecer a inovação, a tecnologia, o conhecimento e acesso à informação para que esses empreendedores possam produzir mais e melhor, acessar o melhor mercado para o escoamento do produto,” concluiu Edvaldo Franco, coordenador da Regional Norte do Senar/MA.

A união de forças – Sebrae e Faema/Senar unem forças para impulsionar a cadeia produtiva da apicultura, bovinocultura de leite, fruticultura, piscicultura/carcinicultura, ovinocultura e caprinocultura. A metodologia aplicada envolverá reuniões periódicas de planejamento e controle, acompanhamento conjunto integrado, mapeamento de necessidades do produtor e definição de metas, diagnóstico unificado feito a quatro mãos para priorizar esforços, planejamento compartilhado de ações e prazos,
portfólio de soluções direcionado para a cadeia produtiva e diagnóstico conjunto na propriedade rural.
As projeções são otimistas, o ‘Juntos pelo Agro’ pretende ter como resultados o aumento de 10% na produtividade, de 8% no faturamento, 40% em aplicações de soluções em inovação e redução de custos de produção em 2%, nas propriedades rurais atendidas. Produtores rurais interessados devem se direcionar ao Sebrae mais próximo para mais informações sobre as soluções da instituição voltadas para o desenvolvimento do Agro na sua região.