A cidade de Balsas, sul do Maranhão, agora abriga a primeira fábrica de biofertilizantes e inoculantes oficialmente registrada no estado. A nova estrutura industrial da Orgânica Agro foi apresentada nesta terça-feira (13) e marca um avanço na produção de insumos biológicos para o setor agropecuário maranhense.
A unidade entrou em operação em janeiro de 2025 com uma equipe de 24 colaboradores e capacidade para produzir até 600 mil litros de bioinsumos por ano. Os produtos desenvolvidos utilizam microrganismos aplicados desde o preparo do solo até as fases finais do cultivo, contribuindo para o aumento da produtividade e a sustentabilidade do ambiente produtivo.

Com foco em produtores de Balsas e regiões vizinhas, a empresa já está em fase de expansão. “Trabalhamos com inoculantes fixadores de nitrogênio e estamos desenvolvendo novas soluções para enriquecer ainda mais o solo”, explicou Fábio Barro presidente da Orgânica Agro.
Planejamento empresarial
A transição da atividade comercial para o setor industrial foi viabilizada com o apoio do Sebrae. “Mesmo quando você está em um emprego CLT, já está empreendendo por si mesmo. No meu caso, fui da representação ao comércio, e agora à indústria”, relatou o presidente.
Um dos diferenciais do projeto da Orgânica Agro foi o planejamento detalhado, com foco na elaboração de um plano de negócios. Esse processo foi fundamental para identificar os riscos e minimizar erros ao longo da trajetória da empresa, garantindo a viabilidade econômica e estratégica da fábrica. “Tudo foi construído passo a passo, dentro de um projeto estruturado que culminou nesse momento da inauguração. O plano de negócios foi essencial para visualizar cenários e tomar decisões com mais segurança”, destacou Barro.

A partir dessa base estruturada, o empreendedor utilizou soluções para estruturação e desenvolvimento do negócio, construindo a identidade visual da empresa e realizando o registro da marca. Também promoveu o patenteamento de processos e produtos desenvolvidos, assegurando proteção à propriedade intelectual. Todas essas etapas contaram com o apoio do programa Sebraetec, que contribuiu desde a formalização da identidade da empresa até a estruturação do processo fabril e aplicação de inovação desde a base.
Segundo o Sebrae, o projeto da Orgânica Agro é um exemplo de como a consultoria especializada e o acesso a programas de inovação podem acelerar a transição de empresas tradicionais para modelos mais sustentáveis e tecnológicos. “Acreditamos que o fortalecimento de iniciativas como essa impulsiona o ecossistema de inovação no estado”, afirmou o gestor do Sebratec na Unidade do Sebrae em Balsas, Hiago Aravena.
A apresentação da nova fábrica contou com a presença de representantes do Sebrae, da Federação das Indústrias do Maranhão (Fiema) e da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), que acompanham o projeto.